Submarino

AQUI TEM TRABALHO

terça-feira, 20 de junho de 2017

Sessão Científica do SAMU aborda acidentes com queimaduras

foto
As principais ocorrências por queimadura foi assunto abordado na Sessão Científica do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), realizada na noite desta segunda-feira, 19, no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, da Secretaria de Saúde.

A palestra foi conduzida pela especialista em feridas, doutora Evanilda Carvalho, que destacou os principais agentes etiológicos das queimaduras: líquido quente ou combustível, chama quente, produto químico e eletricidade. Entre as pessoas mais acometidas estão os idosos e as crianças.

“70% das ocorrências acontecem nas casas, dentro da cozinha, sendo as crianças menores de 10 anos as principais vítimas”, afirmou a enfermeira.
foto
Segundo o DATASUS, estima-se que ocorram cerca de 1.000.000 de acidentes com queimaduras no Brasil por ano, sem restrição de sexo, procedência ou classe social. Destas vítimas, cerca de 100.000 poderão procurar atendimento hospitalar e em torno de 2.500 podem chegar a óbito. 

Na sessão científica compareceram profissionais da saúde e estudantes da área, que lotaram o espaço. A coordenadora do SAMU, Maíza Macedo,  falou da importância em discutir esse tema, nesta época do ano. “Consideramos que junho é um mês em que as estatísticas aumentam no que se refere a incidência de pessoas queimadas, isso por conta das fogueiras e dos fogos de artifício”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário