“Diálogos e movimentos sobre a dimensão pedagógica no espaço escolar” foi o tema do encontro do 5º módulo da Formação de Gestores, iniciado nesta segunda-feira, 11, na Fundação Senhor dos Passos. Coordenadores pedagógicos e gestores de escolas municipais participam da formação que é oferecida pela Secretaria Municipal de Educação a partir de convênio de cooperação técnica com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
A implementação e avaliação do Projeto Político Pedagógico, comumente chamado de PPP, integram também o 5º módulo da atividade, bem como as ações do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) e os desafios e enfrentamento da gestão pedagógica com foco no PPP da escola.
“O PPP é um rumo, um direcionamento no ambiente escolar, que é dinâmico, mutável e vivo. É preciso que ele seja construído a partir do contexto da unidade, ao invés de algo que não condiz com a realidade, sem esconder os problemas”, explica a professora doutora Ivonete Amorim que proferiu palestra para os professores. “A equipe gestora precisa criar mecanismos de movimentos e diálogos entre alunos, pais, comunidade, funcionários e gestores”, afirma.
Para a coordenadora pedagógica Indaiara de Sant’Anna Silva, o PPP é a alma da escola. “Ele envolve todo o nosso trabalho, tudo tem que ser tratado no projeto. Nossa unidade de ensino está revisando o PPP feito no ano passado, desde a nossa proposta de ação até as coisas mais mínimas do dia-a-dia escolar. Esta formação contribui com olhares de diferentes contextos da Rede Municipal, isso é muito positivo”, garante Indaiara.
Um dos objetivos nesta etapa da formação é buscar possibilidades de articulações para o fortalecimento da coletividade, visando à melhoria do ensino e da aprendizagem, além de promover ações de articulação da diversidade no espaço escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário