Submarino

AQUI TEM TRABALHO

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Cones são colocados em retornos



Cones instalados pela SMT (Superintendência Municipal de Trânsito) em retornos localizados nas avenidas Getúlio Vargas, à altura da sede do Ministério Público Estadual, e na Maria Quitéria, em frente do Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem Dr. Eugênio Laurine, criaram faixas de aceleração para os motoristas que desejar voltar ou ganhar outras ruas à direita.

Também na avenida Maria Quitéria foram instalados vários cones em um dos lados, e próximo do retorno próximo Comando de Policiamento Regional Leste. Neste caso, o conjunto forma duas passagens. Os motoristas reduzem a velocidade devido ao impacto causado pelos equipamentos.

Os cones delimitando espaços na avenida, explica o superintendente municipal de trânsito, Francisco Júnior, destrava o fluxo dos veículos em pontos considerados críticos. “Nestes retornos dificilmente vai haver a formação de filas porque os motoristas não mais esperarão o momento para entrar no outro lado da avenida”.

De acordo com o superintendente, os cones ficarão nestes locais por tempo indeterminado. Estas iniciativas, comenta, demandam tempo para que os resultados sejam devidamente analisados. Ele disse acreditar que os motoristas vão absorver esta nova configuração, principalmente aquelas que não mais enfrentarão engarrafamentos para retornar.

Aluno quer construir maquete para Feira de Matemática



Promover a construção do conhecimento matemático e desenvolver na sala de aula atividades práticas que potencializam o raciocínio lógico. Este é o objetivo da Escola Municipal Dr. Noide Cerqueira na mobilização dos seus estudantes engajados na Feira de Matemática, evento a ser realizado em parceria com a Escola Despertar.

Na manhã de quarta-feira, 30, os alunos do 5º ano receberam a visita do técnico em Edificações da Secretaria de Educação, Cleiton Mercês, e do estudante de engenharia civil, Marcos Almeida, para juntos analisarem a planta baixa da nova sede da escola que está em construção. O projeto é de autoria de Cleiton Mercês. Agora, a escola e os estudantes querem construir a maquete do novo prédio e apresentá-la durante a Feira de Matemática.

Com três turmas envolvidas nesta atividade, a escola tem ainda a possibilidade de participar da Feira Regional de Matemática que vai acontecer em Salvador. Segundo a diretora Leiva Beatriz matemáticos vão estar presentes para conhecer e avaliar os trabalhos.

A coordenadora pedagógica Zélia Almeida, destaca a importância da participação dos estudantes em eventos desta natureza. “É a oportunidade de construir conhecimento aliando as práticas e vivências de sala de aula com o cotidiano dos alunos”. A Feira de Matemática vai acontecer na Escola Despertar, no dia 8 de novembro, das 8h às 12h.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Durante sessão na Alba Ronaldo promete luta por interesse de Feira



Numa sessão bastante concorrida, a Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembléia Legislativa da Bahia (Alba) protocolou, no início da tarde desta quarta-feira (30/10), a contestação técnica apresentada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho contra a proposta preliminar da SEI (Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia), autarquia vinculada à Seplan (Secretaria do Planejamento) que incorporou grande parte da área urbana de Feira de Santana ao município de São Gonçalo dos Campos.

Convidado pelo deputado Agenor Bonfim (PTB), presidente do colegiado, a compor a mesa, José Ronaldo discorreu sobre o relacionamento harmoniosa que historicamente Feira de Santana mantém com os municípios que tem limites, ressaltando o clima pacífico e de colaboração que o povo feirense acolhe a todos, mas enfatizando, porém, que Feira não abre mão de defender democraticamente os seus interesses, que estão sendo usurpados. “Vamos lutar até as últimas conseqüências, como fazemos há 180 anos”.

O incidente político entre Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos se deu pela pretensão da administração sangonçalense em anexar uma área onde está sendo implantado um centro de distribuição da empresa O Boticário. Segundo o secretário de Planejamento de Feira de Santana, Carlos Brito, a decisão da SEI se baseia em registros de propriedade de cartório de São Gonçalo e de relatos de moradores.

Após os pronunciamentos de lideranças políticas locais, o deputado Agenor Bonfim ratificou o compromisso da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação em atuar de forma isenta e obedecendo ao consenso para apreciar os dossiês apresentados pelas partes litigantes para votar a matéria sob critérios técnicos e não políticos, conforme fora questionado.

Além das presenças dos deputados Colbert Martins da Silva (PMDB) e Carlos Geilson (PPB), Feira de Santana esteve representada por 14 vereadores de várias colorações ideológicas com assento na Câmara Municipal, bem como membros de segmentos significativos da sociedade, a exemplo do presidente da Associação Comercial, Marcelo Alexandrino, Adalto Franco, da CDL (Clube de Dirigentes Lojistas) e Mário César Carvalho, vice-presidente do CIFS (Centro das Indústrias de Feira de Santana). 

Destaque ainda para o grande número de jornalistas feirenses que cobriu a sessão. (Jorge Magalhães) 

Mamografia é feita o ano inteiro



As mamografias continuarão sendo feitas normalmente na rede conveniada ao SUS (Sistema Único de Saúde) nos próximos meses. A afirmação é da secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, que, assim, esclarece a situação que vinha deixando as mulheres em dúvidas quanto à realização do exame em Feira de Santana.

“O governo municipal sabe a importância deste exame, tanto na prevenção do câncer de mama como no diagnóstico da doença. Por isso, a oferta deste serviço é contínua, de janeiro a janeiro”, afirmou Denise Mascarenhas, que esteve nesta manhã no IMA (Instituto de Mastologia), quando esclareceu dúvidas de pacientes que estavam na fila de espera.

O fato, afirmou a secretária, é que a mamografia é oferecida pelo município o ano inteiro. “Tudo que se diga o contrário na passa de boatos”. Além do IMA, o serviço é oferecido na Ceparh (Centro de Pesquisa e Assistência à Reprodução Humana), Hospital Dom Pedro de Alcântara e Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem Dr. Eugênio Laurine.

Não é necessária a correria aos prestadores do serviço registrada na terça-feira e nesta quarta-feira, 30. “A fim do movimento Outubro Rosa não significa que os exames serão suspensos. Muito pelo contrário”, comenta a secretária.

Ela disse ainda que o movimento Outubro Rosa é uma maneira de apresentar as mulheres que  uma maneira de apresentar as mulheres que elas devem fazer este exame. “E quem estiver com as guias carimbadas devem ir diretamente aos prestadores de serviço. As mulheres que necessitarem do exame a partir do próximo mês as requisições deverão passar pela Central de Regulação, para marcar o dia da avaliação”.

Damha Urbanizadora conquista o Prêmio Marketing Best Sustentabilidade 2013



A Damha Urbanizadora foi uma das empresas vencedoras da 12ª edição do Prêmio Marketing Best Sustentabilidade. O case “Damha Urbanizadora: a soma de esforços gera resultados” foi escolhido pela comissão de jurados da premiação, promovida pela Editoria Referência e MadiaMundoMarketing com o objetivo estimular, reconhecer, premiar e difundir os exemplos de ações empresariais sustentáveis. É o segundo ano consecutivo que a empresa recebe este reconhecimento.

 O case relata o projeto de revitalização urbana e as ações desenvolvidas pela Associação Bairro Sustentável (ABS), criada em 2011 para atuar na área de influência dos empreendimentos, junto à comunidade do Jardim ABC, em Cidade Ocidental (GO), na região de Brasília (DF). O troféu do Marketing Best Sustentabilidade 2013 será entregue em solenidade no próximo dia 11 de novembro, segunda-feira, na sede da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), em São Paulo.

 Entre as ações desenvolvidas no Jardim ABC desde março de 2012 estão: a revitalização da principal via do bairro e da Praça das Nações, a pintura dos muros de duas escolas locais, implantação de playground e bancos na praça, plantio de árvores no canteiro central e rotatórias da Rodovia GO-521 e promoção da conscientização ambiental dos moradores.

 Em 2013, foi a vez do projeto “Meu Olhar Cuidando do Meio Ambiente”, que contou com a participação de 60 alunos da escola Albino Ferreira. A ação buscou no olhar dos jovens a indicação de prioridades para questões ligadas ao ambiente, como uso e despejo do lixo, por meio da fotografia.

A Presidente da Associação Bairro Sustentável, Fernanda Toledo, afirmou que o prêmio “é mais um importante reconhecimento do trabalho que está sendo desenvolvido pela equipe da ABS não somente na Cidade Ocidental, mas em todas as localidades onde estamos atuando. É um sinal que nosso esforço tem sido bem-sucedido para que mudanças efetivas aconteçam e transformem a vida das pessoas”.