Submarino

AQUI TEM TRABALHO

terça-feira, 12 de novembro de 2024

Prefeitura revitaliza canteiro central da avenida Getúlio Vargas

 

Para garantir a manutenção da vegetação, três setores do sistema de irrigação foram totalmente recuperados

A revitalização do canteiro central da avenida Getúlio Vargas com o plantio de grama e novo paisagismo segue em andamento pela Prefeitura de Feira de Santana. A intervenção começou nas proximidades do viaduto da avenida Nóide Cerqueira e cobre um trecho de aproximadamente 3 km  - até o cruzamento com a rua Barão do Rio Branco - totalizando 35 mil metros quadrados.
 
O plantio realizado até o momento cobre cerca de 12 mil metros quadrados, onde foi utilizado uma grama de nome São Carlos (Axonopus compressus) - uma espécie de verde intenso que se adapta bem a áreas com meia-sombra - ideal para paisagismo urbano. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Serviços Públicos (SESP), por meio do Departamento de Áreas Verdes (DAV).
 
Além do gramado, foram inseridas cercas vivas de Ixoria (Coccinea L.) e canteiros com plantas como Croto (Codiaeum variegatum), Dracena tricolor (Dracaena marginata), Ruelha roxa (Ruellia coerulea) e Moreia (Dietes grandiflora), ampliando a diversidade e a beleza do canteiro da avenida.
 
Para garantir a manutenção da vegetação, três setores do sistema de irrigação foram totalmente recuperados. A estrutura agora conta com novas tubulações, aspersores, sistema elétrico e eletrônico, além de poços limpos e protegidos. Bombas danificadas ou furtadas também foram substituídas. 
 
"Esse sistema de irrigação é do tipo inteligente, com tecnologia que ajusta o fornecimento de água e nutrientes conforme as necessidades das plantas, analisando fatores como umidade do solo e as condições do tempo", citou João Falcão, diretor do DAV.

Plano Municipal de Desenvolvimento Rural é discutido em reunião com conselheiros

 

Entre os pontos positivos mencionados, destacaram-se a bovinocultura de corte e de leite, a caprinovinocultura, a apicultura e a produção de grãos, como milho e feijão

Na última quinta-feira (7) o secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Alexandre Monteiro, conduziu uma reunião extraordinária com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, na Casa dos Conselhos. O encontro teve como objetivo a apresentação e discussão do Plano Municipal para os distritos de Jaguara, Jaíba, Matinha, Maria Quitéria, Bonfim de Feira, Ipuaçu, Tiquaruçu e Humildes.

Durante a reunião, foram destacadas as principais atividades econômicas da região, bem como os desafios enfrentados pelos produtores locais. Entre os pontos positivos mencionados, destacaram-se a bovinocultura de corte e de leite, a caprinovinocultura, a apicultura e a produção de grãos, como milho e feijão.

Além disso, o secretário ressaltou as iniciativas que têm se mostrado promissoras para incrementar a rentabilidade das comunidades rurais, como as casas de farinha, o agroturismo, a fruticultura, a piscicultura e a avicultura de postura. Essas atividades não apenas representam oportunidades de geração de emprego e renda, mas também de fortalecimento da economia local e de promoção da sustentabilidade na região, buscando soluções integradas para os desafios e aproveitando as potencialidades de cada distrito.

O secretário de Agricultura, Alexandre Monteiro, afirmou que a reunião teve "o objetivo de avaliarmos toda construção do Plano Municipal e o Conselho deliberou pela aprovação deste plano que devemos apresentar nos próximos dias ao prefeito Colbert Martins, a imprensa e a Câmara de Vereadores e a todos os seguimentos produtivos de Feira de Santana”.

“Este é um instrumento de extrema importância para a cidade porque vai planejar todas as ações governamentais e até de parcerias com órgãos e entidades nacionais e internacionais para melhoria da agricultura em nosso munícipio. Então, não só na agricultura, mas na produção em geral e é um passo importante fornecer esse grande instrumento de planejamento”, finalizou o secretário.

Prazo final para pagamento do IPTU e TFF com desconto até 23 de dezembro

 

No caso do IPTU, o desconto é válido para o pagamento à vista e parcelamento

O prazo final para o pagamento em cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com 15 por cento de desconto segue até o dia 23 de dezembro. O desconto é válido para o pagamento à vista e nos casos que o contribuintes optou pelo parcelamento.

As guias de pagamento estão disponíveis tanto no site da Secretaria da Fazenda (sefaz.feiradesantana.ba.gov.br), quanto no Centro de Atendimento ao Feirense (CEAF) - localizado na rua Barão de Cotegipe, 764, Centro. Também é possível solicitá-las por e-mail, enviando uma mensagem para dat@sefaz.feiradesantana.ba.gov.brOutra opção prática é realizar o pagamento por meio do PIX.

O prazo estipulado(23 de dezembro) é valido também para o pagamento da Taxa de Fiscalização do Funcionamento (TFF), lançada anualmente para pagamento em cota única a todas as empresas que possuem unidades em Feira de Santana - algumas são isentas ou imunes conforme legislação. O tributo é necessário para manutenção do ordenamento da cidade, no que se refere às atividades de natureza comercial, industrial e prestação de serviços.

A falta de pagamento do IPTU pode acarretar sérias consequências para o contribuinte. Além de acréscimos de juros e multas, a dívida em aberto pode levar a uma cobrança judicial, incluindo custas processuais que aumentam o valor total. Em caso de inadimplência prolongada, há o risco de penhora de bens para a quitação do débito. A dívida também pode ser inscrita na dívida ativa do município, o que impacta negativamente o CPF do contribuinte e dificulta o acesso a crédito e financiamentos. Além disso, o imóvel poderá sofrer restrições legais para venda ou transferência até a quitação completa do imposto.

Governador autoriza obras de pavimentação no acesso a fábrica que será instalada em Conceição do Jacuípe

 

                                                       Foto: Matheus Landim/GOVBA
O governador Jerônimo Rodrigues autorizou, nesta segunda-feira (11), a execução das obras de pavimentação asfáltica para facilitar o acesso às novas instalações da fábrica da São Braz e da Fertimax. A obra terá uma extensão de 700 metros e visa melhorar a infraestrutura viária para impulsionar o escoamento de produção e o desenvolvimento local em Conceição do Jacuípe.

A Indústria São Braz anunciou que a sua nova fábrica será inaugurada no dia 28 de março de 2025. O anúncio foi feito durante um encontro com o presidente da empresa, Francisco Leonel. O governador expressou otimismo com o investimento, que, segundo ele, fortalecerá a economia local e contribuirá para o crescimento do setor de alimentos na Bahia.


Foto: Matheus Landim/GOVBA

Com um investimento de R$ 136 milhões, a nova unidade da São Braz será voltada para a produção de flocão, farelo de milho, snacks, colorífico e temperos. A expectativa é que a fábrica gere cerca de 1.500 empregos diretos e indiretos, beneficiando toda a região de Conceição do Jacuípe e áreas vizinhas.

O governador Jerônimo Rodrigues destacou o impacto positivo do investimento para o estado, enfatizando o histórico da empresa e o retorno que ela proporciona tanto para seus investidores quanto para o setor produtivo local. “A Bahia está de portas abertas para essa parceria. Vamos oferecer todo o apoio necessário, desde incentivos fiscais até investimentos em infraestrutura, como a pavimentação dos acessos à fábrica”, afirmou Rodrigues.

                                                               Foto: Matheus Landim/GOVBA

Além disso, o governador mencionou o apoio das empresas estatais Bahia Gás e Embasa, responsáveis pelo fornecimento de gás e saneamento à nova unidade, garantindo que todas as necessidades operacionais da fábrica serão atendidas. “Estamos comprometidos em oferecer a infraestrutura necessária para o sucesso deste projeto”, completou Jerônimo Rodrigues.

Francisco Leonel, presidente da São Braz, ressaltou a importância estratégica da localização da nova fábrica na Bahia. “O estado oferece uma combinação única de acesso a matérias-primas de qualidade e um mercado consumidor robusto. Além disso, a proximidade com outros estados onde já atuamos abre novas oportunidades para expandirmos nossas operações”, afirmou Leonel.


                                                           Foto: Matheus Landim/GOVBA

Além disso, o governador mencionou o apoio das empresas estatais Bahia Gás e Embasa, responsáveis pelo fornecimento de gás e saneamento à nova unidade, garantindo que todas as necessidades operacionais da fábrica serão atendidas. “Estamos comprometidos em oferecer a infraestrutura necessária para o sucesso deste projeto”, completou Jerônimo Rodrigues.

Francisco Leonel, presidente da São Braz, ressaltou a importância estratégica da localização da nova fábrica na Bahia. “O estado oferece uma combinação única de acesso a matérias-primas de qualidade e um mercado consumidor robusto. Além disso, a proximidade com outros estados onde já atuamos abre novas oportunidades para expandirmos nossas operações”, afirmou Leonel.

Repórter: Tácio Santos/GOVBA

10ª edição da Coleção da História da África é lançada em evento na SEC

 

 Foto: Luiz Carrera

Como parte da programação do Novembro Negro, do Governo da Bahia, as secretarias estaduais da Educação (SEC) e de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) realizaram, nesta segunda-feira (11), no auditório da SEC, o lançamento da 10ª edição da Coleção da História da África, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e uma roda de conversa com o professor Augustin Holl, presidente do Comitê Científico de Revisão dos oito volumes da História Geral da África, que discorreu sobre a importância da coletânea produzida por acadêmicos para o entendimento do continente africano em sua plenitude.

Representando a secretária da Educação da Bahia, Rowenna Brito, que cumpre agenda em Brasília, o diretor de execução das Políticas para a Educação Básica da SEC, Fábio Barbosa, ressaltou que o Governo do Estado vem adotando iniciativas de vanguarda, como, na semana passada, a assinatura do Decreto de Regulamentação da Lei nº 14.341 (Lei Moa do Katendê), que dispõe sobre o Programa de Salvaguarda e Incentivo da Capoeira no Estado Bahia e o lançamento do Programa Capoeira nas Escolas, além da assinatura da Resolução CEE n° 97/2024, que visa a inclusão do ensino da História e Cultura Afro-brasileira, Africana, Indígena e Quilombola nos currículos de todas as instituições de ensino da Educação Básica da Bahia, com um componente curricular específico e carga horária mínima.


                                                                   Foto: Luiz Carrera
“Estamos vivendo um momento em que muitas iniciativas convergem para que a gente tenha essa escola muito mais próxima da realidade da maioria dos estudantes, fruto da luta histórica dos movimentos negros. Precisamos ter uma compreensão mais profunda do legado africano para as civilizações humanas e para a gente ter um estudante com muito melhor formação social, crítica e antirracista, que vai impulsionar também sua posição perante a sociedade”, avalia. Essa coletânea vem a somar no combate ao racismo estrutural”, afirma Barbosa.

Para a secretária Ângela Guimarães, titular da Sepromi, presente ao evento, a coleção da Unesco em parceria com o Ministério da Cultura, marca a retomada e ampliaçãte-mãe do mundo. “Não é uma tradição termos acesso a disciplinas que pautem a história, a cultura afro-brasio do debate público sobre a importância das referências teóricas, sociais, econômicas e culturais do continenleira e africana nas universidades. Por isso a sua importância para professores, coordenadores e diretores, como instrumento para aprofundarmos a implementação das diretrizes para a Educação”, avaliou. Participaram, ainda, da roda de conversa, o assessor especial da SEC, Manoel Calazans; representando a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a professora Irê Silva; Lázaro Cunha, do Instituto Steve Bike; o professor Valter Silvério, da Universidade Federal de São Carlos/SP e Anderson Passos, da Undime.

                                                    Foto: Luiz Carrera
Sobre a obra - A coletânea corrige o desconhecimento sobre a história africana, abrangendo 68 capítulos que exploram desde a antiguidade até a atualidade. O volume 10, por exemplo, discute temas como a resistência, a espiritualidade, as línguas, e o retorno à África. Com narrativas sobre africanos e afrodescendentes, a obra oferece uma perspectiva mais profunda para um entendimento antirracista e crítico da história.

Fonte: Ascom/SEC

Fotos: Luiz Carrera


segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Mais de 2 mil aposentados e pensionistas do IPFS ainda precisam realizar a prova de vida

 

Cerca de 3 mil aposentados e 500 pensionistas foram convocados para esse procedimento

O Instituto de Previdência de Feira de Santana (IPFS) reforça a importância da realização da prova de vida para aposentados e pensionistas do município, com data limite até 27 de dezembro. Até o momento, 1.401 beneficiários realizaram o procedimento, sendo 1.229 inativos e 172 pensionistas. Contudo, ainda faltam 2.388 pessoas para completar a prova de vida, o que é essencial para garantir a continuidade do pagamento dos benefícios.

Cerca de 3 mil aposentados e 500 pensionistas foram convocados para esse procedimento, indispensável para assegurar a continuidade do pagamento dos benefícios.

A prova de vida pode ser feita de três formas para maior comodidade dos beneficiários. A primeira opção é realizar o procedimento diretamente na Caixa Econômica Federal. Além disso, os beneficiários também têm a alternativa de realizar a prova de vida virtualmente, por meio do aplicativo Meu RPPS, disponível para download. Por fim, é possível realizar o procedimento presencialmente na Previdência Municipal de Feira de Santana, localizada na Vila de Santo Antônio, 247, no bairro Capuchinhos.

Para realizar a prova, é necessário enviar para o aplicativo ou apresentar nos locais de atendimento um documento de identificação com foto, em bom estado, para validação. Os documentos aceitos incluem RG, Carteira de Identidade Militar, CNH ou carteira de entidade de classe, como OAB e CRM, emitidos nos últimos 10 anos.

A realização da prova de vida é fundamental para evitar a suspensão dos benefícios como aposentadoria e pensão por morte.

Mutirão de Glaucoma será realizado no final de novembro

 

O atendimento é voltado para pessoas acima de 50 anos ou já diagnosticadas com glaucoma

No dia 23 de novembro, será realizado o Mutirão de Glaucoma, que oferecerá atendimento a 150 pessoas para avaliação e prevenção da doença. A iniciativa é promovida pelo Grupo HCOE, com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana.

O atendimento é voltado para pessoas acima de 50 anos ou já diagnosticadas com glaucoma. A doença, causada pelo aumento da pressão ocular, não tem cura e, se não tratada, pode levar à cegueira.

Para participar, é necessário apresentar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e cartão SUS — todos acompanhados de cópias. As avaliações ocorrerão na Oftalmed, localizada na Rua Leolinda Bacelar Lima, nº 37, bairro Kalilândia.

Estudantes podem solicitar reaplicação das provas do Enem até sexta-feira (15)

 

                                                                             Foto: Flaviny Najara

Os candidatos que não conseguiram fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, em razão de problemas logísticos ou doenças previstas no edital, têm até esta sexta-feira (15) para solicitar a reaplicação do exame, através da Página do Participante. Quem faltou a qualquer um dos domingos por motivos que não se enquadram no edital não tem direito à reaplicação. As provas serão reaplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro.

Em relação à infraestrutura e logística, os motivos válidos para a reaplicação são o comprometimento da infraestrutura; a falta de energia elétrica no local de prova; e erro de aplicação. Já quem faltou por motivos de saúde, as doenças infectocontagiosas listadas são covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

Documentos – Nos casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos de reaplicação devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) individualmente. No que se refere a problemas logísticos, o instituto avaliará as solicitações, de acordo com as intercorrências registradas.

Balanço - No Brasil, ao todo, mais de 4,3 milhões de pessoas se inscreveram no Enem 2024. Na Bahia, foram mais 376 mil inscritos, alcançando 100% dos estudantes concluintes do Ensino Médio, sendo mais 140 mil concluintes da rede estadual de ensino. Um dos fatores que contribuíram para isso foi a ação "Tô com Você no Enem", desenvolvida pela SEC em toda rede estadual de ensino, ao longo do ano letivo. A ação vem atuando desde a abertura para pedido de isenção na inscrição do Enem até o acolhimento nos dias de prova.

Nos dois dias do Enem, foi garantido o acesso gratuito dos estudantes ao metrô, por meio da parceria da Secretaria da Educação do Estado (SEC) com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Para os inscritos que moram em áreas mais distantes dos centros urbanos, o Governo do Estado, em parceria com as prefeituras municipais, disponibilizou ônibus gratuitos.


Foto: Flaviny Najara

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Contato: (71) 3115 9026

Rápida limpeza da Prefeitura recupera a ordem na rua São Domingos

 

O trabalho foi realizado de forma eficiente, e em poucas horas, a sujeira foi retirada das ruas

A rua São Domingos, no bairro Santa Mônica, amanheceu coberta por lixo nesta segunda-feira (11), após torcedores do Flamengo celebrarem a vitória do time ontem (10) nos estabelecimentos da via. Garrafas de vidro, copos descartáveis, canudos e até um retrovisor quebrado estavam espalhados nas calçadas. No entanto, a rápida ação dos agentes de limpeza da Prefeitura de Feira de Santana garantiu que a sujeira fosse recolhida e as ruas voltassem ao normal.

Munidos de vassouras, carrinhos de coleta e caminhões compactadores, os agentes de limpeza começaram a operação logo nas primeiras horas da manhã. O trabalho foi realizado de forma eficiente, e em poucas horas, a sujeira foi retirada das ruas, permitindo que o trânsito fosse normalizado e que os moradores da região retomassem suas atividades cotidianas sem maiores transtornos.

Contudo, o secretário interino de Serviços Públicos, Denilton Brito, alerta para os riscos de acidentes graves devido aos cacos de vidro espalhados na pista

"Os comerciantes precisam se sensibilizar para esse tipo de venda de bebidas em garrafas de vidros, porque deles advém a responsabilidade socioambiental. Alertamos também para o consumo responsável de bebida alcóolica. Durante a execução dos trabalhos, pessoas alcoolizadas tentaram impedir os agentes de limpeza em agilizarem os serviços de recolhimento dos materiais. Ainda assim, as equipes da SESP se empenharam em deixar a rua limpa", pontuou Denilton Brito.

A Prefeitura segue com sua rotina de limpeza nesta segunda (11) e no decorrer da semana, mas o trabalho de conscientização para evitar a sujeira nos dias de celebração continua sendo uma prioridade.

Alunos da Escola Cívico-Militar têm formação cidadã e do conhecimento

 

Escola localizada em Jaíba tem projeto premiado pela Nestlé

Com os olhares atentos à tela do chromebook, os estudantes do 7º Ano da Escola Cívico-Militar Municipal Quinze de Novembro, localizada no distrito de Jaíba, Márcio Vinícius dos Santos, de 15 anos, e Wanderson Ferreira, 13, ouvem as explicações do monitor educacional João Elias. O Laboratório 7.0 é o espaço de aprendizagem. Na tela do computador, os estudantes veem uma linguagem de programação em blocos utilizada por um software que dará movimento a um protótipo [robô], posicionado a frente deles.

"Neste espaço trabalhamos com a metodologia C2E, que consiste em compreender, executar e expandir. Aqui conseguimos relacionar objetos de conhecimento abordados nos componentes curriculares com a Educação 7.0. Neste sistema de ensino, o aluno desenvolve seu protagonismo, ao mesmo tempo que são estimuladas habilidades socioemocionais e técnicas. Para isso, disponibilizamos diversas ferramentas da cultura maker que possibilitam a criação de jogos e robôs", explicou.

Aluno do 7º Ano, Samuel Cerqueira Santos, 13, morador do Alto do Rosário, considera que "acha muito legal o ambiente onde ele estuda""Tudo é perfeito e a sala de robótica é a que mais me identifico", diz o jovem garoto carregado de sonhos e esperanças.  

Enquanto isso, no Laboratório de Ciências e Matemática, representações do esqueleto humano enriquecem os estudos. Por meio dos bonecos, os estudantes podem compreender o interior do corpo humano, quais são os órgãos e tecidos. Também como funcionam os sistemas reprodutor masculino e feminino. Já com o microscópio conseguem visualizar as células vegetais e animais, e nas aulas de Iniciação Científica fazem experimentos utilizando as vidraçarias de laboratório - tubos de ensaio, placas de petri, entre outros. 

"Notamos uma melhora significativa no aprendizado dos nossos alunos com o uso dos novos materiais didáticos fornecidos às escolas. Os alunos demonstram entusiasmo e apresentam melhor rendimento. Esse tem sido o grande diferencial", destacou a professora da Escola Cívico Militar, Ariana Souza de Jesus.

 APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO

A rotina na escola começa às 7h. Momento em que os estudantes chegam à unidade de ensino e são recebidos com o desjejum - na unidade estão matriculados 563 discentes do 6º ao 9º Ano. E por falar em café da manhã, aqueles que o estudo é em tempo integral também almoçam, lancham e fazem a ceia antes de voltarem para suas casas às 17h30, quando tem a formação cívico-militar no pátio, onde acontece o arriamento das bandeiras do Brasil, Bahia e Feira de Santana entoando o Hino Nacional. Esse mesmo ritual [hasteamento das bandeiras] é feito no início das atividades.

David de Jesus dos Santos, aluno do 7º Ano, tem apenas 14 anos, mas a disciplina e o bom comportamento parecem de gente adulta. Também morador do Alto do Rosário, o jovem é um dos monitores mirins. Ajuda na formação, conduz os colegas para as atividades extra sala de aula e está sempre disposto a servir. Como qualquer jovem da sua idade tem sonhos e o seu é ser "policial militar". "Este é o meu primeiro ano na escola. Aqui tenho aprendido muito e me sinto grato por isso".

A Escola Cívico-Militar Municipal Quinze de Novembro foi inaugurada em maio deste ano, quando a Prefeitura de Feira de Santana entregou à comunidade uma nova estrutura bem mais ampla, confortável e com espaços mais apropriados para o ensino e aprendizado. São 16 salas distribuídas em dois pavimentos, incluindo espaços para os laboratórios de Ciências, Matemática e Robótica, sala de recursos, diretoria, secretaria, sala de reuniões, biblioteca, auditório, cozinha, refeitório, pátios externo e interno e quadra poliesportiva onde acontecem aulas de basquete, futsal, vôlei e handeybol.

PROJETO PREMIADO

Além das atividades curriculares em sala de aula e nos laboratórios de Robótica, Ciências e Matemática, a escola se destaca por outros projetos desenvolvidos, a exemplo de aulas de música [com flauta e o canto coral], dança e teatro, sendo este em fase inicial, e o principal deles é "Estação de Tratamento de Esgoto e Aquaponia: Promovendo Hábitos Saudáveis na Escola". Este projeto foi uma das dez propostas campeãs da 8ª edição do Prêmio Crianças Mais Saudáveis desenvolvido pela Nestlé.

"Concorremos com várias escolas de todo o país e ficamos entre as campeãs. Foi um projeto desenvolvido pela professora Adriana Peixoto Campos da Silva que visa promover a alimentação nutritiva e variada através do sistema de aquaponia utilizando a água tratada pela estação de tratamento", destaca o diretor Marcelo Martins.

A coordenadora da unidade, Flávia Soares Boaventura, acrescenta que o sistema ainda está em fase de montagem, cuja as benfeitorias estão sendo fornecidas pela Nestlé dentro da premiação de R$ 38 mil.

"A ideia é fazer o reaproveitamento da água para o cultivo de hortaliças, árvores frutíferas, como amora, acerola, pitanga, e também para a piscicultura com criação de tilápias. É um projeto que trabalha a consciência ambiental e social, hábitos nutricionais saudáveis, além de fomentar a replicação do sistema de aquaponia em outros espaços da comunidade local como meio de subsistência", pontua.

Espírito natalino chega ao CRAS com ensaios do coral e música para todos

 

As atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos acontecem ao longo da semana, com uma programação variada

Com pouco mais de um mês para a chegada da época mais mágica do ano, o espírito natalino já toma conta do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Odorico Pereira, no bairro Baraúnas. O Coral do CRAS, coordenado pela professora e instrutora musical Lucivanda Gonçalves, já iniciou os ensaios com os alunos para as apresentações de Natal.

As atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos acontecem ao longo da semana, com uma programação variada: às segundas-feiras, teoria musical e flauta; às terças, aulas de teclado durante a tarde; às quartas, ensaio do Coral da Paz, composto por mulheres adultas; e às quintas-feiras, aulas de violino.

Silvia Magno Brasil, uma das alunas, destaca a importância de participar do projeto. "Estou aqui há cerca de um mês, e tem sido muito importante para mim. Sempre quis aprender a tocar violino, e a professora é maravilhosa, super dedicada. Como sou aposentada, essa atividade tem feito muito bem para o corpo e, principalmente, para a alma. A companhia das colegas enriquece o nosso dia, torna tudo mais leve e traz um novo ânimo, especialmente para quem é mais velho".

E o projeto não tem idade. Tawane Silva Souza, de apenas 12 anos, relatou a animação e dedicação durante os ensaios "O projeto é muito importante, especialmente para as crianças que estão aprendendo sobre música. Desde pequena, gosto de ouvir música, cantar e dançar, então escolhi a flauta porque sempre fui atraída pela música. Estou animada e me dedicando bastante aos ensaios para a apresentação de fim de ano!".

Lucivanda Gonçalves, responsável pelo projeto, destacou a importância das aulas e os avanços dos participantes.

"Estou aqui há um ano e meio, e nesse tempo descobrimos talentos incríveis, incluindo violinistas, cantores e músicos no teclado. Eles começaram sem saber ler partituras e hoje já conseguem fazer isso. Temos também o Coral da Paz, formado por cerca de 60 mulheres. É muito gratificante trabalhar com esse grupo. Atualmente, contamos com aproximadamente 90 participantes, entre crianças e adultos. Já iniciamos os ensaios intensivos para a apresentação de fim de ano. É inspirador ver o progresso deles aqui no CRAS", afirma.

Foto: Izinaldo Barreto

sábado, 9 de novembro de 2024

PROCON orienta consumidores para as compras nas promoções da Black Friday

 

A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) de Feira de Santana iniciou na manhã de sexta-feira (8), a fiscalização em lojas do Centro da cidade para garantir a transparência das promoções da Black Friday 2024 - tradicional período de compras que oferece aos consumidores descontos convidativos.
 
O órgão pontua que as promoções devem seguir os procedimentos estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Ainda orienta que os consumidores pesquisem os preços dos produtos antes da Black Friday e guardem provas - como fotos ou capturas de tela. Os consumidores devem prestar atenção nas condições de pagamento, possíveis juros em compras parceladas, e na política de trocas. 
 
O superintendente do PROCON, Maurício Carvalho, recomenda que os consumidores registrem os preços dos produtos antes da Black Friday para evitar o que é conhecido como “maquiagem de preços” – prática em que o valor é aumentado previamente e reduzido apenas para aparentar um desconto.
 
Outro ponto importante é verificar as condições de pagamento. “Nas compras parceladas, é fundamental que o consumidor fique atento aos juros embutidos, pois eles podem anular o desconto da promoção”, alerta Maurício. 
 
Além disso, ele reforça que os direitos de troca e o prazo de arrependimento em compras online, de até sete dias, permanecem válidos durante a Black Friday, conforme o Código de Defesa do Consumidor estabelece. 
 
Maurício Carvalho a importância da fiscalização neste momento: “A Black Friday é um evento significativo que gera muitas relações de consumo. O PROCON está aqui para garantir os direitos do consumidor”. 
 
O superintendente também pontua que algumas lojas já anteciparam as promoções, especialmente as de eletrônicos e eletrodomésticos, itens que costumam ter alta demanda neste período. 
 
Tanto os consumidores como lojistas podem contar com o auxílio do PROCON. Apesar de ser um órgão de proteção do consumidor, os lojistas também terão suas dúvidas sanadas durante a fiscalização. 
 
Consumidores que se sentirem prejudicados podem registrar denúncia pelo aplicativo "Procon - Feira de Santana" ou diretamente na sede, situada na Rua Castro Alves, n° 635, próximo à Avenida Presidente Dutra. Dessa forma, o órgão poderá investigar e aplicar as sanções necessárias às lojas que desrespeitarem as regras.
 
A estudante Mariana dos Santos está animada com a Black Friday, mas mantém a cautela em relação aos preços. "Estou pesquisando de loja em loja para encontrar as melhores ofertas, com cuidado. Quero garantir que os descontos sejam reais", afirma.
 
O vendedor Luiz Fernando, que trabalha em uma papelaria, conta que muitos pais aproveitam a Black Friday para antecipar a compra do material escolar dos filhos para o próximo ano. 
 
"Neste mês de novembro estamos com várias ofertas para atrair os clientes. Muitos pais aproveitam a Black Friday para garantir o material escolar com antecedência. Sabendo disso, buscamos oferecer os melhores preços. Estamos animados para o dia 29".

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Colbert Martins da Silva - um homem de história e caráter em Feira de Santana

 

Uma concorrida missa na Catedral de Santana, ontem à tarde (7 de novembro), marcou a passagem do trigésimo aniversário de falecimento do odontólogo que foi vereador, deputado estadual e prefeito de Feira de Santana em duas oportunidades, de

Falecido em 7 de novembro de 1994, aos 66 anos de idade, Colbert Martins da Silva permanece vivo no coração daqueles que com ele participaram das lides políticas, ou o conheceram em sua atividade profissional de odontólogo, como desportista ou na vida social. Em todos esses segmentos, ele se destacou como um cidadão íntegro, amigo, despojado de vaidades e de uma dinâmica admirável. Natural de Macajuba, onde nasceu em 1928, filho de Quintiliano Martins da Silva e Dagmar Silva, depois de formado em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), veio para Feira de Santana.

Aqui, instalou seu consultório odontológico na Rua Tertuliano Carneiro, próximo à Escola Maria Quitéria e à Praça Froes da Mota (atualmente Coronel Agostinho Fróes da Motta), onde logo fez muitos amigos pela sua capacidade profissional e a expressiva facilidade com que se comunicava. Desportista — jogou basquete e futebol —, ele fundou no bairro do Sobradinho o Mecânico Futebol Clube, que, na época áurea do amadorismo, foi um dos mais importantes clubes do interior baiano, várias vezes campeão de Feira de Santana e revelador de jogadores para o futebol profissional, como Luís Alberto, Ubaldo Oliveira, Val, Adilson Martins e Antônio Luiz.

Foi secretário municipal no governo do prefeito Francisco José Pinto dos Santos (PSD), que assumiu o cargo em 7 de abril de 1973, tendo a administração interrompida um ano depois pelo Governo Militar. Também foi diretor da extinta Surfeira e, desfrutando de grande prestígio no município, teve seu nome indicado para a Câmara Municipal, sendo bem sufragado e eleito, reelegendo-se sem dificuldade mais duas vezes.

Eleito prefeito pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), assumiu o comando do governo municipal em 1977 e executou projetos de relevância para a comunidade, como a instituição do Planolar, voltado para a construção de casas populares para famílias de baixa renda e carentes. Restaurou o Mercado Municipal, que havia sido construído em 1914 pelo intendente Bernardino da Silva Bahia, transformando-o no Mercado de Arte Popular (MAP), um dos mais importantes pontos turísticos da cidade. Em 13 de maio de 1982, deixou o cargo para concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia.

Em 15 de novembro de 1982, com significativa votação, foi eleito deputado estadual e, depois de cumprir dois mandatos na Casa Legislativa, voltou a disputar a eleição municipal, sendo mais uma vez consagrado pelo voto popular para um novo governo em Feira de Santana, de 1989 a 1992. Foi uma administração marcada por muitas realizações e pelo reconhecimento popular por obras que a cidade necessitava, como o asfaltamento da segunda pista da BR-324, a partir das imediações da Casa de Saúde Santana, no sentido Rio de Janeiro. Obra cara para o município, devido às indispensáveis indenizações, mas fundamental para a fluidez do trânsito, como se pode observar nos dias atuais. A construção do Hospital da Mulher Inácia Pinto dos Santos (homenagem à mãe do deputado Francisco Pinto) foi outra realização marcante para a época e para o futuro, como se constata a cada dia que passa.

Muitas ruas foram asfaltadas e receberam melhoramentos. Em bairros como o Cruzeiro, Rua Nova e Santa Mônica, que foram atendidos com obras essenciais, ele era muito querido e recebido festivamente pelos moradores. O cuidado com a mobilidade urbana foi acentuado com o rebaixamento de calçadas para facilitar o acesso de portadores de deficiência física. Durante sua segunda gestão, apesar de o orçamento anual do município ser aquém das necessidades da comunidade, o prefeito Colbert Martins desenvolveu uma gestão de destaque, de acordo com o seu perfil administrativo, voltado para as necessidades da população e o engrandecimento da Cidade Princesa.

Foi um político de rara caminhada partidária, uma vez que, filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e depois ao PMDB, manteve-se fiel à filosofia que regia os integrantes da agremiação até o final de seus dias. Jamais se ouviu falar que ele pretendesse mudar para uma sigla diferente ou que não coadunasse com seus ideais.

Colbert Martins da Silva foi casado com a professora Elizabete Gomes Martins e desse matrimônio nasceram: Evaldo (falecido), Eliane (odontóloga) e Colbert Martins Filho (médico), atual prefeito de Feira de Santana. Vitimado por uma doença neurológica atribuída à brucelose, devido ao consumo de leite bovino "in natura", Colbert Martins da Silva faleceu em 7 de novembro de 1994, causando grande pesar ao mundo político baiano e à população de Feira de Santana.

Mãe organiza brechó beneficente para custear tratamento da filha diagnosticada com Síndrome de Aicardi

 


Estrela Maria Anjos Oliveira, mãe de Maria Sol Oliveira Andrade Queiroz, diagnosticada com a rara Síndrome de Aicardi, está promovendo um brechó beneficente para custear as despesas do tratamento da filha. Com apenas um ano, Maria Sol é um dos poucos casos dessa síndrome no Brasil e o primeiro registrado na Bahia.

A Síndrome de Aicardi é uma condição genética rara, que afeta principalmente meninas e é caracterizada por uma tríade de sintomas principais: ausência parcial ou completa do corpo caloso (estrutura que conecta os dois hemisférios do cérebro), anomalias na retina e convulsões do tipo espasmos infantis. A doença foi identificada pelo neurologista francês Jean Aicardi na década de 1960.

“Ela é uma bebê rara, a Maria Sol foi diagnosticada com a síndrome de Aicardi. Ela é uma bebê de estudo, está sendo a primeira bebê estudada do primeiro caso aqui na Bahia, e são 50 casos no Brasil”, explicou a mãe ao Acorda Cidade.

A criança utiliza três anticonvulsivantes, dos quais dois são de alto custo, incluindo o Canabidiol. Com o alto custo do tratamento, a família depende de doações para seguir com a medicação.

“É muito caro, é uma medicação de muito alto custo, então eu dependo muito da minha família para poder estar me apoiando, para arrecadar, para conseguir a medicação. Até porque o frasco dela de 30 ml só dá 20 dias, então num mês a gente usa dois frascos”, contou.

Maria Sol é atendida pelo Hospital das Clínicas em Salvador e por um hospital especializado em doenças raras em São Paulo.

 

Segundo Estrela, a filha dorme bem, mas convulsiona e apresenta epilepsias e espasmos. O bebê, que tem um ano, possui o desenvolvimento físico de uma criança de três meses. Ela começou recentemente a sustentar o pescoço, mas ainda precisa de apoio e é acompanhada por uma equipe de fisioterapeutas e fonoaudiólogos de segunda a sexta-feira para não perder movimentos e estímulos, evitando a necessidade de sonda gástrica ou traqueostomia.

Apesar das limitações motoras e de comunicação, a menina já responde aos estímulos. “Ela balbuceia depois dos estímulos da fono, o que foi um grande avanço. Ela come pela boca, mas ainda é uma alimentação bem pastosa, nada normal das crianças pegarem e ter o tato”, detalhou a mãe.

Em entrevista ao Acorda Cidade, Estrela relatou ainda que precisou deixar o emprego para se dedicar integralmente ao cuidado da filha, que requer vigilância constante.

“A Maria Sol precisa de acompanhamento 24 horas porque as convulsões dela são silenciosas, não são de pernas e braços, são mais focais, então é algo bem silencioso, criterioso, tem que ter bastante cuidado para não deglutir”.

Quem quiser contribuir pode fazer uma doação via PIX para o número (75) 99177-1143, em nome de Estrela Maria. Estrela também incentiva a visita ao brechó, onde são vendidas roupas usadas em bom estado, e aceita doações de peças para dar continuidade à ação.

Estrela também compartilha a história de Maria Sol na rede social da menina, onde divulga mais informações sobre as necessidades e progresso no tratamento da filha. Acompanhe em @_maria__sol___

O bazar acontece no estacionamento da prefeitura, de quinta a sábado, das 8h às 17h, e toda a renda será destinada a despesas médicas e medicamentos de alto custo da criança.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Fotos: Jorge Magalhães