Feira de Santana encontra-se com 102,15% do grupo prioritário imunizado contra a influenza e mesmo com o fim da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde continua a realizar a vacinação com as doses restantes. Cerca de sete mil doses estão em estoque e todas as unidades de saúde continuam abastecidas com o imunizante.
“É importante que essas pessoas que fazem parte do grupo prioritário e ainda não foram vacinadas, procurem as unidades de saúde enquanto ainda há vacina porque não vamos receber novas remessas”, orienta Carlos Henrique Valverde, referência técnica em imunização.
Carlos Henrique ainda ressalta que a procura pela segunda dose para as crianças continua baixa. “Os pais e responsáveis devem ficar atentos a questão da segunda dose. Com esse reforço a criança fica mais protegida”, afirma.
A campanha de vacinação contra a influenza chegou ao fim no mês de junho e o direito a vacina foi aberto para um novo público: crianças de cinco a nove anos e adultos de 50 a 59 anos. De acordo com o Ministério da Saúde a abertura para esse grupo se deu porque as crianças apresentam melhor resposta a vacina, já os adultos dessa idade possuem maior carga de doença, elevando o percentual de risco e vulnerabilidade ao óbito.
Mesmo com a inclusão e um novo grupo, idosos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mulheres em período pós-parto, portadores de doenças crônicas, professores da rede pública e privada, trabalhadores da saúde, indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional continuam a ter o direito a vacina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário