O prefeito José Ronaldo de Carvalho participou da abertura da Semana de Atendimento Preventivo e Ultravasson, iniciada na manhã desta segunda-feira, 9, no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC). O objetivo é atender a uma demanda que se encontra reprimida.
Ainda como parte das comemorações do Dia da Mulher, celebrado no dia 8 de Março, a Semana de Atendimento Preventivo atenderá, em média, 200 pacientes por dia, numa operação que se estenderá até a próxima sexta-feira, 13.
De acordo com a presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, os exames também abrangem o público masculino, que busca os serviços prestados pelo Centro Municipal de Prevenção ao Câncer para fazer prevenção de câncer de próstata e atendimentos com urologista.
Já para o público feminino, responsável pela maioria dos exames realizados pelo CMPC, as solicitações mais comuns são para ultrassonografias mamárias, tireoide e transvaginal.
O prefeito José Ronaldo enfatizou a agilidade no atendimento de marcação de exames deste setor, que segundo ele não chega a ultrapassar 30 dias, enquanto outros planos podem ultrapassam até dois meses.
Ronaldo lembrou que a rede municipal de saúde contabilizou, no ano passado, 400 mil atendimentos, através das policlínicas, enquanto o CMPC atingiu a marca de 17 mil pacientes atendidos, no mesmo período.
“Estamos sempre abertos a ouvir as observações da comunidade para melhorar os serviços prestados, e fazer o possível que estiver ao nosso alcance para viabilizar todos os exames”, ponderou o prefeito.
EXTENSÃO E PESQUISA
Antiga Liga Baiana Contra o Câncer, o atual Centro Municipal de Prevenção ao Câncer foi totalmente ampliado e reformado pela Prefeitura Municipal e entregue à comunidade no dia 24 de outubro de 2014. Administrado pela Fundação Hospitalar, o ambulatório, agora climatizado para o maior conforto da sua clientela, faz exames e tratamentos de média complexidade, atuando também no campo de prática curricular. Desenvolve projetos de extensão e pesquisa em parceria com instituições do Ensino Superior.
Centro de referência na prevenção, rastreamento e diagnóstico, o CMPC é reconhecido por sua competência técnica. Segundo Gilberte Lucas, que anunciou que o ambulatório passará a oferecer exames de biópsia de pele à população, a meta da Semana de Atendimento de Prevenção é alcançar a toda a demanda reprimida, até o final de 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário