Submarino

AQUI TEM TRABALHO

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Prefeitura de Feira reforça frota de ônibus para o ENEM neste domingo

 

Usuários terão meia-passagem e integração por toda cidade

As linhas de transporte público urbano que atendem aos locais de aplicação de prova na primeira fase do Enem 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio), em Feira de Santana, serão reforçadas com 22 ônibus extras, neste domingo, 03.

A operação especial envolve, ao todo, 75 veículos das concessionárias Rosa e São João. Os ônibus extras circulam a partir das 11h e o último balão às 19h.

O secretário de Mobilidade Urbana, Sérgio Carneiro explica que o incremento de frota será de 60% nas linhas de maior demanda de passageiros, como o SIT (Sistema Integrado de Transporte), BRT (Bus Rapid Transit) e FeiraMob. 

"Mais uma vez, por determinação do prefeito Colbert Filho, garantiremos o acesso dos estudantes aos locais de realização do Enem", afirma. Mais dois ônibus estarão reservados à disposição da operação especial de mobilidade.

Os terminais Central, Norte, Sul, Pampalona, Noide Cerqueira, Ayrton Senna e as estações da linha BRT-1 (Av. Getúlio Vargas) e BRT-2 (Av. João Durval / Av. Ayrton Senna) estarão integrados e funcionando para facilitar a mobilidade do estudante.

A Prefeitura de Feira também vai assegurar o benefício social da meia-passagem (R$ 2,45) aplicada aos domingos e feriados. O estudante de posse do cartão Via Feira poderá pegar mais de um ônibus e pagar uma só tarifa por meio da integração - em qualquer ponto da cidade - no intervalo de até 2 horas.

Fiscais da Semob orientam os usuários nos principais pontos de embarque e desembarque.

CITTAMOBI

O passageiro pode utilizar o Cittamobi, maior aplicativo de mobilidade urbana do Brasil, para acompanhar informações sobre horários de ônibus, rotas alternativas e alertas sobre desvios e interrupções. 

Além do aplicativo de navegação padrão, o app oferece o Cittamobi Acessibilidade, ferramenta inovadora que oferta segurança e autonomia dos usuários com deficiência visual.

APP KIM

Por meio do aplicativo KIM, o usuário escolhe a melhor forma de pagar a tarifa ou realizar recargas por QR Code, PIX, cartão de crédito ou débito, boleto ou transferência bancária.

Através do app é possível acompanhar de forma 100% digital previsões de parada e horário dos ônibus de preferência, local de embarque mais próximo ou "favoritar" linhas.

Confira as linhas com atendimento extra:

003 - UEFS Direta.
064 - Campo Limpo via Baraúna.
066 - Conceição I via Parque Brasil
087 - UEFS via Maria Quitéria
088 - UEFS via Sobradinho
007 - Jardim Brasil
008 - Fraternidade via João Durval
018 - Aviário via 35ªBI
019 - Feira X - 01 ônibus
020 - Feira VII via Oyama
039 - Tanquinho
085 - Santa Antônio
086 - SIM Corredor dos Araçás
107 - Parque Getúlio Vargas
115 - Asa Branca via Pampalona 
BRT2 - Conder via Av. João Durval Carneiro
007 - Jardim Brasil

Foto: Andrews Pedra Branca

UPA Queimadinha encerra ações do Outubro Rosa com conscientização sobre o câncer de mama

 

Nesta quarta-feira (30), a unidade promoveu um evento especial, cujo tema central foi o autoexame das mamas

Durante o mês de outubro, a Unidade de Pronto Atendimento Elizabete Dias (UPA Queimadinha) realizou uma série de atividades em alusão ao Outubro Rosa, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. As ações, voltadas para pacientes e funcionários, incluíram palestras, dinâmicas e momentos de reflexão sobre o cuidado com a saúde das mamas.

Nesta quarta-feira (30), a unidade promoveu um evento especial, cujo tema central foi o autoexame das mamas e como identificar possíveis alterações, como caroços, mudanças de forma, cor, tamanho e textura. O encontro contou com a presença de Kireia Fernandes, paciente oncológica em fase final de tratamento, que compartilhou sua trajetória de luta contra o câncer de mama, inspirando todos os presentes com sua história de superação e resiliência.

Além da palestra, os participantes, entre pacientes e colaboradores, participaram de uma conversa sobre prevenção e a importância do diagnóstico precoce, com orientações para identificar sinais iniciais da doença. O evento também trouxe momentos de descontração, com dinâmicas, distribuição de brindes e lembrancinhas para funcionários e pacientes, promovendo um ambiente de acolhimento e solidariedade.

A enfermeira Priscila Bittencourt, envolvida na organização do evento, reforçou o compromisso da unidade com o cuidado humanizado. 

"Cada gesto de carinho, cada palavra de conforto e cada olhar acolhedor faz uma diferença imensa para todos que passam por aqui. Buscamos transformar a experiência dos pacientes e funcionários com uma dedicação que vai além do cuidado técnico; oferecemos uma presença humana e sensível. Nos momentos difíceis, trazemos leveza; nos momentos de incerteza, oferecemos segurança. A humanização não é apenas uma prática, é um valor essencial que nos conecta, fortalece e acolhe. Cada sorriso, cada cuidado genuíno tem um impacto profundo e especial”, declarou.

A Micareta começou a se formar na Rua de Aurora em 1934

 

Não há discussão sobre o início da Micareta em 1937; todavia, Manoel de Emília, do bloco As Melindrosas, afirmava que, desde 1934 "os rapazes da Família Fadigas" realizavam a festa na Rua de Aurora

No mês de abril, anualmente, Feira de Santana se modifica, tomando proporções gigantescas, efervescendo de alegria e animação. É o período da Micareta, festa momesca fora do roteiro do Carnaval, que é comum em tantas outras cidades brasileiras e, pode-se dizer, no mundo inteiro. A Micareta é uma festa diferente, autenticamente feirense, genuinamente sertaneja, que ganhou enorme prestígio, tanto que hoje acontece em outras cidades brasileiras e até fora do país, em períodos diferentes do Carnaval, que é incomparavelmente mais antigo e “importado”. A Micareta é um produto brasileiro.

Oficialmente, e isso não se discute mais, o início dessa grande folia está datado no ano de 1937, quando ocorreu o último Carnaval da Princesa, evento precedido durante algum tempo pelo Entrudo, de origem portuguesa, que era considerado uma brincadeira violenta e desagradava a muitos. Em 1937, o Carnaval feirense desaparecia para o cenário ganhar o nome que mantém, mas fortes chuvas tiraram o brilho da festa, gerando um adiamento pelo prefeito Heráclito Dias de Carvalho. Posteriormente, com a formação de uma comissão própria, ficou definido que o evento, já titulado como Micareta, ocorreria 15 dias após a Semana Santa, em respeito ao calendário da Igreja Católica.

Nada disso é discutível. Há, no entanto, um detalhe interessante que nunca é enunciado sobre o festejo e que era sempre falado pelo folião fundador e integrante do bloco “As Melindrosas”, Manoel Fausto dos Santos — absolutamente conhecido como Manoel de Emílio, desportista de excelência e fundador do Botafogo de Feira de Santana, sua paixão ao lado da Micareta.

“A Micareta começou em 1937, mas em 1934 ela já era realizada pelos rapazes da Família Fadigas na Rua de Aurora”. Conforme Manoel de Emília, embora a cidade comemorasse o Carnaval em 1934, “os rapazes da Família Fadigas fizeram a festa pela primeira vez na Rua de Aurora”. Assim, quando foi organizada a Micareta por uma comissão, contando com os nomes de Maneca Ferreira, João Bojô, Oscar Marques, dentre outros, a semente já havia sido lançada e germinou fortemente, tornando-se uma frondosa festança.

Aqui não há objetivo de contestação quanto ao surgimento da Micareta. Apenas ressalto a importante informação do saudoso Manoel de Emília, cuja respeitabilidade sempre foi reconhecida, sobre a participação da Família Fadigas na origem da festa. Não existem registros sobre o fato, até porque não haveria motivo para isso, tratando-se de uma brincadeira de jovens, talvez não interessados no Entrudo, tampouco no Carnaval. Fica, portanto, como uma lembrança, nada mais do que uma informação do âmago da maior festa momesca do mundo, fora do Carnaval: a Micareta!

Por: Zadir Marques Porto

Casa do Trabalhador está com 160 vagas abertas para atender o Mineirão Atacarejo

 

As vagas são para profissionais de ambos os sexos, com ou sem experiência

A Casa do Trabalhador está disponibilizando 160 vagas para quem está em busca de emprego. A demanda é para atender à rede Mineirão Atacarejo, empresa que está sendo instalada em Feira de Santana no antigo Ecassa, bairro Capuchinhos.

As vagas são para profissionais de ambos os sexos, com ou sem experiência, e para preencher as seguintes funções: estoquista, açougueiro, auxiliar administrativo, caixa, conferente, operador de empilhadeira, entre outras.

Os interessados devem se dirigir até a Casa do Trabalhador munidos de documentos pessoais [RG, CPF, Carteira de Trabalho], das 8h às 17h, para efetuar ou atualizar o cadastro. Vale informar que as entrevistas estarão sendo feitas até o dia 8 de novembro.

“Os responsáveis pelo setor de recursos humanos do Mineirão Atacarejo nos procuraram com a finalidade de otimizar o processo de encaminhamento de candidatos interessados em trabalhar na nova rede de mercado que está chegando na cidade. Colocamos a Casa do Trabalhador à disposição para fazer essa intermediação”, afirmou o diretor do órgão municipal Fábio Souza. 

Parque da Cidade entrega quiosques reformados e oferece mais espaços de lazer aos visitantes

 

A Prefeitura de Feira de Santana entregou dois quiosques reformados que prometem aumentar a comodidade e o lazer para os frequentadores no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho. Com uma estrutura totalmente reconstruída, o novo espaço conta com banheiros femininos e masculinos com acessibilidade, mesas para jogos de xadrez e uma área voltada para socialização e alimentação. 

“Fizemos também uma área com mesas para jogos e outra para relaxar e reunir a família. Os banheiros masculinos e femininos são acessíveis para pessoas com necessidades especiais, reforçando nosso compromisso com a acessibilidade para que todos possam aproveitar”, ressaltou João Falcão, diretor do Departamento de Áreas Verdes.

João Falcão, explicou as melhorias e a reconstrução necessária dos quiosques. Segundo ele, os antigos quiosques de números 6 e 7 foram demolidos e erguidos novamente do zero devido ao risco estrutural que apresentavam, causado principalmente pela falta de drenagem adequada, o que levou à invasão da água das chuvas. 

“Aqui existiam oito quiosques, sendo que um era duplo, o seis e o sete, que tiveram sérios problemas, principalmente com a questão da água. Com as chuvas, a água invadia. Este foi demolido e reconstruído totalmente do zero”, afirma João Falcão.

O projeto da nova estrutura também incluiu a modernização de redes elétrica, hidráulica e de esgoto. Outro ponto importante destacado pelo diretor foi a construção de 10 mil metros de drenagem para águas pluviais, uma medida que evita danos nas pistas e nas novas estruturas. O projeto também incluiu o revestimento em cerâmica das pilastras, valorizando o visual e a durabilidade do espaço.

O novo quiosque já está disponível para o público, oferecendo um ambiente mais seguro, acessível e convidativo, que espera ser um novo ponto de encontro para os visitantes do Parque da Cidade.

Outubro Rosa: Agendamento com mastologista pode ser feito pelo aplicativo Feira Conectada

 

Desde a implementação da ferramenta, 332 agendamentos para a especialidade já foram realizados

As mulheres de Feira de Santana já podem agendar suas consultas com mastologista de forma rápida e prática através do aplicativo Feira Conectada, disponível nas plataformas Android e iOS. Desde a implementação da ferramenta, 332 agendamentos para a especialidade já foram realizados, facilitando o acesso das mulheres ao diagnóstico precoce do câncer de mama e outros cuidados com a saúde.

A secretária de Saúde, Cristiane Campos, destaca a importância do acesso contínuo aos serviços de saúde da mulher. "Garantir que as mulheres possam agendar consultas e exames de forma prática e sem burocracia é essencial para o diagnóstico precoce de diversas doenças. O aplicativo Feira Conectada tem sido uma ferramenta importante para facilitar o acesso e ampliar a cobertura dos atendimentos".

A dinâmica de agendamento é simples e eficiente. A usuária deve enviar os documentos necessários. Após isso, o setor de regulação da Secretaria Municipal de Saúde verifica a disponibilidade e retorna com a confirmação da consulta ou sugere uma nova data. Se a data sugerida não for viável, a paciente pode propor um novo horário, que será analisado pela SMS.

A Secretaria de Saúde informa aos usuários que, para realizar marcações de consultas e exames pelo aplicativo Feira Conectada, é importante ficar atento às instruções relacionadas ao envio dos documentos necessários para a conclusão do procedimento. Também deve acompanhar a tramitação da solicitação pelo aplicativo.

Mesmo com o fim da campanha Outubro Rosa, a SMS lembra que os serviços voltados à saúde da mulher seguem ativos durante todo o ano. Além das consultas com mastologista, os exames de mamografia na rede pública podem ser agendados pelo aplicativo Feira Conectada, proporcionando mais comodidade e agilidade no acesso ao diagnóstico.

Para quem ainda encontra dificuldades em utilizar o aplicativo, a SMS reforça que as unidades de saúde dos bairros e distritos seguem oferecendo suporte no agendamento de consultas e exames, assegurando que todos tenham acesso aos cuidados necessários.

Confira o funcionamento do comércio nos feriados de novembro

 

Vale destacar que o decreto não impede o pagamento de horas extraordinárias, assim como de qualquer outro adicional devido

A Prefeitura de Feira de Santana divulgou nesta quinta-feira (31) como fica o funcionamento dos estabelecimentos comerciais nos feriados do mês de novembro. A medida considera a solicitação conjunta do Sindicato do Comércio de Feira de Santana e do Sindicato dos Empregados no Comércio de Feira de Santana, em função do Dia de Finados, Dia da Proclamação da República e Dia da Consciência Negra. O decreto foi publicado no Diário Oficial Eletrônico.

Vale destacar que o decreto não impede o pagamento de horas extraordinárias, assim como de qualquer outro adicional devido, consoante à legislação trabalhista ou acordo coletivo de trabalho.

Neste sábado (2), Dia de Finados, o comércio será fechado e fica permitido apenas o funcionamento de atividades essenciais e atividades relacionadas ao dia de Finados, como floriculturas e afins. Nos bairros o funcionamento é autorizado das 8h às 14h. Já os shoppings centers estão autorizados a funcionar de acordo com a Lei Municipal Nº 2.299/2001.

Na sexta-feira (15 de Novembro), Dia da Proclamação da República, o comércio está autorizado a funcionar das 8h às 15h. Enquanto nos bairros das 8h às 14h. Já os shoppings centers estão autorizados a funcionar de acordo com a Lei Municipal Nº 2.299/2001.

No Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, uma quarta-feira, o comércio no Centro será fechado. Fica permitido apenas as atividades essenciais. Nos bairros está autorizado a funcionar das 8h às 14h. Já os shoppings centers estão autorizados a funcionar de acordo com a Lei Municipal Nº 2.299/2001.

Confira na íntegra:

I – Dia 02 de novembro de 2024 (sábado) – Finados:
• Centro FECHADO;
• Aberto apenas atividades essenciais e atividades relacionadas ao dia de Finados (Floriculturas e etc...);
• Bairros ABERTOS das 08h às 14 horas;
• Shopping Center – Autorizados de Acordo com a Lei Municipal Nº 2.299/2001.

II – Dia 15 de novembro de 2024 (sexta-feira) – Proclamação da República:
• Centro ABERTO das 08h às 15 horas;
• Bairros ABERTOS das 08h às 14 horas;
• Shopping Center – Autorizados de Acordo com a Lei Municipal Nº 2.299/2001.

III – Dia 20 de novembro de 2024 (quarta-feira) – Consciência Negra:
• Centro FECHADO;
• Aberto apenas atividades essenciais;
• Bairros ABERTOS das 08h às 14 horas;
• Shopping Center – Autorizados de Acordo com a Lei Municipal Nº 2.299/2001.

“Gilsam Canta Terreiro” será lançado em todas as plataformas digitais de áudio e música no dia 1º de Novembro.

 

O cantor e compositor Gilsam lança seu novo álbum, “Gilsam Canta Terreiro”, uma profunda imersão nos ritmos de matriz africana, Ijexá e Afoxé. O trabalho, com dez faixas inéditas, sendo a maioria em homenagem às músicas de terreiro, e uma música em homenagem à icônica personalidade baiana de Negra Jhô.

“Gilsam Canta Terreiro” é um convite à celebração da cultura afro-brasileira, com letras que exaltam a força, a ancestralidade e a espiritualidade. As melodias envolventes e os arranjos ricos na percussão assinada pelo Mestre Bel da Bonita transportam o ouvinte para um universo de fé, dança e música com letras bem elaboradas e destacado trabalho de estúdio de todos os músicos: Anselmo Roberto, Bel da Bonita, Adriano Olliver, Gilmar Araújo, Roberval, Tito Pereira, Marcia Porto, Batista Lima, Dade Oliveira, Elder Silva, Rogério Ferrer, Ronaldo, Pi Batera.

                                                               Card de Divulgação

Para Gilsam este disco é um divisor de águas visto que, a predominância de trabalhos lançados é no ritmo do Reggae. O diferencial de Gilsam Canta Terreiro está no ritmo, na cadência, na sequência do repertório e na qualidade das letras musicadas e no trabalho de capa assinado pelo artista feirense Don Guto.  

Gilsam Canta Terreiro tem o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Feira de Santana através do Pró Cultura Esporte, e patrocínio da Unimed, Via Sonora, Odungê, APLB, MoviAfro e Silvio Humberto. 

Informações Ascom Gilsam

Foto Izinaldo Barreto

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Jovens de Feira recebem orientação profissional gratuita para o mercado de trabalho

 

Uma nova edição do curso está programada para o dia 27 de novembro, com inscrições a serem abertas em breve

Jovens de 14 a 24 anos participaram, na manhã desta quarta-feira (30), de um curso de orientação profissional gratuita promovido pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Juventude (SEJUV), em parceria com o Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (ISBET). O evento, realizado no auditório da Universidade Salvador (UNIFACS), teve como objetivo preparar os jovens para o mercado de trabalho.

A secretária de Juventude, Suelen Assis Moreira, destacou a importância da iniciativa. “Com esse curso nós estamos garantindo a execução das políticas públicas para os jovens, abordando temas como o programa ‘Jovem Aprendiz’, comportamento em entrevistas, postura e outros conhecimentos essenciais para a construção de um futuro profissional sólido para eles”. Todos os participantes do curso recebem certificado, que pode ser incluído no currículo.

O programa Jovem Aprendiz, também conhecido como "Aprendiz Legal", é uma porta de entrada para o primeiro emprego e desenvolvimento de habilidades, com direito a remuneração e benefícios. 

“O curso também visa captar currículos e encaminhar os jovens para entrevistas. Assim, o jovem que se posicionar bem hoje já poderá sair com uma chance no mercado de trabalho”, pontua Suelen.

A grande procura pelo curso levou a um número de inscrições que ultrapassou a capacidade do auditório. Apesar do sucesso das inscrições, Suelen faz um apelo para que todos os inscritos compareçam aos próximos encontros. “Este é um momento importante para o desenvolvimento do jovem e agrega valor ao currículo. A quem se inscrever para o próximo curso, pedimos que realmente compareça e traga mais jovens para aproveitar essa oportunidade”. 

Uma nova edição do curso está programada para o dia 27 de novembro, com inscrições a serem abertas em breve. O próximo encontro trará temas como gestão do tempo e o impacto das telas na vida dos jovens, buscando ampliar a preparação para os desafios do mercado de trabalho. 

Autor do hino do Fluminense de Feira, Moreira Junior, não esquece a emoção do título

 

"Fluminense bravo touro pioneiro...", o hino nasceu em 1963, com a conquista do título de campeão baiano, e seu emocionado autor foi Moreira Junior

Há 50 anos radicado na capital de São Paulo, o feirense Moreira Junior (Antônio Moreira Junior), autor e intérprete do Hino do Fluminense de Feira, até hoje vive a emoção de ver o tricolor campeão baiano de 1963 ao derrotar, no antigo estádio da Fonte Nova, o “imbatível” Bahia por 2 x 1. Craque de bola, mas preferindo o caminho da música, ele rabiscou rapidamente o “Fluminense bravo touro pioneiro, alegria da torcida tricolor/no gramado tu és sempre o primeiro...”.

No dia seguinte, estava nos estúdios da Rádio Sociedade de Feira, com o tecladista Zé Trindade e o baterista Arlindo, para gravar o hino. O técnico de som foi Julinho (Júlio Soares). Tudo foi feito rapidamente, do gravador de rolo passando para o acetato, com a habilidade de Julinho, e a empolgada torcida feirense pôde ouvir, através da Sociedade, o hino que continua embalando os corações tricolores esperançosos de outras conquistas marcantes.

Moreira Junior começou muito cedo na antiga Rádio Cultura, na Rua Geminiano Costa. Aos domingos, tinha o programa de calouros apresentado por Dourival Oliveira, e lá estava ele, no meio de tantos adultos, um garoto espigado, elegante, parecendo “gente grande” para cantar músicas de Nelson Gonçalves e Orlando Dias. Parecia ousadia ou muita pretensão do guri, mas quando o conjunto regional, com Edinho (cavaquinho), Oscar (bateria) e Manoelzinho (violão), fez a introdução, ele entrou afinado e seguro, ganhando de Dourival Oliveira o cognome de Menino Moço. Tinha só 15 anos.

No domingo seguinte, repetiu a dose e foi contratado para o cast da Cultura, que tinha gente famosa como Raimundo Lopes, “o cantor galã”, Ivanito Rocha, Antonieta Correia e Léo Ramos. Os horizontes foram se alargando e Moreira foi contratado pelo Feira Tênis Clube para cantar nas suas matinais aos domingos. Era uma época palpitante, com bailes nos clubes sociais, a principal diversão dos jovens.

Moreira lembra músicos como Pedro (sax), Gelivar (violão), Ocar (bateria), maestro Miro (piston), Nicolau (bateria), Silvio (violão e guitarra), Caixinha (bateria): “tínhamos muitos músicos de qualidade, alguns não lembro agora, me perdoem”. Cita ainda o conjunto Lindinho e Seus Boys, que era de Salvador, mas aos domingos tocava nesta cidade. Depois do Hino do Fluminense em 1963, Moreira continuou fazendo sucesso, ganhando na TV Itapoã o I Festival de Samba da Bahia em 1973, interpretando “Cheguei Tarde”, de Tião Motorista, depois gravado por Jair Rodrigues e Alcione.

Mas a primeira gravação desse samba foi feita por Moreira pelo selo JS Gravadora, e o troféu ganho, uma guitarra de jacarandá, está na sua recheada galeria. Ele também venceu o Festival Norte/Nordeste de Teatro 1973/1974, interpretando “Primeiro Lucas”, de José Malta, da peça teatral de Franklin Machado sobre a vida de Lucas da Feira, quando também fez uma ponta como ator. Em 1975, Moreira Junior, ainda artisticamente Antônio Moreira, entendeu que era hora de voar mais alto. Em São Paulo, começou bem com shows em O Beco, a casa noturna mais famosa existente.

Elegante no porte e no trajar, fazendo música com responsabilidade, logo ganhou a simpatia do público e fez muitas amizades no meio artístico, o que não é fácil para quem chega. Com o “Samba Crioulo”, ganhou o Festival de Samba na Tv Tupi e se apresentou muitas vezes no programa Almoço com as Estrelas, de Bolinha. Gravou vários discos e resolveu ir adiante, estudando música no Instituto de Fundação das Artes em São Caetano. Hoje, tem formação de maestro e toca vários instrumentos.

Na década de 1980, inaugurou a Tríade Produções, em Cambuci, na capital paulista, onde recebe vários artistas para fazer arranjos e gravações. Os shows hoje são em menor número, mas continua em plena atividade. Não esquece a família, os amigos e o Fluminense, tanto que faz planos para, em dezembro, visitar sua cidade.

Por: Zadir Marques Porto

Prefeitura de Feira concede benefício tributário para a DPC Atacadista

 

Empresa com sede em Minas Gerais está em fase de expansão em Feira de Santana

O prefeito Colbert Martins Filho recebeu, na manhã desta quarta-feira (30), em seu gabinete no Paço Municipal Maria Quitéria, diretores do grupo DPC Atacadista, empresa distribuidora de cosméticos e alimentos localizada em Feira de Santana. Na ocasião, assinou um decreto que concede estímulo tributário à empresa.

Instalada no município desde 2010, a DPC Atacadista, que tem sede em Caratinga (Minas Gerais), está em fase de expansão no município.

O decreto concede isenção do IPTU por cinco anos, isenção da Taxa de Licença de Execução de Obras e isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza. A administração municipal considera que a empresa está gerando emprego e renda para os munícipes.

“A DPC Atacadista está ampliando suas ações em nosso município e a Prefeitura concede esse benefício porque considera a quantidade de pessoas que serão beneficiadas diretamente com a geração de novos empregos. Até o final do mês, mais três empresas também estarão recebendo esses benefícios tributários”, afirmou o prefeito.

A DPC Atacadista está no mercado há 35 anos. Atualmente, está presente em 12 estados brasileiros, com centros de distribuição em Feira de Santana (atendendo a Bahia), Caratinga (MG), Caruaru (PE) e Goiânia (GO).

A assinatura do decreto também foi acompanhada pelos secretários municipais da Fazenda, Expedito Eloy; de Desenvolvimento Econômico, Wilson Falcão; de Governo, Manoel Lima; de Planejamento, Carlos Brito; e o chefe de Gabinete, Cleudson Almeida.

Encantos das feiras livres atraem o consumidor

 

Num mundo globalizado, cada vez mais tecnológico e virtual, as feiras livres têm o poder de colorir a vida urbana, tornando-a menos sofisticada e mais humanizada

“A vida é um caminho sem volta”, dizem muitos, para dar uma ideia de como encaram a existência. É como dizer “o que passou é passado”. Assim é irrevogável o progresso, e muito do “modus vivendi” de ontem já não se coaduna com o viver de hoje. No comércio, os grandes supermercados tomam o lugar dos armazéns e das feiras livres pelas infraestruturas montadas, com áreas internas enormes, possibilitando a circulação do público consumidor com comodidade e segurança, desfrutando de uma temperatura amena e ideal, graças ao sistema de ar-condicionado.

É inegável o conforto propiciado pelos grandes supermercados, o que não lhes tira o aspecto frio, se comparados com o ambiente das feiras livres, feitas pelo povo e para o povo, o que lembra até um jargão político, mas nada tem a ver. Na feira da Estação Nova, aos domingos, o movimento febril começa cedo com a arrumação das mercadorias, as mais variadas possíveis: frutas, verduras, doces, requeijão, farinha de mandioca, beiju, tapioca, roupas, calçados, flores e tantas outras.

Há setores delimitados para diversos produtos, incluindo o de carnes, com enorme concorrência pela ótima estrutura oferecida, com higiene e qualidade dos produtos. Com um crescimento invulgar, está a chamada “feira do rolo”, cuja dimensão é tão impressionante quanto o que ali pode ser encontrado: rádios, discos, chaves de fenda, parafusos, fios, sapatos, camisas de time de futebol, peças para veículos, relógios, facas, enxadas, bicicletas, peças de sanitário, sofás e tantos outros itens que seria impossível citá-los, alguns até em desuso ou desconhecidos.

Em meio a tudo isso, o vai e vem de centenas de pessoas propicia uma temperatura própria, só encontrada nos eventos populares. O diálogo entre o vendedor e o freguês às vezes é interessante, com doses de humor, notadamente quando as partes são conhecidas. A pechincha continua existindo como nos tempos antigos. Há aqueles que gostam de experimentar a farinha, o requeijão e outros produtos, sem que haja oposição do vendedor, que, se questionado por alguém, dirá apenas: “faz parte”.

E assim, semanalmente, repete-se esse cenário que foge da razão meramente comercial para exercer quase um papel social, pois é quando muitas pessoas se encontram ou reencontram, como em um clube social, uma associação religiosa ou um campo de futebol. A oportunidade de conversar, sem os “travamentos” do local de trabalho ou a questão política, também confere às feiras livres esse gabarito de querência, de cordialidade, tão necessário ao ser humano, cada vez mais tolhido de ser o que é.

Comerciante experiente, Léo Carneiro está semanalmente na feira da Estação Nova e não é apenas atraído pelos preços geralmente mais em conta. “Na verdade, tenho base dos preços e sei se são interessantes ou não, e geralmente são, mas aqui encontro pessoas amigas que fico sem ver no dia a dia. Para mim, não tem nada igual, gosto de feira livre”, garante. Dona Zélia Ferreira, que mora no bairro Capuchinhos, diz que a feira livre é como um vício. “Desde menina eu acompanhava minha mãe na feira da Getúlio Vargas. Isso aqui é uma festa. Claro que vou ao supermercado, mas aqui eu converso, debato preços, dou risada; no supermercado é pegar na prateleira e pagar no caixa”, diz ela, sorrindo.

“A feira livre, como um espaço privilegiado de socialização e da identidade regional e cultural, revela e aproxima diversos tipos humanos, é responsável pelo desenvolvimento da economia local e do sustento de milhares de agricultores familiares e pela aproximação humanizada entre o produtor e o consumidor. Nas milhares de feiras livres espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, as novas gerações podem ter contato com a natureza e o que ela nos oferece”, observa o mestre em História Adaury Marques Porto.

Por: Zadir Marques Porto

Procon fiscaliza floriculturas para o Dia de Finados

 

Todos os estabelecimentos comerciais deste segmento estão sendo visitados

A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) promove esta semana a fiscalização das floriculturas em alusão ao Dia de Finados - lembrado neste sábado, 2 de novembro. A operação foi iniciada na última terça-feira (29) e segue até sexta (1). Até o momento nenhuma irregularidade foi identificada.

De acordo com o superintendente do Procon, Maurício Carvalho, a data fomenta a geração de muitas relações de consumo e por isso é preciso preservar os direitos do consumidor. Todos os estabelecimentos comerciais deste segmento serão visitados, como floriculturas, cooperativas e supermercados que vendem flores. Os boxes de floriculturas na avenida Olímpio Vital também foram fiscalizados.

"Estamos observando se existe irregularidades como aumento abusivo dos preços, a clareza dos preços e das formas de pagamento, e verificando a disponibilidade do Código de Defesa do Consumidor. Se for flagrada alguma destas situações, o Procon emite uma notificação orientando o estabelecimento comercial. Em outros casos mais graves, emite o auto de constatação", informa Maurício Carvalho. 

O Procon é mantido pela Prefeitura de Feira de Santana. O órgão orienta os consumidores a denunciar situações irregulares. As denúncias podem ser feitas presencialmente na sede do PROCON (Rua Castro Alves, nº 635, Centro), por telefone através do número (75) 3617-1969, ou pelo aplicativo Procon Feira de Santana.

Aos 82 anos, estudante da EJA participa da segunda fase da OBMEP

 

A idosa é estudante do 7º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Feira de Santana

Aos 82 anos, Romilda Silva encantou e inspirou a todos ao participar da 2ª fase da 19ª edição das Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2024) no último dia 19. A idosa é estudante do 7º ano do Ensino Fundamental no Programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA), da rede municipal de ensino de Feira de Santana.

Romilda compartilhou um pouco da sua história e do desejo de voltar a estudar anos depois. “Vi uma neta crescer e ir para a faculdade. Aí falei: agora é minha hora de retomar os estudos. Tenho vontade de ir além”, disse.

De acordo com a secretária de Educação, Anaci Paim, a participação demonstra o esforço e o compromisso com o aprendizado independente da idade.


"A Educação para Jovens e Adultos é voltada para aqueles alunos que durante a vida não tiveram a oportunidade de cumprir a educação de maneira regular. É um compromisso social de buscar oferecer oportunidades. Alguns alunos despontam nesse grupo, como é o caso de dona Romilda, que se dedicam ao estudo e tem o interesse de avançar cada vez mais", observa a secretária de Educação. 

INFORMAÇÕES: rede social oficial da OBMEP

Ex-aluna de curso do CRMQ, cabeleireira é exemplo de ascensão pessoal e profissional

 

Curso profissionalizante transforma vida de moradora do bairro Tomba e incentiva empreendedorismo feminino

A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, tem desempenhado um papel importante na promoção da independência financeira de mulheres da cidade. Um exemplo é a história de Maria Santos, moradora do bairro Tomba, que transformou um episódio de discriminação em um salão de beleza no ponto de partida para realizar o sonho de se tornar cabeleireira.

Após ser destratada em um salão, Maria decidiu que queria aprender o ofício e passou a procurar oportunidades de capacitação. Foi quando ela conheceu o Centro de Referência Maria Quitéria (CRMQ), onde descobriu a oferta de cursos profissionalizantes acessíveis. Ela se inscreveu no curso de corte e escova. 

"Teve dia que eu cheguei a ir a pé, mas não pensei em desistir em nenhum momento. Meu sonho de ser cabeleireira era maior que qualquer dificuldade", relembra Maria, que hoje está iniciando seu próprio salão de beleza em frente à sua casa.

Durante o curso, Maria não aprendeu apenas as técnicas essenciais do ofício, como cortar e escovar cabelos, mas também recebeu orientações sobre atendimento ao cliente e gestão de um salão. Essas habilidades foram fundamentais para que ela pudesse dar os primeiros passos como empreendedora no ramo da beleza.

"Aprendi a escovar, a cortar, tudo passo a passo e administrar um salão. O curso me ajudou a me descobrir uma entendedora de cabelos, e agora eu tenho meu próprio espaço", relata Maria.

Romper ciclo de violência e garantir oportunidades

A Secretaria da Mulher segue promovendo ações de inclusão e autonomia para as mulheres, com a oferta de cursos voltados para diversas áreas. O curso de corte e escova, que foi fundamental para a trajetória de Maria, está com inscrições encerradas no momento, mas há previsão de abertura de novas vagas no próximo ano. 

A secretária de Políticas para Mulheres, Eliene Cerqueira, ressalta a importância da capacitação profissional como um passo crucial para a independência financeira das mulheres, especialmente para aquelas que enfrentaram situações de violência doméstica. "Oferecer qualificação e apoio não só transforma a realidade dessas mulheres, como também lhes devolve a autoestima e o controle sobre suas vidas. A formação profissional é uma ferramenta poderosa para romper o ciclo de violência e abrir novas oportunidades", afirma Eliene.

Feira de Santana retoma vacinação contra Covid para crianças acima de seis meses nesta quarta

 

Anteriormente, a aplicação estava sendo realizada apenas para pessoas a partir de 12 anos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana retoma, nesta quarta-feira (30), a aplicação das doses atualizadas da vacina contra a Covid-19, que protege contra a variante Ômicron, subtipo XBB 1.5, para o público infantil acima dos seis meses. A pasta recebeu aproximadamente 1.500 doses para dar continuidade à vacinação.
 
Anteriormente, a aplicação estava sendo realizada apenas para pessoas a partir de 12 anos, pois a SMS aguardava o envio de novas doses por parte do Ministério da Saúde, responsável pelo abastecimento de vacinas em todo o país.
 
25 unidades de saúde, estrategicamente selecionadas, serão abastecidas com as doses. Entre as Equipes de Atenção Primária — antigas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) —, os imunizantes estarão disponíveis nas unidades do Cassa, Irmã Dulce, Mangabeira, Caseb I, Serraria Brasil, Dispensário Santana e Subaé.
Além disso, todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) participantes do programa Saúde na Hora também disponibilizarão a vacina. Isso permitirá que moradores dos bairros Campo Limpo, Liberdade, Queimadinha, Parque Ipê, Videiras, Rua Nova e George Américo tenham acesso à imunização em horário estendido, até as 20h30.
 
A população rural também será contemplada. As unidades dos distritos Humildes I, Ipuaçu, Bonfim de Feira, Jaíba, Jaguara, São José, Matinha e Tiquaruçu estarão preparadas para vacinar os moradores da zona rural. Já na sede, as USFs do Centro Social Urbano (CSU), Caseb II e Baraúnas estarão aplicando as doses.
 
Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identidade, cartão SUS e a caderneta de vacinação. Crianças e adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

terça-feira, 29 de outubro de 2024

CMDI II completa dois meses com quase 15 mil atendimentos realizados

 

Durante esse período, foram realizados 14.355 atendimentos entre consultas e exames

O Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) II, localizado na Rua José Moreira, no bairro Baraúnas, e administrado pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana, completou dois meses de funcionamento nesta segunda-feira (28), somando quase 15 mil atendimentos. Inaugurado em 28 de agosto pelo prefeito Colbert Martins Filho e mantido pela Prefeitura através da FHFS, o centro já se consolidou como a principal referência em exames por imagem na região, atendendo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante esse período, foram realizados 14.355 atendimentos entre consultas e exames. A unidade tem como objetivo ampliar a oferta de serviços de saúde para a população de Feira de Santana e municípios vizinhos, com encaminhamentos feitos pela rede municipal de saúde, por meio das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família).

Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar, destacou o impacto positivo do centro. "Estamos cumprindo nosso objetivo de fortalecer a rede pública de saúde, reduzindo a fila de espera e proporcionando avanços no atendimento médico da região", afirmou. Segundo ela, o CMDI II realiza, em média, 300 atendimentos diários, com exames de alta qualidade e diagnósticos precisos, o que acelera a entrega dos resultados.

Com uma estrutura moderna, acessível por elevadores e distribuída em três pavimentos, o CMDI II funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 13h. A unidade é especializada em exames de imagem de média complexidade, como densitometria óssea, endoscopia, cardiologia, ultrassonografia, raio-X, mamografia e eletrocardiograma, além de oferecer consultas especializadas. A equipe do centro é composta por profissionais qualificados, garantindo um atendimento de excelência à população.