O
Ministério da Educação
divulgou a lista com as notas dos cursos avaliados no Exame Nacional
de Desempenho de Estudantes (Enade) 2012. É possível conferir o nome da
instituição, a nota, a localização, a categoria administrativa (pública ou
privada) e a organização acadêmica (faculdade, universidade e centro
universitário) de cada local onde o curso é oferecido.
Foram
avaliados os cursos
de administração,
ciências contábeis, ciências econômicas, design, comunicação social,
direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo.
Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de
recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos
gerenciais também foram avaliados. Ao todo, 469.478 estudantes concluintes de
cursos superiores de graduação ou tecnológicos fizeram o exame.
O
Conceito Enade - que vai em uma escala com notas até 5 - é obtido a
partir dos resultados do exame aplicado aos estudantes e é um dos indicadores
de qualidade
da educação superior, que também leva em consideração o corpo docente e
infraestrutura da instituição. Em 2012, foram avaliados 7.228 cursos. Para o
conceito, no entanto, foram consideradas 6.306 unidades no cálculo, já que uma
instituição pode ter mais de um curso na mesma área.
Entre
2009 e 2012, a proporção de cursos com conceito 3 subiu de 37,8% para 43,9%;
com conceito 4, de 9,7% para 19%; e com conceito 5, o mais alto, de 1 % para
5,4%. Segundo o Ministério da Educação, as notas a partir de 3 são consideradas
satisfatórias. Tanto os cursos das instituições públicas quanto das privadas
tiveram avanço no conceito. Nas públicas, os cursos com conceito máximo
passaram de 4,3% em 2009, para 17% em 2012. Os cursos com nota 4 passaram de
24,5% para 29,8%. Nas privadas, o índice passou de 0,4% dos cursos com conceito
5 em 2009, para 3,5% em 2012, já os com nota 4 passaram de 7,1% para 17,3%.
O
representante do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior
Particular, Paulo Cardim, diz que a avaliação por si só não reflete a realidade
do ensino no país. Segundo ele, não há uma exigência de compromisso do
estudante com a avaliação, que pode, por exemplo, deixar as respostas em
branco, sem ser punido.
O
Enade tem o maior peso na avaliação do curso. O ensino superior, continua
Cardim, deve ser avaliado de acordo com a lei do Sistema Nacional de Avaliação
da Educação Superior (Sinaes) - Lei 10.861/2004 - que inclui vários
aspectos e leva em consideração as especificidades de cada instituição. Cada um
dos aspectos deve ter o mesmo peso, avalia o representante.
A
Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior
(Andifes) não se pronunciou sobre o resultado do Enade. Segundo a assessoria de
imprensa da associação, os reitores estão analisando os dados e devem se reunir
nesta terça-feira (8/10) para discutir os resultados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário