Submarino

AQUI TEM TRABALHO

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Câmara homenageia pessoas com deficiência em sessão especial



A Câmara Municipal de Feira de Santana realizou sessão especial, na manhã desta sexta-feira (27), em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, atendendo ao requerimento de nº 73/2013, de autoria da vereadora Gerusa Sampaio. 

O evento foi conduzido pelo vereador Edvaldo Lima, que compôs a mesa juntamente com Carlos Lacerda, diretor do Departamento de Assistência Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; Maria Gorete Carneiro Cerqueira, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência; e Hamilton Figueiredo Teles, presidente da Associação Feirense de Síndrome de Down – Cromossomos 21.

Após saudar  os convidados, a vereadora Gerusa informou que o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, foi instituído pelo movimento social em um encontro nacional realizado em 1982, e oficializado pela lei federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.

“Constitui-se em um momento para refletir, buscar novos caminhos de lutas por inclusão social, cidadania e participação plena de lutas por inclusão social, cidadania e participação plena em igualdade de condições”, salientou.

A vereadora, que já foi secretária de Desenvolvimento Social, disse que tem convicção de que as lutas sociais na defesa de políticas públicas podem garantir direitos sociais em condição de igualdade. “No entanto, sabemos das dificuldades encontradas no cotidiano. Existe um hiato que impede as pessoas com deficiência terem seus direitos assegurados”.

Na oportunidade, ela destacou as leis municipais, de sua autoria, que beneficiam as pessoas com deficiência: 

“Lei que classifica a visão monocular como deficiência visual, incluindo-a no rol dos portadores de necessidades especiais; lei que garante a reserva de vagas em apartamentos térreos nos conjuntos habitacionais de interesse social para idosos e portadores de necessidades físicas especiais beneficiados nos programas habitacionais; e a lei que dispõe da obrigatoriedade aos Centros de Habilitação de Condutores (CHCs), sediados no município de Feira de Santana, a adaptarem um veículo para aprendizado de pessoas com deficiência física”.

A sessão especial contou com a presença dos vereadores Pablo Roberto, Beldes Ramos, Isaías de Diogo e José Carneiro. Também prestigiaram o evento: Alexandra Ribeiro, chefe da Divisão de Ensino Especial da Secretaria Municipal de Educação; Renato Bispo Romão, presidente da União Baiana de Cegos; Jurandir Mato Grosso, presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE); além de profissionais da imprensa, pessoas com deficiência e seus familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário