Em mobilização referente ao Outubro Rosa e Novembro Azul, a Unidade de Saúde da Família Gabriela III e IV realizou na manhã de segunda-feira, 01, café da manhã para os pacientes que estavam aguardando atendimento. O momento foi oportunidade para conscientizar a comunidade sobre o combate aos cânceres de mama e próstata, durante sala de espera.
“As unidades de saúde têm essa responsabilidade, principalmente por trabalhar com a prevenção, de informar e conscientizar que o câncer tem cura e que a consulta periódica e autoexame são importantes para o diagnóstico precoce”, explica a enfermeira e palestrante, Rayane Graciele.
De acordo com a enfermeira, a paciente que detectar algum nódulo nas mamas deve procurar a unidade mais próxima de sua residência. “Essa pessoa irá passar por uma avaliação clínica e será encaminhada para um especialista”, ressalta.
As ações preventivas contra os cânceres de mama e próstata estão apenas começando. A partir das unidades de saúde as mulheres estão tendo acesso a mamografias com livre demanda na rede municipal. Os exames são feitos no CMDI (Centro Municipal de Diagnóstico Por Imagem), CEPAH (Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana) e no Hospital D. Pedro de Alcântara.
A orientação é que o público com idade entre 50 a 69 anos faça a avaliação. Para tanto é necessário ter em mãos CPF, carteira de identidade e cartão SUS.
Já os homens acima de 45 anos, terão além dos exames laboratoriais, a solicitação do PSA. Os casos diagnosticados serão encaminhados para acompanhamento de urologista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário