A futura capacidade de acúmulo de água do tanque da Caatinga, localizado no povoado do mesmo nome no distrito de Tiquaruçu, foi aumentado em até dez vezes a partir da intervenção na sua parte física realizada pela Prefeitura de Feira de Santana. Foi transformado em um açude de porte médio.
“A gente agora está esperando as chuvas para que o açude encha novamente”, disse o agricultor Silvânio Coutinho de Jesus. “Uma coisa é certa: o açude cheio é garantia de que pelo menos água para os animais a gente vai ter por muito tempo”. A última reforma do local foi realizada na década de 60.
O agricultor Raimundo Coutinho Cerqueira espera que, pelo tamanho esperado, o açude também seja povoado por peixes. “Aqui vai ser bem usado pelos animais e como espaço de lazer”. De acordo com ele, aos finais de semana centenas de pessoas usam o local para diversão.
A ampliação foi realizada em algumas semanas, pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Além da retirada do material do seu leito, as máquinas e equipamentos foram usados no seu alargamento e elevação em mais de três metros da parede que represa a água.
A nova capacidade de armazenamento vai beneficiar as centenas de famílias de pequenos produtores rurais que moram próximo ao açude, principalmente aqueles que tem pequenos rebanhos e que enfrentam problemas para o abastecimento de água para as criações.
Na sua capacidade máxima, o açude terá condições para atender a necessidade dos moradores do povoado durante vários meses. “A determinação do governo municipal é transformar estas aguadas em açude, que atenderão perfeitamente as necessidades das comunidades”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário