Somente neste ano, foram diagnosticados 152 novos casos de câncer de próstata no CMPC
Nesta terça-feira (5), a Fundação Hospitalar deu início à campanha Novembro Azul, com o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de próstata e incentivar os homens a cuidarem da saúde. A abertura do evento ocorreu no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC).
A diretora-presidente da Fundação, Gilberte Lucas, ressaltou que, somente neste ano, foram diagnosticados 152 novos casos de câncer de próstata no CMPC. Nos últimos seis anos, esse número ultrapassou 700 casos.
"Todas as unidades da Fundação Hospitalar estarão agendando exames de PSA, ultrassonografia de próstata, biópsias e consultas com urologistas. É essencial que os homens compareçam, pois a detecção precoce aumenta as chances de sucesso no tratamento", assegura.
O aposentado João Pereira compartilhou sua experiência, admitindo que nunca havia feito o exame de toque retal, necessário para o diagnóstico precoce da doença. "Eu tinha medo e vergonha. Foram minha filha e minha neta que me incentivaram a realizar o exame", relatou.
O urologista Antônio Carlos reforçou a importância da prevenção. "O câncer de próstata tem alta incidência no Brasil. Por isso, o rastreamento anual é necessário, especialmente para homens com fatores de risco, a exemplo de histórico familiar positivo, a partir dos 45 anos. Para os demais, o acompanhamento deve começar aos 50 anos", explica.
Os exames podem ser agendados no CMPC, localizado na Rua Barão do Rio Branco, de 8h às 12h. É fundamental apresentar documento de identidade com foto, comprovante de residência e cartão do SUS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário