Fundada há cerca de 30 anos, durante o governo do prefeito José Falcão da Silva, a Escola Municipal Maria Antônia da Costa foi reinaugurada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, na manhã desta terça-feira, 17, depois de passar por uma profunda reforma e ampliação do seu espaço físico.
Situado no bairro Santa Mônica, o educandário, considerado a quarta melhor escola municipal pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que reúne, em um só indicador, dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação, o fluxo escolar e média de desempenho nas avaliações, se enquadra no rol das escolas modelo que vêm sendo entregues pelo governo municipal.
Neste sentido, a nova Maria Antônia da Costa foi dotada do que há de mais moderno, dentro do conceito educacional, a exemplo de videoteca, sala multimídia, salas multiuso e de informática, ampla biblioteca, cozinha, além de uma quadra polivalente destinada à prática de esportes e atividades recreativas.
A diretora da unidade educacional, a professora Neocilândia Figueiredo, ao ressaltar o empenho dos corpos dissente e docente para a qualidade do nível de ensino prestado à comunidade escolar, enfatizou que, “ agora, que contamos com toda esta estrutura, no nosso objetivo é alcançar o primeiro lugar no Ideb”.
“Nós podemos ter os melhores profissionais, mas se não tivermos uma gestão comprometida não conseguiremos avançar. Esta escola estava com o seu aprendizado comprometido por conta da estrutura física precária, mesmo assim já fazia diferença na rede”. Disse a secretária de Educação Jaiana Ribeiro.
Representando a família do ex-prefeito José Falcão da Silva ( que foi um dos filhos adotivo de Antônia da Costa Falcão, a patronesse da escola), o secretário de Meio Ambiente, Roberto Tourinho, enfatizou que “ durante muito tempo esta foi uma escola modelo de Feira de Santana, e família de José Falcão agradece o gesto do prefeito José Ronaldo”, disse.
Revelando que, durante todo este mês, a sua agenda está repleta de escolas a serem inauguradas, José Ronaldo pontuou que ontem ( segunda-feira), o governador Rui Costa ficou surpreendido com os investimentos que vêm sendo feitos no setor educacional do município, ao visitar a Escola Eli Queiróz de Oliveira, no bairro Gabriela.
“Mas eu sempre quero mais. O trabalho é árduo, mas quem trabalha no campo educacional é porque quer servir à comunidade, e a atividade pública é pra isso. Meu sonho é ver uma escola municipal sendo reconhecida pelo Ideb, e agradeço a todos que têm contribuído para mudar a história da Educação em Feira de Santana”, ponderou o prefeito.
A patronesse
Natural de São Gonçalo dos Campos, a professora Maria Antônia da Costa atuava na rede pública estadual. Notabilizou-se por ter se afastado das suas funções regulares para dedicar-se a levar os seus conhecimentos aos presídios, ensinando a ler e a escrever a centenas de detentos.
O prefeito José Ronaldo lembrou que José Falcão da Silva, o ilustre filho adotivo da professora Antônia Costa, “ foi um grande homem para Feira de Santana, com uma história de vida exemplar”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário