Ações já realizadas pela Prefeitura de Feira foram pontuadas no Ministério do Desenvolvimento Social
Melhorias na execução de políticas públicas aos migrantes residentes em Feira de Santana foi assunto de reunião entre representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Ministério do Desenvolvimento Social, em Brasília (DF), na última segunda-feira (11).
Na oportunidade foram pontuadas ações em execução pela Prefeitura de Feira de Santana, como a integração dos migrantes em vulnerabilidade social na rede socioassistencial com recebimento do Bolsa Família; acompanhamento social; regularização do protocolo de refúgio; oferta de alimentação e higiene; Auxílio Natalidade e o benefício eventual do Auxílio Moradia.
De acordo com a cordenadora de Projetos e advogada, Clarissa Almeida, Feira de Santana tem avançado na execução de políticas públicas voltadas aos migrantes.
"Atualmente observamos a necessidade de implantação de um centro de referência voltado para os migrantes [sendo que não há previsão legislativa em âmbito nacional para isso] e a importância em avançar na profissionalização dos migrantes como forma de inserção socioeconômica e inclusão social".
A assessora jurídica da Sedeso, Lariza Costa, acrescenta que o Município vem promovendo o acolhimento humanitário à população de migrantes através da inserção nos serviços e programas ofertados pela rede socioassitencial e de Saúde.
"Através de diálogo, como o que ocorreu no Ministério do Desenvolvimento Social, percebe-se o quão desafiador tem sido esse processo de acolhimento humanitário, sobretudo em assegurar as políticas públicas. Também pudemos compartilhar as boas práticas que já vem sendo realizadas pela Prefeitura de Feira".
Nenhum comentário:
Postar um comentário