As provas de
ciências humanas e de ciências da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio
(Enem) em 2013 abordaram questões históricas, tradicionais e de atualidades
neste sábado (26). Entre as questões que caíram na prova estavam perguntas que
abordavam globalização, a demarcação de terras indígenas, o governo de
Juscelino Kubitschek, circuitos elétricos, química orgânica e a transmissão da
rubéola. Entre os elementos de cultura pop que apareceram nas questões estava a
canção "Disneylândia", do grupo Titãs. Na prova, está indicado que a
canção foi escrita por Arnaldo Antunes, mas na página do Escritório Central de
Arrecadação e Distribuição (Ecad) na internet, a música está creditada a toda
banda.
A partir dos
versos da canção, o Enem pediu que os candidatos relacionassem as situações de
comércio e produção no mundo. A prova selecionou trechos da música como
"Pilhas americanas alimentam eletrodomésticos ingleses na Nova
Guiné/Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na África do
Sul./(...)/Crianças iraquianas fugidas da guerra/Não obtém visto no consulado
americano do Egito/Para entrarem na Disneylândia". A música faz parte do
álbum "Titanomaquia", lançado em 1993.
Pilhas americanas alimentam eletrodomésticos
ingleses na Nova Guiné/Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na África
do Sul./(...)/Crianças iraquianas fugidas da guerra/Não obtém visto no
consulado americano do Egito/
Para entrarem na Disneylândia"
Para entrarem na Disneylândia"
Trecho da canção 'Disneylândia',
do grupo Titãs, que caiu no Enem
do grupo Titãs, que caiu no Enem
As 45 questões
da prova de ciências humanas tiveram diversas charges e cartuns, alguns deles
históricos, como um da década de 1930 que falava sobre o voto feminino no
Brasil, e outro que ilustrava a época do governo de Juscelino Kubitschek,
marcada pelo desenvolvimentismo, mas também pela desigualdade social.
O uso de mapas
apareceu em uma questão de atualidades: as disputas pelos territórios
indígenas, principalmente nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil. O
enunciado pediu que os candidatos relacionassem dois mapas, um sobre a
concentração populacional no país, e outro sobre as disputas pela demarcação
das terras dos índios brasileiros.
Outra questão
atual no Brasil promoveu um debate sobre a reforma agrária. Na prova, dois
textos foram publicados, um redigido pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra
(MST) defendendo a prática, e outro contra a reforma agrária. A questão exigiu
que os estudantes relacionassem a melhor alternativa para explicar os dois
pontos de vista.
Uma charge de
sobre usuários de redes sociais e sua relação com o "mundo real", em
que o personagem, que afirmava estar ter perfis na maioria dos sites, não
estava presente em lugar nenhum da "vida real". Ela foi usada para
perguntar ao candidato qual era a crítica feita no texto.
Ainda na prova
de ciências humanas, uma das questões trouxe o assunto do aumento dos direitos
civis dos homossexuais nos Estados Unidos. Os estudantes tiveram que escolher,
entre as cinco opções, a que representava a melhor interpretação de um texto
sobre o tema.
Além dos EUA, a
África também esteve presente na prova deste sábado. Um texto abordou a
produção cinematográfica norte-americana sobre temas relacionados ao continente
africano e criticou o fato de que filmes como "Um príncipe em Nova
York" e "O Rei Leão" mostravam a África de um ponto de vista
puramente exótico, ou, no caso da animação, sem a presença de humanos, e
ocultavam a real cultura da região.
Protestos na
Europa também foi tema de pergunta de prova. Texto lembrou o acampamento feito
por jovens na Praça do Sol, em Madrid, em 2011. Depois era indagado ao
candidato qual era o motivo da manifestação. A Espanha seguiu sendo tema, com
pergunta sobre a Guerra Civil que aconteceu no país na década de 30.
Textos do
filósofo francês René Descartes, do cientista político e economista alemão Karl
Marx e do escritor e filósofo Nicolau Maquiavel foram usados para posicionar o
candidato sobre perguntas que abrangiam seus campos de estudo. Também um trecho
de "Os Sertões", de Euclides da Cunha, foi usado para que fosse indicada
o tipo de vegetação que é encontrada no local onde se passa a história.
A Cisjordânia e
a questão da Palestina também foram abordados. Em um texto colocado para o
estudante, era afirmado que um site de buscas indicava, em baixo de seu logo,
que o local onde está situada a Cisjordânia é na Palestina, em vez de apontá-la
em um "território palestino".
A presença da
África refletida em nosso cotidiano apareceu na prova em duas perguntas, com
menção sobre a festa religiosa de coroação do Rei do Congo, em que tinha como
base o texto da historiadora Mary Del Priore, e a incorporação da capoeira na
cultura brasileira.
Escravidão
apareceu na prova em outras questões. Uma mencionava o final da escravidão nas
lavouras e a contratação de obra assalariada. Também foi colocado um texto de
época em que defendia que a melhor maneira de se acabar com a escravidão seria
pela via das leis.
Ciências da
natureza
Já em ciências
da natureza, a prova do Enem trouxe
questões clássicas principalmente em física e química, com problemas que pediam
conhecimentos como amperagem e voltagem, e outros exigindo o cálculo de massa,
mol, além de outras questões de química orgânica.
Em outra
questão de física, os candidatos tiveram que identificar os diferentes gráficos
que representavam adequadamente os movimentos de velocidade nas diversas fases
da queda de um paraquedista.
Mais de uma
questão de biologia que apareceram na prova do Enem falou sobre citologia, na
qual era preciso conhecer as diferentes partes da célula. Genética também foi
outro tema que caiu no Enem, em uma questão onde o candidato tinha que
encontrar, em um gráfico, qual era o DNA compatível dos supostos pais com o DNA
de um bebê.
Uma das
perguntas da disciplina trouxe um curto texto do Ministério da Saúde com
informações sobre a rubéola. Na questão, era preciso relacionar qual era o
risco de transmissão da rubéola em mulheres grávidas.
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