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terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Progressão continuada e educação de jovens e adultos debatidos em Jornada

Jornada Pedagógica
 A progressão continuada e a educação de jovens e adultos (EJA) foram os temas debatidos na manhã desta terça-feira, 2, no segundo dia da Jornada Pedagógica 2016. A programação foi direcionada aos gestores, coordenadores pedagógicos, professores e estagiários que atuam no Ensino Fundamental.

Visando discutir o currículo escolar e os desafios enfrentados no dia-a-dia destes profissionais, a mesa-redonda contou com a abordagem do tema pelos professores doutores Rosemary Lacerda Ramos, da Universidade Salvador (Unifacs), e Jackson Reis dos Santos, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). A importância de garantir aos alunos sua aprendizagem em sucessivos momentos, sem interrupções, foi defendida pela professora Rosemary.
“No Brasil, vivemos uma cultura da reprovação, os professores acreditam que reter o aluno é o ideal, precisamos discutir sobre isso. É necessário repensar o processo de aprendizagem, o fluxo do aluno, garantir que estejam incluídos”, explicou Rosemary.
 
Refletir sobre os desafios enfrentados na EJA no contexto baiano foi o objetivo do professor Jackson dos Santos.  “É preciso que exista formação para os docentes que atuam nesta modalidade, esta é uma das dificuldades encontradas, bem como os índices de abandono dos alunos. A permanência desses estudantes nas escolas é um desafio”, afirma.
“Essas discussões são muito importantes para nós que vamos recomeçar o ano letivo”, acredita a professora Francislene da Silva Lima Reis, da Escola Municipal Dr. Noide Cerqueira. “A progressão continuada é algo novo, e é um debate que precisa existir para que possamos entender melhor. A EJA é uma modalidade que requer um olhar diferenciado, portanto, as reflexões de hoje são muito produtivas e interessantes”, avalia Francislene.

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