Submarino

AQUI TEM TRABALHO

segunda-feira, 31 de março de 2014

Três novos caminhões na frota da Seduc

Com o objetivo de otimizar a distribuição da merenda escolar, kits escolares, materiais pedagógicos, equipamentos e demais materiais destinados às escolas públicas, a Secretaria de Educação adquiriu mais novos três veículos que passaram a integrar a frota na manhã de hoje, 31.

Adquiridos com recursos próprios, os caminhões são da montadora Iveco, equipados com baú; dois são de médio porte e vão atender aos distritos, e o terceiro, de grande porte, vai atender a sede. Foram comprados através de licitação pública com o investimento de R$ 495.000,00.

A secretária de Educação, Jayana Ribeiro, destaca a importância da aquisição: “Esses três novos veículos vão otimizar nossas entregas, dando mais dinamismo nas atividades entre o depósito e as escolas. Encurtar prazos e atender de forma mais completa nossas escolas, tanto aqui, na sede, quanto nos distritos”.

Saúde vacina cães e gatos

A vacina contra raiva animal em cães e gatos está sendo ofertada pela Secretaria de Saúde nas unidades de saúde dos bairros. Nesta segunda-feira, 31, a equipe esteve no Jussara I e no Feira X 2.

No dia 2, os vacinadores vão estar no Feira X – I e na unidade da Expansão do Feira IX – I. Dia 3, Expansão Feira IX – II e no George Américo I. No dia 7, o atendimento vai acontecer no George Américo II e no dia 8, nas unidades de saúde III e IV.

Com validade de um ano para os animais que tenham mais de três meses de vida, o imunizante é indicado para ser aplicado a partir deste período de vida – mas neste caso, o dono deve retornar 30 dias depois para o reforço vacinal.

O rodízio vai acontecer durante o ano inteiro e os donos destes animais devem ficar atentos ao escalonamento, porque a raiva animal é uma doença letal para os humanos, caso seja contaminado e não seja submetido ao tratamento.

Boatos sobre chapa da oposição definem ACM Neto como candidato ao governo baiano

Neste fim de semana, boatos correram na cidade de Feira de Santana sobre uma suposta definição do candidato único das oposições para o governo da Bahia. De acordo com rumores, a montagem da chapa está fechada, com o nome de ACM Neto escolhido, Geddel vice e Paulo Souto senador.

O deputado estadual Carlos Geilson (PTN), que caminha ao lado da oposição, comentou na manhã desta segunda-feira (31/03), no Jornal Transamérica, sobre o assunto. Para o parlamentar, embora a informação ainda esteja no campo da hipótese, nada é impossível.
“Dizem que a banda não sai na rua sem ensaio, mas dizer que há algo de concreto, isso não pode ser dito. Os debates estão afunilando e creio que ainda nesta semana o martelo seja batido”, avaliou.

O PT já definiu a chapa da situação. Ao lado do ex-secretário chefe da Casa Civil, Rui Costa, caminhará o deputado federal João Leão (PP). O vice-governador, Otto Alencar (PSD) disputará uma cadeira no Congresso Nacional. 

Patrícia Oliveira      
Assessora de Comunicação

Deputado estadual Carlos Geilson (PTN)

Sociedade Filarmônica 25 de Março proporciona Ensino de Música

Na noite de quinta-feira, 27, no Teatro Frei Felix de Pacatuba, do Centro Comunitário Ederval Fernandes Falcão, na abertura do III Festival de Filarmônicas Princesa do Sertão, um momento significativo para a história de Feira de Santana, com o anúncio da reativação da Sociedade Filarmônica 25 de Março, segunda banda mais antiga da Bahia, instituição quase sesquicentenária - são 146 anos de existência, completados na terça-feira, 25.

Presidente da instituição, o professor Carlos Alberto Oliveira Brito falou da história de vida e "importância para todos nós" da 25 de Março. Também apresentou a nova diretoria.

O resgate da filarmônica se dá com o lançamento da Escola de Música Estevão Moura. Ele foi compositor e maestro que sonhava em fundar uma escola de música em Feira de Santana. A proposta é trabalhar aspectos musicais e sociais e de interações, através da prática de instrumentos, com o objetivo de proporcionar a prática musical através dos instrumentos utilizados em filarmônicas.

Na oportunidade, Carlos Brito também apresentou o professor Antonio Carlos Batista Neves Júnior, o Tony Neves, feirense e integrante da Filarmônica da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que cuidará da tarefa de ensino para a formação de instrumentistas.

A Escola de Música vai funcionar em dependências do Centro Comunitário Ederval Fernandes Falcão e destina-se a jovens de dez a 13 anos, inseridos no bairro Baraúnas.

Homenagem


Os músicos Alfredo Evangelista, Aurelino Dias Costa, João da Hora de Farias, José Carneiro de Oliveira e José Ferreira da Silva, que integraram do corpo musical da Sociedade Filarmônica 25 de Março foram homenageados pela nova diretoria.

Paixão de Cristo encenada no Parque de Exposição

Maior história da humanidade de todos os tempos, a “Paixão e Morte de Cristo”, pelo Grupo Teatral Renascer – Evangelizando com arte, será encenada no Parque de Exposição João Martins da Silva, nos dias 11, 12 e 13 de abril, marcando as comemorações da Semana Santa. Durante as apresentações também shows musicais, sempre a partir das 19h, com entrada franca.

A promoção é da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e já vem sendo realizada desde o ano passado, no Parque de Exposição, dentro do calendário das comemorações festivas desenvolvidas pela Prefeitura de Feira de Santana.

Um dos coordenadores do Grupo Teatral Renascer, Fábio Figueredo, ressalta da entidade ao promover a encenação teatral sobre a “Paixão e Morte de Cristo”. “Nosso compromisso é evangelizar com arte, contando a história do homem que mais influenciou a humanidade e deu exemplos de solidariedade, amor e fé”, frisou.

Além da Paixão de Cristo, quem for ao Parque de Exposição, na BR-324, também assistirá shows da Banda Perfil e do Frei Mário Sérgio Souza, apresentando CD com a música “Tua Água, Minha Paz”, com letra e música de sua autoria.

Ainda no clima das comemorações pela Semana Santa, as três noites ainda serão marcadas pela apresentação da Orquestra Sinfônica Clássica Religiosa.


O acesso ao Parque de Exposição poderá ser feito através de transporte coletivo, com ônibus saindo diariamente da Estação de Transbordo do Terminal Central. O acesso aos shows é gratuito, mas quem desejar poderá doar um quilo de alimento não perecível para ser destinado às entidades de assistência social voltada para pessoas carentes.

sexta-feira, 28 de março de 2014

SMT e Semmam realizam operação em equipadoras de som

As equipadoras de som automotivo devem ficar atentas aos limites de emissão sonora estabelecidos em lei e também evitar a obstrução de passeios por veículos em serviço. O cumprimento das regras está sendo fiscalizado através de ação conjunta entre a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam).

As ações estão sendo motivadas por denúncias de populares, dando conta tanto de poluição sonora quanto de obstrução de passeios. Justamente por isso, os dois órgãos municipais, que já haviam notificado algumas equipadoras, retornaram aos estabelecimentos comerciais nesta sexta-feira, 28, para reforçar o trabalho com a advertência para manterem os limites estabelecidos em lei.

A fiscalização está sendo realizada tanto no Centro da cidade quanto em bairros periféricos. Na Extreme Som os fiscais reforçaram as orientações para adequação e constataram o cumprimento da lei que estabelece limite da emissão sonora ao testarem equipamentos potentes instalados pela loja em veículos de clientes, como os potentes “paredões”.

Também foram realizadas fiscalizações na Radycal Som e na Cley Som, ambas também no Centro da cidade. Logo em seguida, diversos estabelecimentos situados em bairros também foram inspecionados.


A ação vem sendo coordenada pelo superintendente municipal de Trânsito, Francisco Júnior, em atendimento às denúncias de populares visando o combate à poluição sonora provocada por veículos automotivos e também visando a desobstrução de passeios. Ele lembra que somente podem ser utilizados para estacionamento de automóveis os imóveis que possuírem o recuo necessário para garantir a acessibilidade dos pedestres.

Unit inicia oficialmente as atividades em Feira de Santana

Apresentar a instituição à comunidade e pedir licença aos feirenses para atuar na cidade. Estes foram alguns dos objetivos da solenidade de inauguração da Universidade Tiradentes (Unit) em Feira de Santana, realizada na noite desta quinta (27). O evento, realizado no prédio onde funcionará a instituição, contou com a presença da diretoria do Grupo Tiradentes, empresários, autoridades locais, alunos, ex-alunos e imprensa.

Feira de Santana foi a primeira cidade a acreditar em nossa instituição, e o nosso alunado já foi formado por 30% de feirenses. Nos integrarmos agora diretamente à educação da cidade é, antes de mais nada, um gesto de gratidão por vocês terem acreditado na Unit”, destacou o reitor da instituição, o professor Jouberto Uchôa.

O primeiro aluno do Grupo, educador e vice-prefeito do município Luciano Ribeiro, também participou da solenidade e deu boas vindas à instituição. “Fico muito feliz de presenciar esse momento.  Tenho certeza de que este prédio é só o começo de uma trajetória vitorioso que resultará num campus ainda maior”, declarou Ribeiro.

A Unit, que é considerada uma das melhores universidades privadas do nordeste, chega a Feira de Santana oferecendo sete cursos de pós-graduação, sendo dois presencias e os demais a distância. Palestras e cursos gratuitos também estão sendo disponibilizados para a comunidade. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.unit.br/feiradesantana.


Informações Ascom Unita e fotos de Jorge Magalhães

Teatro desperta para cultura no Bairro Aviário

No Dia Mundial do Teatro, o projeto cultural O Teatro Vai aos Bairros, promovido pelo Governo Municipal de Feira de Santana, despertou a comunidade do bairro Aviário para uma das expressões culturais mais antigas da humanidade. Quem assistiu a encenação “Essa Dor Seca do Sertão”, na noite desta quinta-feira, 27, reconheceu a íntima saga do sertanejo, marcada pelo sofrimento e resistência no convívio com a seca que marca a vida de muitos nordestinos, como os próprios feirenses.

Em palco armado ao ar livre na quadra poliesportiva do Aviário, durante 1h10min a platéia riu, refletiu e vivenciou o drama do povo simples do sertão, tão bem contado através do texto e produção executiva de Beldes Ramos e dirigido por José Guedes, ator feirense que se consagrou na interpretação da “Graxeira” na peça “Graxeira, Graças a Deus”, na qual contracenava com Márcio Sherrer, falecido no final do ano passado e que interpretava “Madame Catchup”.

O autor Beldes Ramos explica que a peça trata do drama social de muitos nordestinos, com dose de humor, mas propondo uma reflexão séria sobre a nossa origem. E parabenizou o Governo Municipal pela oportunidade dada aos artistas feirenses de mostrarem seu talento.

Encantadas com a encenação, as estudantes Daniela Sampaio Santos e Maria Eliana Bonfim Souza aproveitaram a oportunidade para obter informações sobre o curso de teatro para iniciantes oferecido pelo Governo Municipal no Centro de Cultura Maestro Miro (CCMM). “É um mundo mágico e encantador. Estou interessada e pretendo me inscrever tão logo sejam abertas as inscrições”, afirmou Daniela, empolgada.

Há seis anos em cartaz, “Essa Dor Seca de Sertão” tem no elenco Adriana Oliveira interpretando “Rogaciana”, Claudeilton Galizas como o menino “Josué”, Rafael Ferreira no papel de Retirante I; Nilton Cordeiro como poeta e jagunço; Denise Medeiros, no papel do diabo, da morte; Cleiton Vital interpretando o poeta e Retirante II.

Dobrado, fantasia, marcha e valsa de feirenses e até The Beatles

O III Festival de Filarmônicas Princesa do Sertão tem sequência na noite desta sexta-feira, 28, no Teatro Frei Felix de Pacatuba, no Centro Comunitário Ederval Fernandes Falcão, no bairro Baraúnas, com apresentações da Sociedade Orféica Lyra Ceciliana, de Cachoeira, que já se apresentou nas duas edições anteriores, e Sociedade Musical Lira Sangonçalense, de São Gonçalo, que esteve presente na segunda edição do evento.

O Festival tem participação da Prefeitura de Feira de Santana através de incentivo fiscal do programa Pró Cultura.

Os dobrados "Bombardeio da Bahia", de Antonio Manuel do Espírito Santo, "Dois Corações", de Pedro Salgado, "Verde e Branco", de Estevão Moura, e "Ouro Negro", de Joaquim Antônio Naegele, o bolero "Estrelita", de Manuel Ponce, o passo doble "El Toreador" de autoria desconhecida, a valsa "Lindaura Azevedo", de Tertuliano Santos, a fantasia "Ibutirama", de Tertuliano Santos, a marcha "Marcha da Purificação", de Tertuliano Santos, além de MPB como "Saudades da Bahia", de Dorival Caymmi, "Dra. Toteia", de Roupa Nova, e até The Beatles com "Hey Jude", de John Lennon e Paul McCarney, formaram o eclético repertório da Sociedade Filarmônica Euterpe Feirense (Feira de Santana, sob a regência do maestro Márcio Bandeira), Filarmônica da Universidade Federal da Bahia (Salvador, regida pelo maestro Celso Benedito) e Sociedade Lítero Musical 25 de Dezembro (Irará, regida pelo maestro Edno Pereira de Jesus), na primeira noite - nesta quinta-feira, 27 -, da terceira edição do Festival realizado pela Fundação Senhor dos Passos.

Momentos enlevantes de tocatas e retretas na então praça da Matriz, foram lembrados com a plateia ouvindo com deleite música de qualidade.

ESCOLA DE MÚSICA

Na noite inolvidável ainda foi vivido um dos momentos mais significativos da história de Feira de Santana, com o anúncio do ressurgimento da Sociedade Filarmônica 25 de Março, instituição quase sesquicentenária - são 146 anos de existência, completados na terça-feira, 25.

O professor Carlos Brito falou da história de vida e "importância para todos nós" da 25 de Março. O resgate da filarmônica se dá com o lançamento da Escola de Música Estevão Moura (3 de agosto de 1907 - 8 de maio de 1951), compositor e maestro que sonhava em fundar uma escola de música em Feira de Santana.

De Maria para Maria: tributo às mulheres

O rompimento do silêncio contra a violência às mulheres ganha eco e força na voz de uma nova referência na luta contra o ato de covardia doméstica praticada pelos próprios companheiros. Nesta sexta-feira, 28, às 19h, Rosemary Almeida Lopes, ou simplesmente “Maria Guerreira”, 41 anos, vítima de violência moral e psicológica, lança seu CD “Tributo a Maria da Penha", no Casarão Fróes da Motta, na praça Fróes da Motta, Centro.

Assistida pelo Centro de Referência da Mulher Maria Quitéria (CRMQ), “Maria Guerreira” compôs a canção fazendo menção ao resgate da dignidade da mulher. Na música ela encontrou forças para mudar o rumo de sua vida, escrevendo uma nova história bem diferente da experimentada num antigo relacionamento amoroso desastroso e que só lhe trouxe muito sofrimento.

A opção por ser autora de sua própria história, pontuada pela conquista, ganhou força e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, que vem promovendo uma série de ações afirmativas que garantam proteção e, sobretudo, elevação da auto-estima das mulheres oprimidas.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Vigilância Sanitária interdita fábrica de cosmético

Uma fábrica de cosméticos foi interditada pela Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), na tarde desta quarta-feira (26/03), após denúncia feita a Ouvidoria da Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O imóvel situado na rua 6, Loteamento Elza Azevedo, conjunto Feira VII, é considerado insalubre para a atividade desenvolvida. No local eram feitos xampus e cremes para tratamento capilar.

Os técnicos da Divisa encontraram o proprietário, Fernando Bezerra de Lima, em sua residência, localizada na rua Salvador Portugal, nº 207, onde funciona o escritório da empresa e estão armazenados os produtos, avaliados, segundo ele, em R$ 200 mil. Foram identificados, ainda, rótulos e embalagens primárias.

Os produtos eram vendidos em Feira de Santana e outras cidades da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. O proprietário disse que mantém a fábrica desde 1997 e alegou possuir registro - CNPJ.

No entanto, a chefe da Divisa, Kérssia Carneiro, afirmou que a fábrica não possui alvará sanitário e não tem registro para funcionamento expedido pela Anvisa. “São produtos clandestinos”, ressaltou. Ainda foram identificados corantes para fins alimentícios.

O proprietário vai responder processo administrativo sanitário e também efetuar o pagamento de multa, que será estabelecida após avaliação jurídica. Segundo Kérssia Carneiro, os produtos são considerados clandestinos e podem trazer riscos à saúde, como queimaduras e quedas do cabelo.

Somente nos dois primeiros meses deste ano, a Divisa emitiu 46 auto de infração de produtos impróprios para consumo, enquanto no ano passado, nesse mesmo período, foram 64.  Uma redução de 28%.

Secretaria de Meio Ambiente apreende 678 equipamentos sonoros

Desde que foi iniciada, no ano passado, a Operação Feira Quer Silêncio, coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMMAM, já resultou na apreensão de 678 aparelhos sonoros, sendo 618 em todo o ano de 2013 e 60 este ano. Todo o material apreendido foi apresentado ao prefeito José Ronaldo de Carvalho e a profissionais de imprensa na tarde desta quarta-feira, 26, no depósito do Departamento de Iluminação Pública.

A maior parte da aparelhagem apreendida é de som automotivo, a exemplo de quatro “paredões” -  equipamentos que necessitam de engates para serem carregados. Também foram registradas quatro apreensões de Jukebox (Karaokê), que por conter dinheiro nas máquinas, foram enviadas diretamente para o Complexo Policial a fim de proceder as providencias de praxe.
      
Também acompanharam a apresentação o secretário de Meio Ambiente, Roberto Tourinho, representantes da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e da Polícia Militar. O secretário observa que a ação é contínua. Segundo ele, antes dos equipamentos apreendidos serem levados para o depósito da prefeitura, em cada caso é formalizado um inquérito policial, no qual os proprietários são ouvidos.

Concluída essa etapa o inquérito é enviado para o juizado criminal. A partir daí a justiça determinará as penalidades legais, podendo resultar em aplicação de multas ou penas alternativas. A operação, deflagrada conjuntamente com a Polícia Militar, SMT, e Ministério Público, também resulta, em alguns casos, na apreensão de armas e drogas, bem como veículos em situação irregular.
    
Até agora dos quase 700 equipamentos de som apreendidos, apenas quatro foram devolvidos mediante autorização judicial. O prefeito José Ronaldo agradeceu aos demais órgãos pelo apoio na fiscalização e destacou que “a intenção não é dar prejuízo a ninguém, mas garantir a tranqüilidade das famílias, quer seja no centro da cidade, bairros ou distritos”.

OPERAÇÃO

A Medicina é unânime quanto aos malefícios causados à saúde pela poluição sonora. Segundo especialistas a exposição constante ao barulho, potencializa até mesmo a perda da audição. Por isso a Legislação considera crime ambiental o uso de som acima de 70  decibéis. Dependendo do horário e local, o volume considerado pode ser ainda menor.
       
Com base na legislação a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM),  a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e a Polícia Militar e Ministério Público, criaram a Operação Feira Quer Silêncio.
       
A ação conjunta resultou na apreensão de uma quantidade impressionante de equipamentos de som. Em 2013 foram retiradas das ruas 618 aparelhagens, todas de porte médio e grande, flagradas em situação de crime ambiental.

Uefs convoca mais 11 aprovados no concurso público 2010

A Universidade Estadual de Feira de Santana recebe, até sexta-feira (28), os documentos de mais 11 aprovados no concurso público 2010 para provimento de vagas do quadro permanente dos servidores técnicos administrativos da Instituição. Os documentos devem ser entregues das 9 às 17h na Gerência de Recursos Humanos, prédio da Administração Central da Uefs, campus universitário.

Nesta 23ª convocação, são convocados para nível de analista universitário os candidatos Gleuber Machado Oliveira (área Ciências Econômicas) e Leidiane Maria da Silva (Contábeis).

Para nível de técnico universitário, são convocados Pollyana Ribeiro Freitas Kuhn, Rosana Jesus de Oliveira, Luana Pires Gomes, Elane Maira Carvalho de Queiroz, Claudimir dos Santos Matos Junior, Laise Fernandes Santos e Adeilson Silva Silveira (Administração); Francisco Airam Gonçalves Pessoa (Audiovisual), e Adriano Conceição Machado (Editoração/ Design/ Arte Final/ Gráfica).

A relação dos documentos exigidos em edital está publicada no portal www.uefs.br, na seção Concursos e Seleções.

LINK para relação dos convocados e dos documentos exigidos em edital:



informações Ascom Uefs

Comércio de Feira vai funcionar em horário especial na Micareta

O comércio de Feira de Santana funcionará em horário especial durante a Micareta 2014, que acontecerá entre os dias 24 e 27 de abril. O termo de compromisso de conduta que oficializa as mudanças foi assinado na tarde desta terça-feira, 25, pelo secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Jailton Batista, e representantes dos comerciantes e comerciários.

De acordo com o documento, o funcionamento do comércio, do Shopping Boulevard e dos supermercados será normal quinta-feira (24). Na sexta-feira (25), comércio e supermercados abrirão normalmente, enquanto o shopping funcionará das 10h às 20h. No sábado (26) o comércio será fechado, enquanto o shopping abrirá das 10h às 16h e os supermercados das 7h às 20h.

No domingo ((27), último dia de Micareta, todos os segmentos do comércio (inclusive o Shopping Boulevard e supermercados, estarão fechados. Já na segunda-feira (28), os horários de abertura serão diferenciados. O comércio, a partir de 12h; o shopping, às 10h; e supermercados, 8h.

Ao apresentar a proposta de horário especial, o secretário Jailton Batista explicou que a Micareta está sendo planejada este ano para começar mais cedo, por isso a necessidade de fechamento do comércio em dias específicos. Ele lembrou ainda que o termo de compromisso traz determinações semelhantes às seguidas no ano passado.

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS), Marcelo Alexandrino, a data da festa este ano trará grande impacto econômico para o comércio, devido à proximidade de feriados. O presidente do Sindicato do Comércio, José Carlos Moraes, também afirmou que a situação é difícil para o setor. Mas todos concordaram com as mudanças.

Já o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio, Délcio Mendes Barbosa, defendeu o fechamento dos estabelecimentos comerciais durante os dias de festa, para possibilitar a participação dos comerciários. Também participaram da reunião os representantes do Sindicato dos Supermercados, Gonçalo Silva dos Santos, e do Shopping Boulevard, Viviane Freire.

Feira integra programa de combate ao crack

Feira de Santana integra-se ao “Programa Crack: é possível vencer”, do governo federal, que tem como objetivo oferecer alternativa de tratamento para quem deseja deixar a droga, trabalho a ser desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), em parceria com Educação e Saúde. Nesta quinta-feira, 27, acontece a segunda reunião presencial do Comitê Gestor Estadual do projeto, na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, em Salvador, quando serão planejadas e definidas ações conjuntas.

Na área da saúde, o projeto envolve os centros de assistência psicossocial, dois consultórios de rua, terá uma unidade de acolhimento, leitos especializados. No setor de assistência social, terá o serviço de abordagem social nas ruas, Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), participação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social e serviço de acolhimento e comunidades terapêuticas. Contará com 150 profissionais de segurança – 80 da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e os demais da Polícia Militar.

Consultório de rua são equipes  de saúde móveis que prestam atenção integral à saúde da população em situação de rua, com equipes profissionais de várias formações.A Unidade de Acolhimento Adulto - UAA é um serviço da Rede de Atenção Psicossocial que oferece acolhimento transitório às pessoas de ambos os sexos, com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.

Os leitos especializados oferecem suporte hospitalar de curta duração, funcionando em tempo integral, todos os dias. O Serviço de Abordagem Social na Rua é realizado nos espaços públicos com maior concentração de pessoas em situação de risco pessoal e social que podem estar associadas ao uso de drogas.  Comunidades Terapêuticas são Instituições privadas, sem fins lucrativos e financiadas, em parte, pelo poder público. Oferecem gratuitamente acolhimento para pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de drogas.

Segundo Carlos Lacerda, diretor de Assistência Social da Sedeso, Feira de Santana já tomou todas as providências em relação ao consultório na rua. “Estamos aguardando apenas uma manifestação por parte do Ministério da Saúde. Muitos avanços foram feitos, principalmente na área de assistência social. Contratamos inicialmente duas equipes para abordagem social nas ruas, mas achamos por bem aumentar esse contingente para quatro”,  explicou.

“Uma vez identificada essa parcela da população e se há uma manifestação por parte dela, podemos fazer os encaminhamentos para algumas comunidades terapêuticas”, informou Carlos Lacerda. “Fizemos o encaminhamento para vários municípios que tem comunidade terapêutica, para que possamos formar uma rede para atendimento aos dependentes que desejem tratamento”.

Para Carlos Lacerda, o programa é extremamente importante para Feira de Santana. “O município vem demonstrando uma capacidade enorme na área de abordagem social nas ruas com equipe totalmente capacitada e treinada para estar atuando junto aos usuários de substâncias psicoativas”, salientou.

Empossados mais 21 servidores

As ações promovidas pelo Governo Municipal de Feira de Santana passam a contar com o reforço de mais 21 novos servidores públicos que vão atuar em seis áreas. Os concursados foram empossados pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, na manhã desta quarta-feira, 26, durante solenidade na Sala de Reuniões do Paço Municipal Maria Quitéria.

Nesta nova etapa foram empossados um arquiteto, dois assistentes sociais, um auditor fiscal, uma contadora, dois engenheiros e mais 14 professores. Começam a trabalhar imediatamente, sendo apresentados aos respectivos setores.

A primeira a ser empossada foi a assistente social Joceli Mascarenhas Carvalho. Ela leu o juramento de compromisso do servidor público e tomou conhecimento, assim como os demais servidores públicos, dos prazos de estágio probatório.

Ao empossar os novos servidores, o prefeito José Ronaldo ressaltou o compromisso do Governo Municipal em oferecer melhor serviço à comunidade feirense e os esforços da administração ao convocar um número superior de aprovados no concurso que o previsto em edital. Eram previstas a convocação de 213 servidores e somente em um ano foram convocados 502.

Durante a solenidade também estiveram presentes os secretários de Administração, João Marinho Gomes Júnior, e de Educação, Jayana Ribeiro.

Abertas inscrições para a 1ª Volta da Uefs

O campus da Universidade Estadual de Feira de Santana será palco, no próximo dia 13 de abril, da prova pedestre denominada de 1ª Volta da Uefs. Com aproximadamente cinco quilômetros de percurso, o evento pretende congregar as comunidades interna e externa e contribuir com a qualidade de vida e melhoria da saúde proporcionada pela prática esportiva.

As inscrições devem ser realizadas até 3 de abril através portal da Uefs, no endereço http://www.uefs.br/portal/acontece/1a-volta-da-uefs. A homologação da inscrição e entrega do kit do atleta serão nos dias 4 e 7 de abril de 2014 na Livraria Universitária, localizada no Centro Administrativo (CAU 3), campus universitário. Os participantes devem doar pelo menos 800 gramas de leite em pó. A prova está limitada em 300 participantes.

Promovida pelo Programa Qualidade de Vida da Instituição,  1ª Volta da Uefs é aberta também aos cadeirantes. Os participantes serão divididos em categorias através da faixa etária para efeito de classificação. A concentração será às 7h. Haverá premiações simbólicas.


Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3161-8007.

terça-feira, 25 de março de 2014

Guarda Municipal de Feira de Santana comemora 121 anos

Uma solenidade na Secretaria Municipal de Prevenção a Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev) marcou o aniversário de 121 anos da Guarda Municipal, na tarde desta terça-feira, 25. Participaram do evento prepostos da corporação e o secretário da Seprev, Mauro Moraes. Um total de 46 guardas foram homenageados através da Portaria de Elogio.

A homenagem destaca as qualidades morais e profissionais, somadas a prestação de bons serviços, empreendendo esforços, desenvoltura e compromisso para com as atribuições que lhes foram conferidas e que resultam na elevação institucional da Guarda Municipal de Feira de Santana.

O secretário municipal de Prevenção a Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mauro Moraes, também determinou ao Comando da Guarda Municipal de Feira de Santana que mande constar na ficha funcional dos servidores elogiados a anotação destes elogios.

SOBRE A GUARDA
    
Ainda no final do século XIX Feira de Santana já demonstrava seu grande potencial de crescimento. A localização geográfica, o clima  sagrado, como cantou Georgina Erismann no Hino à Feira, a vocação para o comércio, são características que atraiam, como atraem até hoje, pessoas de toda parte e que aqui se tornam feirenses por adoção.
    
Com o aumento da população ficou evidente a necessidade de estruturar a cidade e manter a ordem pública. O coronel José Freire de Lima, nomeado intendente, foi o responsável pela criação em 25 de março 1893 da “Guarda Municipal de Feira de Sant’ana”.
   
Na época a segurança pública fornecida pelo estado chegava a Feira de Santana através de um delegado. Todo o restante era de responsabilidade do Município, função que coube a Guarda Municipal executar durante décadas. Em 1943 o contingente contava com 11 guardados, comandados pelo Sr. Estevam Moura.
   
Mesmo reduzido, o efetivo tinha a incumbência não só de guardar os bens públicos, como também atuava na segurança da cadeia, além do patrulhamento noturno das ruas.
   
Nesta terça-feira, 25, ao completar 121 anos de criação, a Guarda Municipal conta com 164 integrantes, sendo 112 Homens e 52 Mulheres.
     
Prevista na Lei Orgânica do Município de 5 de Abril de 1990 e estruturada a partir de 1994, através de  lei específica, a Guarda Municipal passou a cumprir um relevante papel, incluindo o poder de polícia no âmbito da administração pública municipal.
      
A partir de 2001, no primeiro mandato do prefeito José Ronaldo de Carvalho, a corporação passou por uma total reestruturação.
     
Foram realizados concursos públicos para incorporar novos agentes. A guarda implantou novos métodos de disciplina, com testes de aptidão calcados na moderna tecnologia de segurança, os agentes recebem assistência psicológica e trabalham numa instituição totalmente informatizada.
   
Para proporcionar melhores condições de trabalho, a prefeitura estará entregando a Guarda Municipal ainda neste primeiro semestre e 1-microônibus, mais 1- veículo e 2- motos.

Recadastramento do Passe Livre acontece nesta quinta (27/03)

O recadastramento para o Passe Livre de deficientes físicos e idosos (acima de 65 anos) no transporte público em Feira de Santana será realizado a partir desta quinta-feira (27/03). Os interessados deverão comparecer ao Setor de Passe, na Secretaria de Transporte e Trânsito (SMTT) a partir das 8h.

Diariamente serão entregues 200 senhas para o atendimento, que segue até a conclusão do recadastramento de todos os beneficiários cadastrados. “Não é necessário as pessoas madrugarem na fila, pois todos serão atendidos, inclusive com agendamento prévio, caso complete o número de senhas por dia”, ressaltou o secretário da SMTT, Ebenezer Tuy.

Os interessados deverão comparecer munidos da fotocópia e original dos seguintes documentos: RG, comprovante de residência (atual), relatório médico de 2014 realizado em Feira de Santana, principalmente com o número do CID (Classificação Internacional de Doenças).

As pessoas que ainda não possuem o Passe Livre e desejam adquirir, podem comparecer no mesmo local. O atendimento para novos cadastros é realizado no período da tarde, a partir das 14h.

A SMTT fica localizada na Rua Newton Vieria, s/nº, Caseb, em frente ao Boulevard Shopping. Para maiores informações os feirenses podem entrar em contato através dos telefones (75) 3603.7300 - 3603.7303.

Baiana de 17 anos é aprovada em medicina em seis universidades do Brasil

Prestar vestibular para Medicina e ser aprovado é o sonho de consumo de inúmeros brasileiros que visam uma profissão respeitada e, principalmente, bem remunerada. Não à toa o curso é um dos mais disputados do país. No entanto, a baiana Maria Carolina Costa Rios, de 17 anos, fez a missão parecer fácil ao ser aprovada em seis universidades pelo Brasil inteiro assim que terminou o ensino médio.

Nascida em Salvador, a estudante do Colégio ISBA passou em cinco faculdades públicas e uma particular. Maria precisou escolher entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, e dentre tantas opções resolveu ficar no estado em que nasceu e cursar pela Ufba.
Segundo ela, o segredo para o resultado é a boa administração do tempo e muita leitura. Maria contou que sequer deixou as atividades que mais gosta do lado, apenas reduziu o tempo delas para focar na preparação intensa no final do ano passado.

"Não segui uma rotina de estudos fixa. Costumava estudar o máximo possível a cada dia, respeitando sempre meu nível de cansaço e meu tempo de dormir. Passar em medicina não era um objetivo fácil e, para alcançá-lo, foi preciso abdicar de algumas coisas. Dormi menos, não li nada que não fosse relacionado ao vestibular e abandonei algumas atividades. Porém mantive o tempo, embora reduzido, pra meus amigos, família e namorado. No fim, valeu bastante a pena", disse.

Ainda assim, ela se disse surpresa com o resultado final, mas revelou que sempre foi seu objetivo cursar Medicina na Ufba e do porque de ter escolhido a carreira. "É a recompensa, não de um ano de estudo, mas de uma vida escolar inteira. Meu objetivo para 2014 era entrar em medicina na UFBA e alcançá-lo foi gratificante, tive a confirmação de que todo sacrifício valeu a pena. Além disso, veio à surpresa da Unicamp. Ser aprovada nessa universidade era um sonho que parecia bem distante e que eu não imaginava que se concretizaria", afirmou.

"Não foi uma decisão fácil nem rápida, passei praticamente um ano pensando sobre que carreira seguir. Finalmente me decidi pela medicina, pois penso que dessa forma poderei fazer a diferença na vida das pessoas, ser de alguma forma relevante para os outros. Pesou muito também o meu conhecimento a respeito do mundo da medicina através do meu pai, que é médico", complementou.

Informações do CORREIO 24 HORAS 

Prefeitura adquire caminhões para reforçar manutenção de drenagem

A Prefeitura de Feira de Santana adquiriu três caminhões que serão usados pelas equipes de manutenção da drenagem. Os veículos, que já estão sendo usados no serviço, transportarão o material e equipamentos usados nas intervenções e os operários. Pela primeira vez o setor recebe este tipo de caminhões.

Foram apresentados ao prefeito José Ronaldo de Carvalho na manhã desta terça-feira, 25. “São equipamentos importantes que darão maior mobilidade aos operários e oferecerão mais segurança”, afirmou o prefeito. “Estes trabalhadores não mais andarão nas caçambas, mas em cabines confortáveis e seguras”.

Os caminhões são do modelo Cargo 816, da Ford, movidos a diesel. São dotados de uma cabine auxiliar. Dois com capacidade para transportar cinco pessoas e um pode levar até dez operários com segurança e conforto, pois possuem bancos acolchoados.

Para o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, os veículos vão dinamizar o trabalho realizado neste setor, tanto na zona urbana como na zona rural. “Pela primeira vez os trabalhadores terão uma minifrota à disposição deles, detalhe que vai aumentar a capacidade da equipe”.

Vistoria da SMTT retira três ônibus de circulação

O primeiro final de semana (22 e 23 de março) de vistorias no transporte urbano do município de Feira de Santana contou com a presença de 46 veículos. Deste total, três ônibus foram retirados de circulação até ter resolvidas as pendências nos itens de segurança. A vistoria está sendo realizada no pátio da Secretaria de Transporte e Trânsito (SMTT), somente nos finais de semana.

A vistoria visa identificar o estado de conservação dos ônibus que realizam o transporte de massa na cidade. “Essa é a maneira de darmos mais transparência e qualidade para os feirenses, deixando um transporte mais humanizado. Vamos retirar os veículos que não tem condições de circulação das ruas”, ressaltou o secretário de Trasnporte, Ebenezer Tuy.

Apenas três veículos apresentaram irregularidade nos primeiros dias. As pendências envolvem estado de conservação dos pneus, cinta de segurança do eixo, borracha do estabilizador dianteiro e traseiro, vazamento de óleo e recarga do extintor de incêndio. Os veículos tiveram as catracas lacradas e só poderão voltar a rodar depois que as empresas sanarem os problemas.

“Eles terão um prazo para resolver as pendências, se não forem cumpridas, as empresas serão notificadas e os ônibus recolhidos para o pátio da SMTT. O prazo de retorno é suficiente para que tudo seja sanado, sem imprevistos”, destacou o secretário.

A meta da secretaria é vistoriar cerca de 50 veículos por final de semana. A escolha dos dias foi para evitar a diminuição do contingente de veículos nas ruas. “Não podíamos interferir na frota dos ônibus nos dias da semana. A população seria penalizada. Dentro de um mês conseguiremos concluir todo o processo”, afirmou Ebenezer Tuy.

Feira ganha nova sede da Defensoria Pública

O prefeito José Ronaldo de Carvalho disse, durante a solenidade de inauguração da nova sede da 1ª Defensoria Pública Regional de Feira de Santana, que o momento era de vitória para os defensores e a comunidade. “É um espaço excelente onde os defensores públicos trabalharão com conforto e para os cidadãos, que ficarão confortavelmente abrigados à espera do atendimento”.

A nova sede da Defensoria Pública está funcionando na rua Geminiano Costa – em frente à Biblioteca Municipal Arnold Silva.

Ele destacou a importância do órgão, principalmente para as camadas mais pobres da população. “É, sem dúvidas, um instrumento de consolidação do acesso à justiça. Com estas novas e modernas instalações, que atendem aos anseios de todos que militam nesta área, ganham todos”. Ele estava acompanhado pelo procurador Geral do Município, Cleudson Almeida.

O secretário de Justiça, Almiro Sena, afirmou que a Defensoria se preocupa com os mais desvalidos. “Aqui não é um palácio, mas um espaço de dignidade”. Para ele, o trabalho realizado pelo órgão se aproxima do que é feito pelo Ministério Público. Para o subcoordenador da DP, Marcelo Rocha, os defensores públicos são agentes de inclusão social. “Este equipamento público vai proporcionar dignidade aos assistidos”.

Soraia Lima, que preside a Adep, disse que apesar da quantidade de defensores em Feira, 13 – mas vai ganhar mais três - é realizado um trabalho de excelência. De acordo com ela seriam necessários cem destes servidores. Com relação à nova sede afirmou que o espaço oferece dignidade para todos. “Aqui não vamos ver pessoas no meio da rua”.

“Esta é a instituição capaz de garantir os direitos constitucionais e temos a vocação de reduzir as desigualdades sociais”, afirmou a Defensora Pública Geral da Bahia, Vitória Beltrão Bandeira. A 1ª Defensoria Pública Regional dá cobertura jurídica a 52 comarcas.
O internauta Viliano Lopes encaminhou ao Emil do CORREIO FEIRENSE, duas fotografias, de um homem aparentando ter entre 38 a 45 anos e pede a quem o reconhecer para se dirija até a Praça principal de Conceição do Jacuípe, “onde ele vive há cerca de três anos”.

Segundo informações do internauta, o homem vive pelas ruas de Berimbau e se diz motorista. Nos momentos de lucidez, o andarilho fala que é da cidade de Serrinha e possivelmente já trabalhou e morou em Feira de Santana.

Quem o reconhecer podem encaminhar um Emil para o endereço eletrônico:redação@correiofeirense.com.br.


Informações do CORREIO FEIRENSE 

segunda-feira, 24 de março de 2014

Premiê da Malásia afirma que avião desaparecido caiu no Oceano Índico

O primeiro-ministro da Málasia, Najib Razak, disse com “grande tristeza” que dados de satélite mostram que o avião Boeing 777 que fazia o voo MH370 se perdeu no Oceano Índico. Às famílias, a companhia aérea Malaysia Airlines anunciou que nenhum dos ocupantes da aeronave sobreviveu.

“Com profunda tristeza e pesar, de acordo com estes novos dados, devemos concluir que o voo MH 370 terminou no Oceano Índico Sul”, disse o primeiro-ministro durante rápido pronunciamento à imprensa marcado nos últimos minutos em Kuala Lumpur.


A conclusão do governo foi feita com base em informações coletadas por satélites da companhia Inmarsat e da Agência de Investigação de Acidentes Aéreos do Reino Unido (AAIB, na sigla em inglês), entre outras informações. Visivelmente consternado, Najib Razak informou aos jornalistas que novas informações devem ser prestadas às famílias e à imprensa na terça-feira.

Minutos antes de o primeiro-ministro falar à imprensa, as famílias dos passageiros e tripulantes do voo que ia de Kuala Lumpur para Pequim receberam uma mensagem de texto em que a Malaysia Airlines diz que “nenhuma das pessoas a bordo sobreviveu”.

“A Malaysia Airlines lamenta profundamente que temos de reconhecer sem qualquer dúvida que o voo MH370 se perdeu e nenhuma das pessoas a bordo sobreviveu”, diz a mensagem publicada pela imprensa britânica.

“Todas as evidências sugerem que o avião caiu no Oceano Índico Sul”, completa o texto.

Austrália e China encontram possíveis destroços

Aviões de buscas da Austrália e da China localizaram via imagens de satélites vários objetos, em uma área ainda não identificada no Oceano Índico, que podem ser possíveis destroços do avião desaparecido da Malaysia Airlines.

Em entrevista coletiva nesta segunda-feira, o primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, disse que a tripulação a bordo do Órion P3 localizou dois objetos na área de busca - o primeiro cinza ou verde e circular, e o segundo laranja com forma retangular. 

Um navio da marinha da Austrália está no local tentando recuperar os pedaços e há esperanças de que eles sejam localizados até amanhã.

Em uma outra frente de buscas, a tripulação do avião chinês IL-76 informou que localizou outros dois possíveis destroços espalhados em uma área de vários quilômetros quadrados, segundo a agência oficial de notícias chinesa. Pelo menos um dos itens foi capturado por uma câmera acoplada ao avião.


“Nós ainda estamos correndo contra o tempo”, disse o porta-voz do ministério de Relações Exteriores da China, Hong Lei. Ontem, um satélite francês também localizou objetos suspeitos a cerca de 850 quilômetros ao norte da área de pesquisa atual. As informações estão sendo apuradas pelas autoridades da Malásia.

As buscas marítimas da China foram redirecionadas para esta região e os navios devem chegar ao local até amanhã. Seis outros navios também serão deslocados para este território.A profundidade do Oceano Índico nesta área de pesquisa varia entre 1,1 quilômetros e 7 quilômetros, o que dificulta ainda mais as buscas.

As investigações têm sido constantemente intensificadas após a localização desses possíveis destroços pois as autoridades correm contra o tempo.Isso porque, caso o avião tenha caído no mar, a vida útil da caixa preta deve se esgotar nas próximas semanas. “O tempo de vida da bateria é de apenas um mês”, explicou Jason Middleton, professor de avião da Universidade de New South Wales, em Sydney.

Iformações e fotos do g1