Submarino

AQUI TEM TRABALHO

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Pablo embala a primeira noite do São Pedro de Humildes

foto
A possível noite de frio desta quinta-feira, 29, será aquecida pela dança colada proporcionada pelo romantismo de Pablo na primeira noite dos festejos de São Pedro no distrito de Humildes. Arrocha e forró não irão faltar para quem comparecer no espaço da festa.

Quem comanda a abertura dos festejos é uma prata da casa, a banda Beijo Roubado. Tradicional nos festejos juninos, a banda Menina Faceira é a segunda a subir no palco. Logo após Naldinho e Léo Rios começam a sessão de arrocha, seguido por Pablo. Para finalizar a noite, mais uma banda do distrito, Capim Molhado fecha com muito forró.
foto
A festa está prevista para começar a partir das 20h. O cantor Pablo tem previsão de subir ao palco a partir das 0h. A festa deve seguir até o sol raiar nas primeiras horas da sexta-feira, 30.

Sessão de férias lota planetário do Museu Parque do Saber

foto
Apesar do clima frio da cidade, o público superou as expectativas no primeiro dia da sessão de férias, realizada nesta quarta-feira, 28. Foram ocupados todos os assentos e o constante interesse da comunidade em participar da sessão é continuo.

O público misto, dividido entre crianças, jovens, adultos e idosos, foram surpreendidos com a atividade. Saiam comentando e compartilhando gargalhadas, ao falar daquela novidade. Para muitos, não foi um primeiro contato com o espaço, para outros, é como uma paixão à primeira vista, como aconteceu com Lucas Alves, 7 anos, que já sonha em pisar na lua.
foto
A cabeleireira, Daniela Alves, mãe do futuro astronauta, satisfeita com Museu não se conteve em emoção ao falar que tudo o que o filho mais disse durante a semana foi explicado no decorrer da sessão programada para hoje: “ABC das Estrelas”. “Gostei muito do planetário. Reforça e estimula o conhecimento da criança. Este lugar é fantástico”, afirma.

O diretor do Museu Parque do Saber, Basílio Fernandez, reforça o convite à comunidade feirense e adjacência, explicando a importância deste momento de aprendizado, que apesar de ser denominada “Sessão de Férias”, trás a expectativa e entusiasmo do visitante no saber científico.
foto
“A Sessão promove uma atividade com conteúdo científico para um público heterogêneo que vem atrás de entretenimento, educação e conhecimento, reforçando o interesse dos responsáveis em manter uma diversão baseada na educação”, ressalta o diretor.

A Sessão foi encerrada em palmas e na expectativa e curiosidade na próxima atividade.

Palestra com pesquisadores movimenta Parque do Saber

foto
Com o tema “Exoplanetas: Explorando o universo em busca de novas terras”, a 5° palestra com pesquisadores movimentou a tarde da última terça feira, 27, no Museu Parque do Saber.

O astrônomo Leandro Andrade de Almeida foi o palestrante dessa edição. Com um vasto currículo ele concluiu seu curso de bacharelado em física pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) em 2006, é pós-doutorando do Departamento de Astronomia da USP, trabalhou por um ano no Departamento de Física e Astronomia - Johns Hopkins University e no Space Telescope Science Institute como pós-doutor, tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica Estelar observacional.

O palestrante prendeu a atenção do público presente e atraiu além de estudantes curiosos, pesquisadores, inclusive de outros países como China e Itália.

A experiência
Neimara Santos de 17 anos está concluindo o ensino médio e foi assistir a palestra a convite do namorado e contou que se surpreendeu. “Eu não estava muito interessada em vim, mas quando eu cheguei aqui foi totalmente diferente. Eu não tinha muito conhecimento sobre a área, mas essa palestra abriu minha visão para novas perspectivas, eu não tinha a percepção do universo como ele apresentou aqui. Foi muito bom ter vindo”.
foto
Já o namorado de Neimara, Pedro Jerônimo é estudante do 3° semestre de física na UEFS e foi ao evento como forma de extensão do seu curso. “Eu vim aqui para ampliar meu conhecimento na área. Eventos como esse colaboram para nosso crescimento, no meu curso eu tenho focado em astronomia e isso me ajudou a conhecer melhor meu trabalho. Além disso, aproveitei pra introduzir minha namorada na astronomia, de uma forma dinâmica como foi aqui hoje”.

Leonardo Almeida destacou a importância do evento. “Qualquer palestra de divulgação cientifica, inicialmente, qualquer que seja a área é de atrair novos talentos para a ciência. Na área de astrofísica, mais especialmente na área de exoplanetas, que tem um grande apelo público de entender esses novos corpos celestes que estamos descobrindo, traz uma grande curiosidade sobre uma das coisas que a gente mais quer saber no universo, que é a vida fora da Terra. Então esse enigma atrai a curiosidade em todas as faixas etárias desde criancinhas a idosos, e a gente pode ver isso hoje, tivemos um público muito diversificado”.

A Palestra com Pesquisadores tem como objetivo, dar visibilidade aos trabalhos dos pesquisadores, estreitar as relações entre eles e a comunidade.

Equipes extras de saúde nos festejos de São Pedro

foto
Equipes extras de atendimento em saúde já estão preparadas para o São Pedro nos distritos de Humildes, Jaíba e Bonfim de Feira. Assim como no São João de Maria Quitéria e Tiquaruçu, a festa contará com equipe de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais. Duas ambulâncias estarão a disposição, uma do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e outra convencional.

Os festejos de São Pedro serão iniciados nesta quinta-feira, 29, no distrito de Humildes e segue até o dia 1º de julho. Em Bonfim de Feira e Jaíba a festa começa a partir da sexta-feira, 30, até o dia 1º.
foto
A Secretaria Municipal de Saúde registrou durante as festas de São João, nos distritos de Maria Quitéria e Tiquaruçu, 354 atendimentos, entre esses 110 atendimentos clínicos, 15 com causas de alcoolismo, 10 escoriações e 1 fratura. Nenhum caso de queimadura foi registrado.


A coordenadora do Setor de Eventos Marydava Leão pontua que há alguns anos vem diminuindo o número de queimaduras no período junino. "Esperamos o mesmo no São Pedro, assim como foi no São João. Os atendimentos estão tranquilos, mesmo assim contamos com uma equipe de profissionais capacitados e com toda estrutura para eventuais casos”.

CCZ vacinou cerca de três mil animais em junho

foto
O Centro Municipal de Controle de Zoonoses deu continuidade, nesta quarta-feira, 28, a vacinação de cães e gatos na Unidade de Saúde da Família Conceição III. Somente no dia de hoje, 375 animais foram vacinados contra a raiva animal. Um número considerado satisfatório.

“Isso é resultado de uma equipe empenhada e de moradores preocupados em garantir a saúde do seu animal de estimação”, observa a coordenadora do CCZ, Mirza Cordeiro. Ao todo, no mês de junho, já foram imunizados cerca de três mil animais.

O cronograma de vacinação contra a raiva animal segue nesta quinta-feira, 29, na Conceição IV, e na sexta-feira, 30, no PSF do Nova Esperança. Já no dia 3 de julho, a vacina será disponibilizada na unidade de saúde do Morada Tropical. O imunizante estará disponível no posto de saúde do Feira IX-II, no dia 4.

A vacina antirrábica é o principal meio de controle desta doença, que é letal para animais e humanos. “A raiva é uma doença contagiosa, incurável. É 100% letal”, afirma.

Mais de 60 propostas votadas na IX Conferência Municipal de Saúde

foto
Fortalecer a saúde pública em Feira de Santana foi o objetivo da IX Conferência Municipal de Saúde realizada na tarde desta terça-feira, 27, no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, da Secretaria de Saúde.

Durante o encontro, cujo tema foi “Panejar é necessário”, os participantes representados por profissionais de saúde, gestores e usuários escolheram as propostas apresentadas nas Pré-conferências que irão compor o Plano Municipal de Saúde.

Mais de 60 propostas foram votadas, entre essas estão a reforma das policlínicas, o fortalecimento de ações de saúde, e a ampliação da prevenção de agravos e promoção da saúde do trabalhador em Feira de Santana.
foto
A secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, que compôs a mesa de abertura, afirmou que o Plano Municipal de Saúde vai nortear as ações nos próximos quatro anos, atendendo as necessidades da população e dentro das condições da própria gestão em executá-las.

O plano é um instrumento de gestão composto por blocos: Atenção Básica, Média e Alta Complexidade, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica e Gestão.

“A confecção desse plano é um trabalho de gestão dentro da legalidade do SUS”, afirmou Denise Mascarenhas. A secretária de Saúde acrescenta que esse “é um momento de avaliar o sistema geral de saúde”.

A conferência foi aberta por Yaná Freitas, funcionária do setor de Planejamento, que norteou os ouvintes e delegados sobre a importância da votação, e a estrutura do Plano Municipal de Saúde que sintetiza as propostas.

A Conferência Municipal de Saúde acontece a cada quatro anos, sempre no primeiro ano de governo. Através dela é possível a avaliação dos serviços municipais de saúde, além da sugestão de melhorias e confecção de novas diretrizes para a política de saúde.

Balé do Teatro Castro Alves e Orquestra Neojibá entre as atrações dos 12 anos da Fundação Egberto Costa

foto
A Fundação de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa comemora, entre os dias 3 e 8 de julho, seu aniversário de 12 anos. A programação contará com vários eventos que possibilitarão à população feirense experimentar, em seis dias, o que o órgão tem proporcionado em mais de um década de existência.

Estão programadas apresentações de quadrilha junina pelos alunos da Escola Municipal da Associação Cristã Feminina; contação de histórias; samba de roda; bumba-meu-boi; brincadeiras infantis; apresentação da Orquestra de Neojibá; da Orquestra Juvenil; lançamento do livro “A Biblioteca e o segredo do quarto livro”, do feirense Redivaldo Ribeiro, e do livro do 3º Concurso Municipal de Poesia; chá literário; apresentação do grupo musical ArtMaria; balé; oficina para confecção de relógios solar; atuação da peça teatral “De um tudo”; do Recital Cônico; do Musical de Baianês; além da apresentação de Balé do Teatro Castro Alves e a certificação dos alunos que cursaram as oficinas do Projeto Arte de Viver.
foto
Os eventos ocorrerão nas instituições públicas administradas pela FUNTITEC como uma forma de incentivar a população a ocupar esses ambientes de cunho cultural e educativo.

A FUNTITEC é uma instituição de fomento à cultura em Feira de Santana inaugurada em 7 de julho de 2005. Há doze anos coopera para a existência e manutenção do diálogo entre a sociedade feirense e as instituições públicas, promovendo projetos que incentivam a criação, a produção, a pesquisa, a difusão e a memória das Artes Visuais, do Audiovisual, do Circo, da Dança, da Literatura, da Música e do Teatro na cidade.

Confira abaixo programação completa:
Dia: 03/07/17 09:00 hs
Local: Biblioteca Municipal Arnold Silva
Abertura com o Hino de Feira
Participação: Jaumira Batista e Isaias de Oliveira (teclado)
09:15 hs - Apresentação de quadrilha junina pelos alunos da Escola Municipal da Associação Cristã Feminina.
09:50 hs - Contação de historias
10:15 hs - Samba de roda, bumba-meu-boi
11:00 hs - Brincadeiras Infantis
15:00 hs - Apresentação da Orquestra Neojibá
16:00 hs - Apresentação da Orquestra  Juvenil (Projeto Música Na  Escola-SEDUC)
17:30 hs - Lançamento do livro “A Biblioteca e o segredo do quarto livro” do escritor  feirense Redivaldo Ribeiro
18:00 - Chá literário
18:30 - Encerramento
Dia: 04/07/17 19:30 hs
Local: Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira
Programação: Lançamento do Livro do 3º Concurso Municipal de Poesia
Recital de poemas no concurso e do poeta homenageado Godofredo Filho, sob a direção de Gleide Gavim (ministrante da oficina de performance).
Apresentação do grupo musical ArtMaria, composta por ex- alunas do Seminário de Música, que tem em seu repertorio clássicos da MPB.
Dia: 05/07/17 14:00 hs
Local: Museu Parque do Saber Dr. Dival Silva Pitombo
Em alusão a data do aniversário da Funtitec serão realizadas atividades de cultura, ciência e tecnologia. Uma oficina para confecção de relógios solar utilizando diferentes tipos de matérias especialmente os recicláveis. 
Dia: 06/07/17 19:00 hs
Local: Teatro Municipal Margarida Ribeiro
“Peleja de Chico Tampa e de Maria Tampada”
Autor- Erotildes Miranda
Diretoria- Roberval Barreto
Programação: Projeto de Recital Cônico – Musical de Baianês – peça teatral “DE UM TUDO”.
Elenco e ficha técnica
Direção – Fernando Guerreiro
Texto: Alan Miranda e Daniel Arcades, livremente inspirado no livro “Dicionário de Baianês” de Nivaldo Liraú
Musical – Geronimo Santana
Direção musical - Yacoce Simões
Elenco - Ana Mametto
Alexandre Moreira
Denise Correia
Diogo Lopes Filho
Gerônimo Santana
José Carlos Junior
Yacoce Simões
Cenário e figurino - Euro Pires
Iluminação – Fernanda  Paquelet
Coreografia - Rita Brandi
Direção de Produção – Paula Hazin

Dia: 07/07/17 19:00 hs
Local: Teatro Ângela Oliveira – Centro de Cultura Maestro Miro
Apresentação do Balé no Teatro Castro Alves
Diretor Artístico- Antrijo Sanches
Coreografias:
1-Youkáli de Constanze Mello
2-Dê Lírios de Tutto Homes
Dia: 08/07/17 17:00 hs
Local: Centro de Cultura Maestro Miro
Certificação dos alunos que cursaram As Oficinas do Projeto Arte de Viver
18:00 hs - Atividades musicais com as participações dos vencedores das Edições 13º, 14º e 15° do Festival Metropolitano de Musica Vozes da Terra  e dos vencedores das Edições 7°, 8° e 9° do Festival Metropolitano de Música Gospel. 
19:00 hs - Festa dançante

Mangabeira passa a contar com moderno CREAS

foto
Um dos bairros de maior expansão demográfica e onde estão instalados diversos empreendimentos do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, a Mangabeira acaba de ganhar o Centro de Referência Especializado em Assistência Social Maria Régis Ferreira de Lima (CREAS). O equipamento, o segundo com instalações próprias de um total de três na cidade, foi entregue à comunidade pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho no início da noite desta terça-feira, 27.

Ao inaugurar o equipamento, o prefeito José Ronaldo ressaltou a presença da administração municipal durante sua gestão naquela região da cidade através de inúmeras obras. E na oportunidade reafirmou o compromisso de pavimentar também as ruas Cordeirópolis, onde foi construído o CREAS, Cícero Lima, B, Vitória do Mearim e travessas Boa Esperança e Iguatemi.
foto
Enquanto isso, o secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, observou a diferença das instalações alugadas para as do prédio próprio construído nos padrões adequados. E ressaltou também a importância do equipamento estar justamente na região onde está a maioria dos usuários de seus serviços.

Para o morador Edvaldo Santos de Jesus, a instalação do CREAS valoriza o bairro.

A mesma opinião é do líder comunitário Hamilton dos Santos. "Esse equipamento vem ampliar o trabalho que já vem sendo feito de assistência social dentro do bairro.
foto
E a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Maria Régis, que empresta seu nome ao CREAS, comemorou a entrega de "mais um equipamento público à comunidade. Um trabalho belíssimo de prevenção à violência".


Durante a inauguração também estiveram presentes o vice-prefeito Colbert Martins Filho, os vereadores Luiz da Feira, João de Bililiu, Cadmiel Pereira,  Zé Curuca, Lulinha da Conceição, Ron do Povo e José Carneiro, e os secretários municipais Valdomiro Silva, Ozeni Moraes, Sérgio Carneiro e o suplente de deputado federal Zé Chico.

terça-feira, 27 de junho de 2017

Durante posse de professores, José Ronaldo anuncia concurso público para a Rede Municipal de Ensino

Posse
 “Já demos início aos preparativos visando a realização de um concurso público para professores que vão ingressar na Rede Municipal de Ensino". O anúncio foi feito pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho durante a solenidade de posse dos 217 novos professores, aprovados recentemente na seleção pública através do Regime Especial de Direito Administrativo - Reda, que vão atuar a partir de julho nas escolas municipais. A solenidade aconteceu na tarde desta segunda-feira, 26, no Centro de Cultura Maestro Miro.

Apesar de não ter ainda uma data prevista, a notícia do concurso foi recebida com aplausos dos pedagogos. José Ronaldo explicou que a Prefeitura adotará as medidas necessárias para a realização do certame que abrirá vagas para as escolas municipais.
 
Os novos professores começam a trabalhar em julho e, além do salário base da categoria, também contarão com os 15% de gratificação referentes às atividades desenvolvidas em sala de aula.
“Foram disponibilizadas 300 vagas, destes, porém 217 professores se apresentaram e cumpriram os requisitos para tomar posse na função. Alguns aprovados não compareceram e outros ainda não concluíram a graduação, exigência prevista no edital do Reda”, comenta o advogado Marcus da Silva Rosa, do setor jurídico da Seduc. “Nos próximos dias divulgaremos uma segunda chamada com o objetivo de completar o quadro inicial previsto para a seleção”, acrescenta Marcus.
 
Durante a fala de boas vindas aos novos professores, a secretária de Educação, Jayana Ribeiro, destacou a importância do comprometimento no exercício da docência para os pedagogos que acabam de ingressar na Rede: “Nos empenhamos diariamente a fim de proporcionar uma educação de qualidade às nossas crianças. Temos melhorado a estruturas física das escolas, garantimos formação aos professores e todas as medidas têm objetivo de refletir diretamente nas atividades em sala de aula. Esperamos contar com o empenho dos professores neste sentido” afirma.
“Estou muito feliz em poder integrar o quadro de professores da Rede Municipal e poder contribuir com a formação das crianças da nossa cidade”, afirma Jéssica Barbosa Brito, ex-estagiária da Escola Municipal Ana Brandoa, aprovada no Reda. Jéssica e todos os outros pedagogos deverão iniciar as atividades nas escolas a partir do dia 3 de julho, quando serão retomadas as aulas na Rede Municipal, após o recesso junino.
 
Os professores deverão comparecer à Seduc a partir desta terça-feira, 27, para a escolha da escola de lotação. As vagas em cada unidade de ensino serão disponibilizadas de acordo com a ordem de classificação na seleção.

Renovado convênio de castração de animais de rua

foto
O prefeito José Ronaldo autorizou a renovação do convênio de castração de animais de ruas feito entre o Governo Municipal e a APA – Associação Protetora dos Animais. Após audiência Pública realizada na Câmara dos Vereadores para tratar sobre a situação dos animais de rua em Feira de Santana, o prefeito recebeu uma visita da instituição em seu gabinete na tarde desta segunda-feira, 26, para discutir propostas acerca do tema.

Diante desse convênio de subvenção, em que as duas partes firmam acordo de auxílio mútuo, fica estabelecido que a APA possa encaminhar os animais de rua para o Centro Municipal de Controle de Zoonoses (CCZ) para que os mesmos possam passar por um processo seguro de castração.
foto
Além de outros membros da instituição, estiveram presentes na reunião a presidente da APA, Graça Peixinho, representantes da comissão de Direitos Humanos da OAB, Carolina Busseni e Dálvaro Neto, e os vereadores Cadmiel Pereira, Beto Tourinho e Gerusa Sampaio.

Centro de Referência doa agasalhos a pessoas com anemia falciforme

foto
Um gesto de solidariedade. O Centro de Referência Municipal à Pessoa com Doença Falciforme deu inicio nesta segunda-feira, 19, a doação de roupas de frio aos pacientes assistidos ainda como parte das comemorações pelo Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme – 19 de junho. Os agasalhos foram arrecadados pelo próprio centro.

A coordenadora Luciana Brito observa que nesse período, os pacientes com anemia falciforme – doença ocasionada pela alteração genética da hemoglobina – sofrem de vasoconstrição, ou seja, a contração dos vasos sanguíneos.

“Isso dificulta a passagem do sangue para os órgãos. Portanto, devem estar bem aquecidos para evitar, inclusive, infecções respiratórias”, afirma.
foto
Os portadores da anemia falciforme apresentam fortes dores nos ossos, músculos e articulações, cansaço, tem anemia, olhos amarelados (icterícia), insuficiência renal aguda, feridas (úlceras). Em crianças pode haver edemas nas mãos e pés.


O Centro de Referência está localizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro Social Urbano (CSU), no bairro Cidade Nova. Conta com vários profissionais entre hematologista, neuropediatra, clínico, nutricionista, equipe de enfermagem, serviço social e fisioterapeuta.

Espaço do São Pedro de Humildes leva nome de Romildo Almeida

foto
O Governo Municipal decretou a nomeação do espaço onde se realiza o São Pedro de Humildes de “Circuito Romildo Almeida de Cerqueira”. Romildo foi o idealizador e responsável pela realização da primeira edição do, que veio a se tornar um dos maiores festejos juninos de todo o Brasil, fazendo dele um grande difusor da cultura nordestina.

Nascido em 9 de março de 1954, na cidade de Candeal, ele morou o distrito de Humildes e lá traçou grande parte de sua história. Romildo foi cantor e compositor, talentos os quais levaram-no a fazer parte do grupo Trio Águia Branca. Sua voz também o levou a profissão de comunicador. Foi responsável pelo programa “Quarta-feira Nordestina”, transmitido pelas rádios Ágape FM (2013), Humildes FM (2014) e WEB Rádio Humildes.
foto
A homenagem foi devida à sua contribuição cultural para a história de Feira. O decreto foi publicado no Diário Oficial Eletrônico nesta segunda-feira, 26.

Produto com selo SIM começa a chegar ao mercado em julho

foto
A partir do próximo mês, os primeiros produtos de origem animal de uma empresa local chegarão ao mercado com o selo do SIM (Serviço de Inspeção Municipal). O carimbo está relacionado à qualidade e que foi seguida, em toda a cadeia da produção, a orientação repassada pelo órgão.

Feira de Santana é um dos poucos municípios baianos a ter regulamentação própria neste setor. O DSIM é o setor encarregado de fiscalizar estes produtos, comestíveis ou não, bem como seus derivados, no âmbito municipal.

O SIM regulamenta o Serviço de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos Origem Animal no Município de Feira de Santana. “O carimbo é a garantia de que o produto passou por detalhada fiscalização antes de ser levado ao mercado”, disse o secretário de Agricultura, Joedilson Freitas.

“É um serviço de orientação e aconselhamento técnico e que fiscaliza os produtos que tem este selo”, explica o secretário. Inspeciona animais que serão levados ao abate, pescado, leite, ovos, mel – e seus derivados. O trabalho é realizado em parceria com a Vigilância Sanitária do Município.
foto
Joedilson Freitas ainda disse que o selo facilita a transação comercial, porque algumas empresas que atuam no varejo apenas aceitam negociar com produtores que apresentem este certificado. “O SIM, sem dúvidas, deixam estas empresas mais competitivas”.

Os interessados devem procurar a sede do SIM, que fica no primeiro andar do Paço Maria Quitéria. O diretor do DSIM, Johannes Leandro, disse que os interessados ficam conhecendo com o seu negócio deve funcionar dentro dos padrões estabelecidos e cumprindo as cinco etapas exigidas.


“O selo é uma garantia de que o estabelecimento está produzindo dentro das normas previstas de higiene”, afirmou o diretor. O prazo de validade do SIM é de um ano e sua abrangência está limitada ao município. O regulamento do SIM foi publicado na edição do dia 24 de setembro de 2016, do site www.diariooficial.feiradesantana.ba.gov.br.

Índice de mortes nas rodovias estaduais da Bahia reduz 20% durante o São João

Operação S�%A
 O número de mortes nas rodovias estaduais da Bahia reduziu em 20%, este ano, durante o período do São João, em comparação com o ano passado. O dado foi divulgado nesta segunda-feira (26) pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que integra a Polícia Militar. A operação São João foi realizada pala PRE entre a quinta-feira (2) e esta segunda.

Conforme a assessoria da PM, este ano foram registrados nas rodovias estaduais 33 acidentes com quatro mortes e 29 feridos, sendo 9 deles com lesões graves. A maioria das mortes aconteceu no domingo (25). Em 2016, foram cinco óbitos nas estradas durante o período junino.
 
Segundo a Polícia Militar, houve aumento de 33% e 50%, respectivamente, no número de vítimas com ferimentos leves e graves este ano em comparação com o ano passado.
De acordo com a assessoria da PM, as ações preventivas foram feitas por meio do Batalhão de Polícia Rodoviária e das Companhias Independentes de Policiamento Rodoviário (1ª CIPRv/Itabuna, 2ª CIPRv/Brumado e 3ª CIPRv/Barreiras).
 
Durante a Operação São João a PM abordou 8.228 pessoas e 5.504 veículos. Destes, 1.141 foram autuados e 86 retidos. Houve também o recolhimento de 25 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e de 33 Certificados de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV). Nos quatro dias de operação, 547 veículos foram flagrados por excesso de velocidade com a utilização de radares estáticos e móveis e duas pessoas foram conduzidas às delegacias por dirigirem sob efeito de bebida alcóolica.
 
Na sexta-feira (23), nas proximidades do "Trevo do Galego", BA-386, uma guarnição abordou três pessoas que estavam em veículo, onde foi encontrado certa quantidade de haxixe e maconha, dinheiro, balança e outros objetos. O material e os presos foram apresentados na delegacia de Porto Seguro, no sul do estado.
Na BA-099, também conhecida como Estrada do Coco, a CLN, concessionária responsável pela rodovia, registrou o tráfego de cerca de 66 mil veículos durante o São João. A operação especial começou no dia 23 de junho e seguiu até o domingo (25). Nos três dias em que a CLN trabalhou em regime especial, a Concessionária realizou 66 atendimentos aos usuários, uma média de 22 por dia.
 
Conforme a CLN, o número de acidentes este ano foi maior do que em 2016. No ano passado foram três acidentes e em 2017, cinco. Foi registrado um atropelamento com uma morte, nas imediações do Distrito de Arembepe, no Km 23, sentido Salvador.
 
Informações do g1 

Fã invade palco, derruba Simaria e Simone agride rapaz:' vi o cara derrubar minha irmã meti a porrada'

Simaria e Simone
 Um fã invadiu o palco de um show em São João em Amargosa, a cerca de 240 quilômetros de Salvador (BA), derrubou a cantora Simaria, da dupla Simone e Simaria, e foi agredido pela irmã dela, Simone, na noite deste domingo (25).

A situação foi gravada em vídeo, que foi publicado na internet. Nas imagens, é possível ver quando o homem sobe no lado direito do palco, agarra e derruba a cantora Simaria. Os seguranças do show contêm o fã, mas ele ainda partiu para cima de Simone, que o agrediu.
 
O show continuou após o incidente e a assessoria da dupla informou que elas não irão mais se pronunciar sobre o caso. O fã que invadiu o palco não foi identificado. O G1 tentou falar com a prefeitura da cidade, responsável pela apresentação, mas não conseguiu contato até a publicação desta reportagem.

 
De acordo com a assessoria de imprensa das cantoras, Simaria teve uma corrente no pescoço quebrada e sofreu ferimentos no joelho com a queda. Logo após o incidente, Simone pediu desculpas ao público e explicou porque resolveu interferir e ajudar a irmã.
 
“Rapaz, vocês vão me perdoar, mas eu vi o cara derrubar minha irmã no chão, eu ‘meti a porrada’ nele. Quem tem irmão sabe. Eu dou minha vida pela minha irmã e em uma situação dessa...Quer beijar, beija com carinho”, disse. Ela ainda contou que sofreu um arranhão do homem que invadiu o palco.
 
 
Informações do g1 

Inscrições abertas para curso Gestão da Inovação e Tecnologia

Capacitação
 Estão abertas as inscrições para o curso Gestão da Inovação e Tecnologia, oferecido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-BA) em parceria com o Sebrae, com o objetivo de capacitar empresários e gestores industriais de micro e pequenas empresas, ampliando a visão global e estratégica sobre a temática da inovação. O início das aulas está previsto para 8 de julho, na sede do IEL em Feira de Santana, localizado na Rua Gonçalo Alves Boaventura, S/N, no bairro Alto do Cruzeiro.

Com duração de 90 horas, o curso será ministrado em encontros quinzenais aos sábados (de 8h às 12h e de 13 às 17h). A capacitação é dividida em nove módulos e vai abordar os temas: a importância da inovação para se manter no mercado; inovações sustentáveis; oficina de criatividade e design thinking; como gerenciar e motivar a equipe para a inovação; modelando negócios e vendendo valor; marcas e patentes - como se proteger; como buscar apoio para financiar inovações; elaboração de projetos para captar recursos; e implantação de ferramentas de inovação na empresa. Neste último módulo, as empresas participantes terão 30h de coaching para implantar projetos de inovação.
 
Parceria
O curso integra as atividades do Programa de Capacitação Empresarial, de âmbito nacional, resultado da parceria do IEL com o Sebrae. O programa é voltado ao aperfeiçoamento da liderança como forma de contribuir para a competitividade da indústria brasileira.
 
Os interessados podem se inscrever pela internet (http://internotes.fieb.org.br/eventos/inovacaofsa01). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail educaiel.fsa@fieb.org.br ou pelos telefones (75) 3602-9766 ou (75) 3602-9785. O investimento é de R$ 495. Empresas associadas ao Centro das Indústrias do Estado da Bahia e de sindicatos filiados à Federação das indústrias do Estado da Bahia contam com desconto de 10%.

IX Conferência Municipal de Saúde será nesta terça, 27

Conferência de Sa�
 Discutir propostas e melhorias para a saúde pública é o objetivo da IX Conferência Municipal de Saúde que acontece nesta terça-feira, 27, com o tema “Planejar é necessário”. O evento será realizado a partir das 13h, no auditório Dr. João Batista Cerqueira, na Secretaria Municipal de Saúde.

Durante todo o mês, as Unidades de Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família realizaram Pré-Conferências nos bairros para eleger seus representantes e identificar propostas de melhorias. Assim também o Conselho Municipal de Saúde realizou a eleição de representantes de organizações não governamentais, no dia 14.
 
Os delegados eleitos irão analisar e discutir demandas que buscam fortalecer os serviços públicos de saúde, gerando benefícios para a comunidade.
 
A Conferência de Saúde irá subsidiar a confecção do Plano Municipal.

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Última noite do São João de São José com surpresas

São João de S%C
 A última noite do São João de São José começou ao som do violino da banda da cantora Geruza Guedes. E as surpresas não pararam por aí. Um trio pernambucano arretado levantou o público.

Mas a noite deste sábado, 24, em Maria Quitéria não teve só música. Teve de tudo um pouco. No palco 2, apresentação da quadrilha junina Arraiá da Juventude.
 
Teve também o beiju de Antônia dos Santos Silva. “Sexta e hoje (sábado) as vendas foram muito boas”, analisa. Vitor Pereira aproveitou para faturar vendendo chapéus. “Festa para maioria das pessoas e sobrevivência para mim”, compara, acrescentando que a festa foi muito boa também para as vendas.
Trabalho duro na base móvel da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência. Câmeras de segurança espalhadas pelo distrito não deixaram passar nada. Mas a festa foi tranquila.
 
Voltando ao palco, a segunda atração da noite foi o arrocha de Ítalo França. “Foi maravilhoso tocar no São João de São José. Trouxemos o romantismo pra esquentar os casais”, destaca.
SURPRESA BOA
Aí chegou a grande (e agradável) surpresa da noite. Depois do violino no forró, uma banda arretada. Eles ficaram conhecidos através do programa Super Star, da Rede Globo. O grupo pernambucano Fulô de Mandacaru levantou o público. Do figurino ao repertório, uma exaltação ao Nordeste.
 
O grupo conseguiu uma perfeita harmonia entre os tradicionais, triângulo, zabumba e sanfona, com o auxílio luuxuoso da guitarra, baixo, bateria, percussão e teclado.
Sobre a primeira vez no São João de São José, o trio se surpreendeu positivamente com o público e deixou a porta aberta para a volta em 2018. “A Bahia nos abraçou. Feira de Santana nos acolheu maravilhosamente bem aqui no São João de São José. Ano que vem seria uma honra voltar”.
 
Na sequência, o arrocha de Mayrone Brandão invadiu a madrugada. Momento de romantismo e dançar agarradinho. E assim chegou ao fim mais uma edição do São João de São José. Que venha o São Pedro!

Forró Jegue resgata tradição do São João de porta em porta

Forró Jegue
 Os pequenos Inês, de um aninho, e Guilherme, de apenas 10 meses, foram os foliões mais jovens. No colo das mamães os dois relaxaram. Já seu Milton Rodrigues tem 70 anos. É corretor de imóveis em Salvador, mas não abre mão de participar do Forró Jegue, no distrito de Jaíba.

A décima terceira edição aconteceu nesse sábado, 24, com início no final da manhã. Uma festa onde dezenas de foliões com camisa padronizada saem em caravana pela zona rural, visitando chácaras.
 
Carroças enfeitadas e puxadas por jegues carregam o som. Muito forró. Para reabastecer as energias de tanta gente, muita comida típica. O licor não falta. O estoque é grande.
A auxiliar de serviços gerais Jeciene Almeida não perde uma edição. “Desde a primeira estou aqui. É muito bom, todo mundo brincando em clima de respeito”, justifica.
 
Celso Dantas é auxiliar de enfermagem. Ano passado conheceu o Forró Jegue. Voltou esse ano. “Tenho parentes em Jaíba e conheci a festa. Adorei e se Deus quiser voltarei sempre”, acentua.
Um dos coordenadores é Davi Neri. Segundo ele, tudo começou quando um grupo de amigos do distrito se reuniu para resgatar uma tradição. “A gente sentia falta do São João em que nossos pais e avós passavam nas casas e havia toda uma cultura em volta disso. Quem não lembra daquela pergunta: São João passou por aqui?”, explica.
 
NO CALENDÁRIO
A partir daí, há 13 anos, não parou mais. Só fez crescer em organização e participação. Uma prova disso é que está inserida no calendário oficial de festejos do município. Graças a um projeto de lei do vereador Lulinha.
“Foi um justo reconhecimento a uma festa popular que resgata essa linda tradição junina da visita e da amizade”, acentua o vereador, um dos organizadores do evento.
 
Uma das chácaras visitadas é a do aposentado Geraldo da Silva, de 85 anos. Com prazer, recebe a caravana da alegria com toda a familia, e oferece uma recepção digna dos melhores anfitriões. “Recebo a turma do Forró Jegue na minha casa com prazer e satisfação para colaborar pra essa bonita tradição não morrer”, destaca.
 
E esse ano o Forró Jegue teve a participação do secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges, e do diretor municipal de Eventos da pasta, Naron Vasconcelos. Ao final do percurso, teve show da banda Musical Desejo, do cantor Samuel Magalhães e do forrozeiro Ivanildo do Forró.

Tiquaruçu mantém viva a tradição do São João em família

São João em família
 Crianças brincando e dançando na rua e adultos na porta de casa, saboreando um licor acompanhado das muitas comidas típicas, ao som de muito forró. Foi assim a primeira noite do São João do distrito de Tiquaruçu, na sexta-feira, 23.

Viviane Coutinho, técnica em enfermagem, mora em Tiquaruçu. Ela costuma receber amigos e familiares no distrito. A festa é na porta de casa, que fica a poucos metros do palco montado pela Prefeitura para apresentação das atrações contratadas. “Passar o São João aqui é uma tradição que vem dos meus pais e que mantenho com muito orgulho e satisfação com toda a família”, destaca.
A funcionária pública Graça Melo também reside em Tiquaruçu. Nesse São João recebeu amigos de Salvador. Uma festa animada, em família. “Temos um São João bem em família. Daqui de casa temos uma situação privilegiada, onde acompanhamos todas as atrações da festa”, acentua.
 
Tanto Viviane quanto Graça colaboram para manter viva a tradição do São João em ambiente familiar, recebendo amigos e parentes em casa. E é esta a principal característica dos festejos juninos em Tiquaruçu.
A estudante Bárbara dos Santos mora no distrito, Ela sempre preferiu curtir os festejos juninos na localidade. “Gosto de ficar com a família e aqui tem boas atrações”, justifica.
 
O jovem Carlos Eduardo Silva de Souza também prefere a festa “caseira”. Para ele, os festejos em Tiquaruçu não devem em nada a outros lugares. “Eu gosto de forró bom e aqui tem atrações que valorizam esse tipo de música. Só no São Pedro vou a Humildes”, acentua.
 
ESTRUTURA
A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, promoveu dois dias de festa, que termina nesse sábado, 24. O prefeito José Ronaldo marcou presença no distrito, acompanhado pelo secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges. Circulou pela área da festa e foi cumprimentado pelos moradores. “O prefeito José Ronaldo vamoriza nosso distrito”, reconhece o agricultor Silvino Andrade Santos.
No primeiro dia do São João em Tiauaruçu, os shows ficaram por conta de Edy Forró, Banda 17 por 8, Bete Dias, Sela Vaqueira e Márcio Alves.
 
Para encerrar a festa, nesse sábado, 24, tem shows com Beto Cardoso, Couro Tatuado, Zé Araujo e Garnizé.

Tayrone promove a noite do romantismo no São João de São José

Show de Tayrone
 O São João é mesmo uma festa democrática, onde a variedade de ritmos é cada vez mais presente. Uma prova disso aconteceu na noite de sexta-feira, 23, no São João de São José. O show de Tayrone embalou corações apaixonados na noite fria do distrito de Maria Quitéria.

Noite perfeita para os casais. Fernando Nascimento e Bianca Souza formaram um desses casais. Namorados há 2 anos, viram o show de Tayrone agarradinhos. “Gosto de Tayrone e pedi a ele (o namorado) pra me trazer. Ele não foi um amor?”, perguntou em tom de elogio a jovem Bianca.
Com bem mais festas juninas na vida, o experiente casal Carlos Alberto Bispo e Solange Pereira não se desgrudou. “Estar com meu marido é sempre motivo de alegria”, disse a apaixonada dona de casa Solange.
 
Se embaixo, na pista, o clima era de romantismo, no palco, Tayrone ditava a trilha sonora da noite. Músicas novas e antigos sucessos. O cantor chamou o prefeito José Ronaldo para dançar. Convite aceito, os dois arriscaram alguns passos. Tudo em clima de descontração. “O prefeito dança bem”, elogiou Tayrone.
O secretário municipal Edson Borges, de Cultura, Esporte e Lazer, também marcou presença, dentre outras autoridades.
 
A noite ainda teve shows da cantora Cecília Castele, da banda Kixiote é Esse?, do cantor Dan Ferraz e Pense Neu.
 
A festa em São José termina nesse sábado à noite. A partir das 21h se apresentam Geruza Guedes, Mayrone, Italo França, Fulô de Mandacaru e Pau na Mulera.