Submarino

AQUI TEM TRABALHO

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

O radioamadorismo continua vivo aqui e em todo o planeta

 

O radioamador é considerado reserva especial das Forças Armadas e tem papel preponderante em casos de catástrofes

A internet não acabou com o radioamadorismo. Pelo contrário, veio auxiliá-lo!. Quem garante isso de forma convicta é o experiente Avido Medeiros (Avido Rodrigues de Medeiros), PY6 AVB, que há 52 anos opera seu equipamento e contata de 30 a 80 colegas diariamente, de Norte a Sul, de Leste a Oeste do país. O que pode parecer um trabalho cansativo e até sem finalidade é, para quem o pratica, algo prazeroso e útil.

Natural de Cerro Corá, Currais Novos, Rio Grande do Norte, Avido foi para o Rio de Janeiro, fazendo parte de um grupo seleto de locutores, pelo timbre de voz grave e potente, ao lado de Cid Moreira e Carlos Campbell, astros da TV. Veio para Feira de Santana ao lado de Sidney Miranda, preparando a instalação da Rádio Carioca, inaugurada em 1968, e aqui permanece, cultivando o hábito de operar seu equipamento como algo que faz parte de sua vida. Afinal, são 52 anos – mais de meio século – nessa atividade.

Ele não esquece que começou incentivado e orientado pelo professor Almiro Vasconcelos, já falecido, e nunca parou, sem jamais negligenciar suas atividades profissionais e familiares. Lamenta que, durante esse período, tenha perdido vários companheiros que faleceram ou deixaram de operar. Mesmo assim, estima que em Feira de Santana cerca de 25 radioamadores estão em atividade.

Cita: Nilzelito Bezerra PY6 JR, Adriano PY6 OF, Denilson PY6 DU, Luiz PY6 LH, Maia PY6 PAZ, Izaias PY6 IP, Robson PY6 AK, Luizinho PY6 ALM, Silvio Romero PY6 YA, Ivanildes Bezerra PY6 AML, Edgar Fontes PY6 SK, Marcio Queiroz PY6 AZ, Roberto Tourinho PY6 RT, Hamilton PY6 HD, Marconi PY6 ZM, Oliveira PY6 IZ, Elias PY6 SH, Sergio Paulo PY6 SP, Marlon Medeiros PU6 MGM, Milton PY6 MP, Israel PY6 PRF e Waldir PY6 CZ.

Avido Medeiros lembra que fez seu primeiro contato no dia 5 de maio de 1972, Dia das Comunicações. Diariamente, ele inicia as atividades a partir das 6 horas e, à noite, comanda a Rodada Brasil, das 17h30 às 19 horas, nas terças-feiras. A partir da Bahia, três rodadas vão ao ar: Patrulha Verde e Amarelo e Boa Noite Brasil. Conforme o PY6 AVB, o Brasil conta com mais de 40 mil radioamadores e, no planeta, são mais de 80 milhões, a maior parte nos Estados Unidos.

O radioamadorismo, que tem como lema: “Quem não vive para servir não serve para viver”, foi iniciado no século XIX pelo físico italiano Guglielmo Marconi e, no Brasil, teve como precursor o padre Landell de Moura, que chegou a ser acusado de herege por determinado segmento religioso. Essa atividade foi muito importante na ação de desenvolvimento da Amazônia e continua prestando serviço à sociedade. 

“O radioamador é considerado reserva especial das Forças Armadas e tem papel preponderante em casos de catástrofes, quando é chamado para atuar”, explica. Para exercer a atividade, além de adquirir o equipamento, o pretendente tem que prestar exame na Anatel.

Geralmente, os radioamadores fazem eventos comemorativos, como no Dia do Soldado, e há certames de caráter nacional que movimentam todos os operadores, utilizando equipamentos modernos do sistema VHF/UHF, de forma direta ou através de repetidoras.

Por: Zadir Marques Porto



Nenhum comentário:

Postar um comentário