Para apoiar o tratamento contínuo dos pacientes, a SMS ampliou o fornecimento de fitas de glicemia nas unidades de saúde vinculadas ao programa Saúde na Hora
Nesta quinta-feira (14), Dia Mundial do Diabetes, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reforça o compromisso de garantir assistência contínua e gratuita aos 49.294 pacientes diabéticos atendidos pela rede pública. A data é marcada pela conscientização sobre a prevenção e o cuidado com a diabetes, uma das doenças crônicas mais prevalentes no país.
Para apoiar o tratamento contínuo dos pacientes, a SMS ampliou o fornecimento de fitas de glicemia nas Unidades de Saúde da Família (USFs) vinculadas ao programa Saúde na Hora. Com atendimento estendido das 8h às 21h, essas unidades oferecem suporte durante o dia e a noite, atendendo em bairros como Campo Limpo, Liberdade, Queimadinha, George Américo, Parque Ipê, Videiras, Rua Nova e Barroquinha, facilitando o acesso dos pacientes ao monitoramento da glicemia.
A secretária de Saúde, Cristiane Campos, ressalta a importância do monitoramento e da continuidade do tratamento para evitar complicações decorrentes da diabetes.]
"Garantir o tratamento contínuo para nossos pacientes com diabetes é essencial para prevenir complicações graves. A ampliação da oferta de fitas de glicemia nas unidades Saúde na Hora fortalece o nosso compromisso de cuidar da saúde e bem-estar da nossa população, oferecendo o suporte necessário para o monitoramento constante da glicemia”.
Para obter as fitas, os pacientes devem procurar a unidade de saúde a qual é cadastrado para renovação da receita. Após avaliação com o médico e o enfermeiro, os pacientes recebem um relatório que permite a retirada das fitas. O fornecimento é destinado aos diabéticos cadastrados no programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia), com prescrição médica de quantidade suficiente para 30 dias.
Pacientes que necessitam de mais de 100 unidades de fitas devem apresentar um relatório médico justificando a quantidade, que será analisada pela assistência farmacêutica. A receita e o relatório têm validade para três dispensações, e as fitas são entregues pelo enfermeiro durante o acompanhamento mensal. É necessário apresentar o Mapa de Controle Glicêmico; caso o paciente não apresente o documento ou utilize uma quantidade divergente de fitas, o fornecimento será suspenso até nova avaliação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário