Cerca de 130 professores e coordenadores pedagógicos conheceram nesta quinta-feira, 7, a proposta da Formação em Currículo Escolar (FormaCE) para o ano de 2015. O primeiro momento, realizado na Fundação Senhor dos Passos, foi dirigido aos profissionais que atuam no Ensino Fundamental e abordou o tema: "Interfaces entre formação de professores e currículo escolar”.
O professor doutor Marco Antonio Leandro Barzano proferiu a palestra sobre o tema e destacou a importância de abordar no Currículo Escolar questões voltadas para as minorias. “Existem muitas temáticas e sujeitos de grande relevância que são pouco discutidas, tanto em termos de pesquisa como de atuação, como por exemplo: educação no campo, estudantes jovens e adultos e educação quilombola”, afirma Marco Antonio. “Os professores podem se sentir inseguros em falar sobre assuntos que nunca foram tratados com eles mesmos”, defende.
O objetivo da FormaCE é contribuir para a construção da proposta curricular das escolas municipais a partir de suas realidades e especificidades. A formação abrange em 2015 os polos de 3 a 11 e os distritos de Humildes, Jaguara, Bonfim de Feira, Ipuaçu, Jaíba, Matinha e Tiquaruçu.
A professora Simone Dias, uma das coordenadoras do Grupo de Currículo do Ensino Fundamental (GCEF), explica que neste ano a FormaCE traz uma abordagem um pouco diferente do ano anterior. “Em 2014, nosso foco foi ouvir os professores a respeito da Proposta Curricular, que eles leram, opinaram e fizeram intervenções de forma coletiva. Agora iremos apresentar e discutir as concepções norteadoras das diferentes modalidades, temáticas e disciplinas”.
Os alunos da Escola Municipal Vasco da Gama, localizada no distrito de Maria Quitéria, trouxeram para o palco do evento uma animada apresentação de dança, que contou com músicas de ritmos brasileiros com referências africanas. “Nossa escola é quilombola e por isso privilegiamos músicas que aflorassem a identidade das crianças. Acho que esta ideia tem tudo a ver com o FormaCE”, avalia Ana Carolina Carneiro, coordenadora pedagógica da escola. Os estudantes presentearam com flores a secretária de Educação, Jayana Ribeiro, e também a professora Simone Dias.
“Esta é uma formação feita a partir da nossa realidade, elaborada com professores que conhecem a rotina da nossa rede”, garante a secretária Jayana Ribeiro. “Tudo que nos propomos a fazer, mesmo que seja feito aos poucos, é para todos, com a participação de todos os segmentos. Esperamos que cada professor possa multiplicar aquilo que aprenderá aqui”. Estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade Anísio Teixeira também prestigiaram o evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário