Corporação passou a desempenhar funções de forma preventiva e ostensiva
A Guarda Municipal de Feira de Santana completa 129 anos nesta quinta-feira, 25. A corporação, mais antiga do país, atualmente possui efetivo de 198 integrantes, sendo 137 homens e 61 mulheres, que desempenham funções importantes desde o administrativo ao operacional.
Os guardas estão distribuídos em diferentes funções, como no videomonitoramento, central Fala Feira 156, central 153 e patrulha. Além disso, promove a segurança em espaços e equipamentos públicos.
Há 29 anos em atuação, Edson Almeida, é um dos guardas mais antigos na corporação e destaca o orgulho em fazer parte da Guarda Municipal. Atualmente ocupa a função de subinspetor.
“Desde o primeiro dia que entrei na corporação desempenhei minha atividade como agente de segurança com seriedade e dedicação. É uma profissão de honra”, afirma.
Na avaliação do subinspetor, a corporação é uma das mais qualificadas e capacitadas para enfrentar qualquer situação, destacando que “é uma das pioneiras em dar apoio às ocorrências do SAMU [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] por violência”.
A primeira mulher nomeada para comandar a Guarda Municipal e atualmente no cargo, Cássia Dias, explica que no decorrer dos anos a atuação foi ampliada e a corporação passou a desempenhar funções de forma preventiva e ostensiva, conforme a Lei Federal 13.022/2014. Antes era apenas de preservação dos equipamentos públicos.
“Hoje a nossa dinâmica de trabalho está bem abrangente. Temos garantido o bem estar e principalmente a segurança das pessoas. Tenho muito orgulho em ocupar este posto", afirma a comandante.
A Guarda Municipal faz parte da estrutura da Seprev (Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos) da Prefeitura de Feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário