Submarino

AQUI TEM TRABALHO

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Dia do Doador de Sangue reforça necessidade de aumentar estoques em Feira de Santana

 

Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue de forma regular

Nesta segunda-feira (25), é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue em todo o país para conscientizar a população sobre a importância desse gesto solidário. Em Feira de Santana, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), intensifica as ações em parceria com o Hemoba para estimular a doação de sangue e reforçar os estoques. 

A secretária de Saúde, Cristiane Campos, destacou a relevância da doação de sangue como um gesto de empatia e cidadania. “Doar sangue é um ato de amor ao próximo e de extrema importância para salvar vidas. Muitas vezes, uma única doação pode beneficiar até quatro pessoas. Precisamos fortalecer os estoques para atender às emergências e tratamentos de pacientes em situações graves”, afirmou.

O Hemoba de Feira de Santana, localizado na Avenida Presidente Dutra, está disponível para receber doadores de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e aos sábados, das 7h30 às 12h30. Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos, com algumas ressalvas. Jovens menores de 18 anos precisam estar acompanhados por seus responsáveis legais, enquanto idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem realizado doações anteriormente.

No dia da doação, o voluntário deve atender a orientações como não estar em jejum, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, não fumar por pelo menos duas horas antes do procedimento e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior. Além disso, é recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue de forma regular, número abaixo do ideal de 2% recomendado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e bem distante dos índices de países europeus, que variam entre 3% e 5%. Doações regulares são essenciais para garantir o atendimento de emergências, auxiliar pacientes com doenças hematológicas ou câncer e possibilitar a realização de cirurgias de grande porte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário