Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Fórum Comunitário revela ações positivas em prol da criança

Fórum Comunitário
  Representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância conheceram as ações promovidas pelo Governo Municipal em defesa dos direitos das crianças e adolescentes em Feira de Santana. As intervenções foram apresentadas, na manhã desta terça-feira, 12, durante o II Fórum Comunitário Selo Unicef – Município Aprovado, realizado no Centro Cultural maestro Miro (CCMM).

Durante o fórum foi apresentado à comunidade os avanços do Plano de Ação atingidos no I Fórum Comunitário, realizado em 15 de agosto de 2014. Também oportunidade de compartilhar e divulgar as Ações Estratégicas de Políticas Públicas e Participação Social que colocam Feira de Santana em condição de destaque no cenário nacional e na disputa pela conquista da Certificação do Selo Unicef.
 
O evento foi aberto às 8h30min, com a exposição das ações desenvolvidas pelas secretarias municipais. A Secretaria de Desenvolvimento Social apresentou ações associadas ao direito a ser prioridade nas políticas públicas, enquanto a Secretaria de Educação mostrou ações ligadas ao direito a aprender.
Enquanto isso a Secretaria de Saúde apresentou ações voltadas ao direito de proteger-se e  ser protegido do HIV/Aids. Já a Secretaria de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos expões ações voltadas para o direito a crescer sem violência e, por fim, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer destacou ações do direito de brincar, praticar esporte e se divertir.
 
Um dos quatro observadores do Unicef na cidade, o oficial de comunicação Bruno Viecili explicou sobre a existência de metodologia a ser seguida pelo Município na disputa pela Certificação do Selo Unicef, voltadas para a redução da desigualdade e ações que garantam o direito à saúde, diversão, educação e outros.
Esta é a última etapa para o Selo, sendo que a partir de agosto o Unicef avalia os documentos apresentados para atingir a pontuação necessária. O resultado deve sair entre o fim de novembro e início de dezembro e representa  o reconhecimento às boas práticas em defesa de ações contra a violência e a favor dos direitos de crianças e adolescentes.
 
Para o secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, o Município vem avançando bastante desde 2013, quando esta edição do Selo foi lançada. Ele observou que na Bahia atualmente só 10 municípios estão concorrendo à certificação, sendo que Feira de Santana é a única cidade de grande porte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário