Reunião
|
Lideranças indígenas e representantes do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba), responsáveis pela organização do 3º Acampamento dos Povos Indígenas da Bahia, foram recebidos, na tarde desta sexta-feira (10), pelo secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), Carlos Martins. No encontro, as lideranças fizeram um balanço do acampamento, que durou quatro dias e reuniu mais de 700 indígenas de todas as regiões do estado.
O coordenador Geral do Mupoiba, Kâhu Pataxó, avaliou positivamente o diálogo com as secretarias durante o acampamento indígena. “Para a educação indígena, que era nosso principal tópico, conseguimos bons encaminhamentos. Vamos trabalhar, junto com o Governo da Bahia, para que as demandas sejam atendidas dentro dos prazos”, afirmou Kâhu, que estava acompanhado de lideranças indígenas de vários povos.
Ainda no encontro, a comitiva apresentou ao secretário demandas relativas à SJDHDS, a exemplo da realização de Caravanas da Justiça Social em territórios indígenas. O secretário informou que ainda este ano estão programadas três caravanas: Santa Cruz Cabrália, Pau Brasil e Rodelas.
Martins falou também sobre o reforço na estrutura da Coordenação de Políticas para os Povos Indígenas da SJDHDS, com ampliação do pessoal e equipamentos. O objetivo é potencializar ainda mais as ações e iniciativas da secretaria na defesa dos direitos dos povos indígenas.
"Nós vamos continuar colocando todos os esforços na defesa dos direitos indígenas, promovendo ações e apoiando as reivindicações que são mais do que justas, especialmente no que diz respeito às demarcações de terra. O acampamento este ano foi um sucesso, com uma estrutura ainda maior, e eu tenho certeza que ano que vem realizaremos um evento ainda mais forte", pontuou.
No encontro, ficou definida que uma comissão formada por membros da SJDHDS e do Mupoiba vão acompanhar trimestralmente o andamento das solicitações feitas ao Governo da Bahia. O chefe de gabinete Pedro Dórea, o superintendente de Apoio e Defesa dos Direitos Humanos, Jones Carvalho, e o coordenador de Políticas para os Povos Indígenas, Jerry Matalauê, serão os representantes da SJDHDS no grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário