A arte e a corporeidade afro-brasileiras e africanas foram os principais temas abordados nesta sexta-feira, 27, no encontro do terceiro módulo da Formação em Educação Escolar Quilombola – FormEEQ. O curso é fruto de convênio entre a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, e a Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Ministério da Educação.
Professores da Rede Municipal de Ensino, representantes de comunidades quilombola e de dois municípios, Água Fria e Biritinga, debateram o tema e fizeram exercícios sobre a identidade.
A professora mestre Maria Cristina de Jesus Sampaio trouxe para a sala de aula um espelho e apresentou o seguinte questionamento: "que forma cada participante se enxerga? Por que nos achamos feios quando criança? Crescemos escutando que somos diferentes. Precisamos saber qual a nossa história de vida, o lugar que pertencemos e quem somos nós”, refletiu a professora Maria Cristina.
Para aprofundar o estudo, os educadores vão visitar, neste sábado, 28, a comunidade quilombola de Lagoa Grande, situada no distrito de Maria Quitéria, com o objetivo de conhecer a arte produzida na localidade. Nesta etapa, a formação busca valorizar as produções culturais e artísticas presentes neste cenário e no ambiente escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário