Submarino

AQUI TEM TRABALHO

sábado, 26 de abril de 2014

Homenagem a Pelé e reverência aos orixás no Espaço Quilombola

Em ano de Copa do Mundo em terras brasileiras nada como homenagear o mais famoso dos jogadores do país de todos os tempos. Foi contando a trajetória vitoriosa de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, que a Escola Brasil Meu Samba abriu a noite de desfiles no Espaço Quilombola, nesta sexta-feira, 25. Passaram ainda pela avenida mais 13 entidades, entre afoxés e blocos afro.

Do futebol juvenil ao Ministério dos Esportes e os títulos conquistados na Seleção Brasileira foram destacados pelo samba enredo assinado por Valdete Lima. Além da ala composta por jovens vestidos com uniformes verde e amarelo, o adolescente Iury Marlen, de 17 anos, representou “o atleta do século”, como definiu o enredo.

Entre os afoxés, as reverências foram para os orixás. O Filhos D’Guian por exemplo, apresentou todos eles, mas exaltou de modo especial as cores azul e branco de Oxalá, o Deus da Criação, com direito a milho branco espalhado na avenida e coreografias características do candomblé.  Já o Filhos de Ogum homenagearam Iemanjá, a rainha das águas.

Oxum, a mãe de Deus, mereceu tratamento especial do afoxé Estrela do Oriente. “Vida humana é criação”, dizia o enredo, que destacava ainda a beleza e o poder de sedução da rainha das águas doces. O amarelo ganhou destaque entre as fantasias da entidade, que representou o bairro Tomba, contrastando com a mistura de cores do afoxé Logum Edé, do mesmo bairro.

E a luminosidade do branco tomou conta da avenida João Durval com a passagem do afoxé Filhos da Luz, que comemorou bodas de prata agradecendo ao Pai das Divindades com o enredo “Oxalufã” e destacando a grandeza dos orixás. Destaque para a ala dos caboclos caçadores, formada em sua maioria por crianças.

Nessa primeira noite de desfile de entidades culturais na Micareta passaram pelo Quilombola ainda os afoxés Filho de Nanã, Filhos de Ogum, Filhos de Oxalá e o tradicional Pomba de Malê, da Rua Nova, que também reverenciou Iemanjá com as cores azul e branco. Desfilaram também os blocos afro Quilombo do Reggae, Guerreiros Africanos, Sorriso Negro, Zumbi dos Palmares e Urubus do Reggae.


Neste sábado, 26, e domingo, 27, mais 14 blocos afro e quatro escolas de samba passarão pelo Espaço Quilombola. As entidades que participam da Micareta estão sendo avaliadas por uma comissão de jurados selecionados pela Associação das Entidades Culturais, Ritmos Afro e Escolas de Samba de Feira de Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário