Apresentação
|
O Natal Encantado, maior festival de cultura, arte e religiosidade da Bahia, promoveu nesta quarta-feira, 17, na área do estacionamento da Prefeitura, um dos concertos mais aguardados pelo público em geral, especialmente por quem curte a música instrumental executada por violão clássico: a Orquestra de Violões da Universidade Federal da Bahia - UFBA.
“Apesar da abertura eventual para outros instrumentos como auxílio harmônico, o nosso projeto preza pelo violão como elemento principal”, disse o maestro Ricardo Arôxa. Mais uma vez todos os lugares da plateia estiveram ocupados. O professor Amilton Gonçalves foi um dos primeiros a chegar. Ele trabalha no Seminário de Música do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) e fez questão de prestigiar a apresentação.
“Tenho amigos no Grupo”, disse, demonstrando satisfação com a excelência do espetáculo. Formada por professores e alunos da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, a Orquestra de Violões se destacou pela escolha do repertório, cujas características foram o alto nível técnico-interpretativo e a importância histórica das obras.
Foram exibidos desde um Medley Natalino contemplando a ocasião, até os clássicos que se tornaram populares como o Concerto em Aranjuez de Joaquin Rodrigo, que mereceu aplausos ainda mais fortes.
O regente Ricardo Arôxa expressou sua satisfação em ver o público de Feira de Santana lotando a praça para assistir ao espetáculo. “Isso é importante para a manutenção da arte e para os alunos, que saíram das salas de aula para trazer ao público o que está sendo desenvolvido na academia”.
Reisado
Antes da Orquestra de Violões, o Reisado São José, da cidade de Euclides da Cunha, fez evoluções em frente ao palco e depois de ser bastante aplaudido deu sequência a apresentação itinerante, seguindo pelas ruas do centro da cidade em clima de Natal.
Após o concerto da Orquestra de Violões foi a vez das escolas municipais Antonio Alves Lopes, Ana Brandoa e José Tavares Carneiro apresentarem cânticos natalinos das janelas da prefeitura, acompanhadas de perto pela secretária municipal de Educação, Jayana Ribeiro, que também prestigiou a programação ao lado da chefe de Gabinete Paula Souto e Gilvan Torres do setor de Planejamento da SEDUC.
Logo após a “Cantata Estudantil de Natal”, o público ainda pôde assistir na Igreja Senhor dos Passos Recital Lírico da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP).
Nenhum comentário:
Postar um comentário