O Plano de Ação Escolar é a lista de todas as ações e projetos institucionais realizados por uma escola no decorrer do ano letivo. O tema foi o principal foco do encontro de Formação de Gestores Escolares, que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 6, na Fundação Senhor dos Passos, com a participação de professores que atuam direção das escolas municipais.
O objetivo da formação é fortalecer a gestão e auxiliar os profissionais das escolas municipais nos diversos aspectos da administração escolar. A preparação do Plano auxilia no trabalho pedagógico, como explica uma das coordenadoras da formação, a professora Isaura Fontes. “Com a construção do Plano de Ação os gestores fazem o diagnóstico dos problemas e das especificidades de cada escola. Desta forma, eles agem na prevenção; focam nas necessidades de cada unidade”, explica.
O curso de Gestão Escolar é realizado pela Secretaria Municipal de Educação a partir de convênio de cooperação técnica com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Com encerramento previsto para junho, a formação tem carga horária de 120 horas, dividas em seis módulos.
Como trabalho de conclusão de curso, cada gestor apresentará o Plano de Ação da sua escola. “Reuniões com a equipe pedagógica, com os pais, palestras com médicos que auxiliem no cuidado com as crianças, etc. Estas são algumas das ações previstas no meu projeto”, comenta a gestora da Escola Maternal Menino Jesus, Valéria Xavier.
Nenhum comentário:
Postar um comentário