Morador de rua
|
O sorriso no rosto de Gabriel Vinícius Duarte de Jesus, 21 anos, representa o resultado do trabalho em equipe realizado por profissionais de diferentes órgãos da Prefeitura. Na última sexta-feira, 30, o jovem que morava nas ruas de Feira de Santana retornou a sua cidade natal, Belo Horizonte. Na capital mineira, ele foi encaminhado para receber acompanhamento de saúde, além de ser acolhido em um abrigo.
Gabriel chamou a atenção da equipe do programa Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde de Feira de Santana, em junho deste ano, quando foi encontardo em situação de extrema magreza [foto acima]. Ele foi convidado a sair da rua para ser encaminhado a um abrigo.
Após a acolhida, Gabriel recebeu os cuidados médicos, quando foi diagnosticado com tuberculose. “Demos início ao tratamento para assegurar que não esteja mais transmitindo a doença antes de viajar. Ele ganhou 4kg desde que passou a residir no abrigo”, afirma a referência técnica do programa Consultório na Rua, Darlene Santos.
Através de um trabalho em conjunto com órgãos da Prefeitura de Belo Horizonte, foi encontrada a avó de Gabriel. “Mas a avó justificou que não tinha condições financeiras e nem físicas de mantê-lo, por isso ele passará a residir em um abrigo”, explica Darlene.
O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua de Feira de Santana, Creas Pop, colaborou também com a articulação através de um programa da Secretaria de Desenvolvimento Social que custeou a passagem de Gabriel.
“Percebemos que ele ficou muito feliz com a notícia do retorno a sua cidade. Era algo que ele queria muito e a equipe também fica feliz com essa conquista. O nosso trabalho foi realizado em parceria e ficamos também muito felizes com essa conquista”, pronunciou Darlene Santos.
Foto: Raylle Ketlly
Nenhum comentário:
Postar um comentário