As principais ocorrências por queimadura foi assunto abordado na Sessão Científica do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), realizada na noite desta segunda-feira, 19, no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, da Secretaria de Saúde.
A palestra foi conduzida pela especialista em feridas, doutora Evanilda Carvalho, que destacou os principais agentes etiológicos das queimaduras: líquido quente ou combustível, chama quente, produto químico e eletricidade. Entre as pessoas mais acometidas estão os idosos e as crianças.
“70% das ocorrências acontecem nas casas, dentro da cozinha, sendo as crianças menores de 10 anos as principais vítimas”, afirmou a enfermeira.
Segundo o DATASUS, estima-se que ocorram cerca de 1.000.000 de acidentes com queimaduras no Brasil por ano, sem restrição de sexo, procedência ou classe social. Destas vítimas, cerca de 100.000 poderão procurar atendimento hospitalar e em torno de 2.500 podem chegar a óbito.
Na sessão científica compareceram profissionais da saúde e estudantes da área, que lotaram o espaço. A coordenadora do SAMU, Maíza Macedo, falou da importância em discutir esse tema, nesta época do ano. “Consideramos que junho é um mês em que as estatísticas aumentam no que se refere a incidência de pessoas queimadas, isso por conta das fogueiras e dos fogos de artifício”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário