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quarta-feira, 18 de março de 2015

Procon faz lembrar os direitos dos consumidores

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As reclamações feitas na Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (Procon), em Feira de Santana, tem 90% de resolutividade – 70% delas são resolvidas pelo órgão através de contatos por telefone. As demais por abertura de processos administrativos.
 
Na semana em que é comemorado o Dia Mundial do Consumidor – 15 de março – o órgão alerta os consumidores sobre seus direitos, com orientações e distribuição de cartilhas durante ações no estacionamento da Prefeitura, na avenida Getúlio Vargas.
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Conforme a superintendente do órgão, Suzana Mendes, essa é uma data que “faz lembrar as relações de consumo e a necessidade de conscientizar, cada vez mais, as pessoas sobre seus direitos que estão assegurados no Código de Defesa do Consumidor”.
 
Líderes em reclamações
 
Entre as empresas que lideram em reclamações no Procon, Suzana Mendes cita as de telefonia – as queixas são relacionadas as dificuldades de cancelamento de contratos, ligações não reconhecidas, créditos inspirados antes do tempo, entre outras.
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Ainda há aquelas ligadas aos supermercados sem empacotadores – a demanda de consumidor no estabelecimento que determina a necessidade de abertura de caixas naquele dia - e com produtos com prazo de validade vencido, bem como relacionadas às instituições financeiras, cartões de crédito e as de serviços Embasa e Coelba.  
 
“A Embasa e a Samsung se destacam entre as empresas que mais fazem acordo no Procon”, ressalta Suzana Mendes. No órgão municipal são atendidas 100 pessoas por dia, além dos casos considerados de emergência, a exemplo de problemas nos planos de saúde ou com indicativo de corte ou suspensão no fornecimento de água ou luz.    

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