Reisados de Monte Santo
|
Dois ícones da cultura de raiz do município de Monte Santo, os Reisados Rainha da Liberdade e o da Juventude, respectivamente das zonas rural e urbana, se encontraram em Feira de Santana, na manhã deste sábado, 13. Após percorrerem ruas do centro comercial, levando mensagens natalinas e anunciando a chegada do Menino Jesus, caíram no samba no palco armado na praça João Pedreira, onde o público não resistiu ao encanto da música de percussão e acompanhou o gingado.
Formado há década por sambadores de Monte Santo, o Reisado Rainha da Liberdade foi resgatado há cinco anos, por trabalhadores rurais da comunidade quilombola de Laje do Antônio. Enquanto isso, o Reisado da Juventude de Monte Santo é formado por jovens da zona urbana e que também promovem o resgate da cultura, passada de pai para filho ao longo de décadas.
Após percorrerem ruas distintas pelo Centro da cidade, cantando a música de Santos Reis, os dois grupos de Reisados se encontraram no palco armado na praça J. Pedreira, onde abriram o samba-de-roda para o público se animar. “Além do Reisado, os nossos sambadores e cantadores apresentaram músicas como o samba “Abre-te porta para Nossa Senhora”, “Moça que dança só fede a pagode”, “Que nega danada que mija em pé” e “Ô Maria, Ô José”, revela a sambadora Maria Oliva Dantas da Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário