Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

"Um dos bons quadros da vida pública", diz prefeito sobre Hosannah

foto
O prefeito José Ronaldo lamentou neste domingo, 14, a morte do ex-vereador e ex-secretário municipal Hosannah Leite de Figueiredo. "Foi um dos bons quadros da vida pública, quer atuando no Legislativo, quer exercendo funções no Poder Executivo" , disse o prefeito. 
 
Na administração municipal, alguns integrantes do primeiro escalão foram colegas vereadores de Hosannah, a exemplo do secretário de Meio Ambiente Roberto Tourinho e do diretor-presidente da Fundação Cultural Egberto Costa, Antônio Carlos Coelho. "Era um grande amigo. E um político honrado, íntegro e ético", disse Coelho.
 
Hosannah era feirense de Bonfim de Feira. O sepultamento está previsto para a manhã desta segunda-feira, 15, em horário a ser definido.
 
O secretário de Desenvolvimento Social do Município, Ildes Ferreira, era amigo de Hosannah e os dois militaram juntos no antigo MSN (atual PMDB). "A Feira de Santana perde um filho que honrou esta cidade. Um defensor da democracia que inclusive lutou bravamente contra a Ditadura", afirmou. O corpo do ex-vereador está sendo velado na Prefeitura Municipal. 
 
Ildes fez para a imprensa um resumo sobre a trajetória de Hosannah Leite: 
 
Bacharel em Ciências Econômicas, ele atuava como professor do Colegiado de Economia da FTC. Hosannah estudou no Colégio Santanópolis entre 1962 a 1964, onde foi presidente do Grêmio Honorato Bonfim. Exerceu os cargos de secretário de Expansão Econômica (1979-1982); superintendente do Centro de Abastecimento, quando o órgão era uma autarquia.
 
Ocupou o cargo de superintendente da Previdência Social na Bahia; diretor de Desenvolvimento Industrial do Centro de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Cedic), entre 1987 e 1988; vereador de 1989 a 1990, presidente da União de Vereadores da Câmara Municipal do Estado da Bahia. 
 
Ele mantinha um escritório de contabilidade e assessoria de empresas. Também trabalhou no Banco do Brasil, agências de Feira de Santana e Jequié, entre 1965 e 1968. Antes, de 1962 a 1964, no Banco de Administração. Foi gerente de Controladoria da Cooperativa Central de Laticínios da Bahia, entre 1999 e 2001.
Hosannah Leite estava presidente municipal do PSB, era membro da Comissão da Verdade, como ex-preso e perseguido político.
 
Em 2004, recebeu da Câmara Municipal a Medalha Dival Figueredo Machado no Dia Nacional do Vereador, 1º de outubro. Em 2012, foi homenageado pela Câmara Municipal com a Comenda Francisco Pinto. O autor da matéria foi o vereador Antonio Carlos Passos Ataíde (Democratas). Em 2010, foi agraciado com Comenda da Ordem do Mérito Municipal. 
 
No meio artístico -
 
Em meados dos anos 60, atuou no meio artístico participando como ator nas peças "A Revolução dos Beatos", de Dias Gomes, dirigida por Nemésio Garcia, e em "O Patinho Preto", de Walter Quaglia, com direção de Antonio Miranda; bem como no coro de "Só o Faraó Tem Alma", de Silveira Sampaio, direção de Raymundo Pinto, todos em 1967.
 
Deixa viúva France Rodrigues Figueredo, com quem teve duas filhas: Thais France e Thiaine France.

Nenhum comentário:

Postar um comentário