Comenda
|
Foi passeando entre lágrimas por sua trajetória desde a infância, as aulas de reforço escolar com a professora Ivanete Rios de Carvalho, a graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana, o primeiro estágio em magistério no município de Santanópolis até chegar à solenidade de entrega da Comenda Maria Quitéria, que a professora Jayana Bastos Miranda Ribeiro, secretária municipal de Educação, reconheceu os vários desafios que teve que enfrentar durante toda sua trajetória.
A sessão solene de entrega da Comenda Maria Quitéria aconteceu na noite de terça-feira, 26, na Câmara de Vereadores de Feira de Santana. “A professora Jayana Bastos Miranda Ribeiro está à frente da Secretaria Municipal de Educação há aproximadamente dois anos e neste curto período é a principal responsáveis por ações concretas que estão revolucionando a educação, implementando um novo padrão de escolas públicas, mais modernas e dignas para a comunidade feirense. Tudo isto é fruto de um planejamento arrojado e muita responsabilidade”, defendeu em seu discurso o vereador Luiz Augusto de Jesus, Lulinha, autor do projeto de nº 17/2015 que concedeu a honraria à educadora.
Conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Reinaldo Miranda (Rony), a solenidade reuniu familiares, amigos, colegas de trabalho de toda sua carreira, atual equipe, secretários de governo, outros vereadores e o prefeito José Ronaldo de Carvalho. A comenda, batizada com o nome da militar baiana, heroína na guerra pela independência, Maria Quitéria de Jesus, é concedida à personalidades com méritos e reconhecimento por suas contribuições ao município.
Em seu agradecimento, Jayana Ribeiro mencionou personalidades, profissionais, amigos e colegas de trabalho que durante toda sua trajetória ajudaram-na a formar o perfil de gestora séria, responsável e inovadora.
“Agradeço, principalmente, a quatro pessoas que me apoiaram e serviram de exemplo durante toda a minha caminhada. Primeiro a Deus, depois aos meus pais Joselito de Oliveira Miranda e Ana Lúcia Freitas Bastos Miranda; por fim ao amigo e prefeito José Ronaldo de Carvalho quem desde muito cedo acreditou no meu trabalho e me concedeu a chance de provar a minha capacidade", destaca Jayana Ribeiro.
A galeria da Casa da Cidade ficou lotada por centenas de amigos e admiradores da homenageada. Durante a solenidade foi apresentado um vídeo contando parte da trajetória da secretária e contou também com a apresentação do Coral Joselito Falcão de Amorim, do Centro Integrado de Educação que leva o mesmo nome. A regência foi conduzida pela maestrina Célia Zaiin.
PROJETOS
Nascida em 6 de janeiro de 1974, a secretária municipal de Educação é também responsável pela criação de projetos como o Reequipar, que investiu mais de R$ 15 milhões na compra e troca do mobiliário das escolas municipais. Desde o início da sua gestão, estão sendo construídas em Feira de Santana 25 escolas e creches, além da reforma estendida a 80 escolas da Rede Municipal de Ensino, perfazendo um investimento da ordem de R$ 50 milhões.
Jayana Ribeiro institucionalizou ainda programas como o Mediação, que objetiva o fortalecimento da gestão escolar, e formações voltadas a diversas áreas da educação como as relações étnicorraciais, educação para o campo, de jovens e adultos, educação infantil, cursos para merendeiras e cuidadoras das creches municipais, entre tantas outras. A professora é casada há 26 anos com Nelsiney Ramos Ribeiro e mãe de Thâmara Lúcia, Iamany e Kíria Bastos Miranda Ribeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário