463 estudantes participaram da competição
Os estudantes da Escola Cívico-militar Municipal Quinze de Novembro tiveram um encerramento do ano letivo diferente. Na última semana, entre os dias 25 a 27, os alunos participaram de uma gincana no 35º Batalhão de Infantaria de Feira de Santana.
Entre as atividades, cabo de guerra, futsal e baleado foram os destaques nas práticas esportivas. Os jogos estudantis fazem parte das diretrizes do Ministério da Educação para as escolas cívico-militares, com a finalidade do desenvolvimento de habilidades distintas para o aluno. Ao final de cada ciclo escolar, os estudantes devem ser avaliados neste quesito.
A iniciativa teve como objetivo utilizar uma metodologia ativa de ensino, para colocar em prática os conteúdos aprendidos em sala de aula. Os jogos envolveram conhecimentos gerais, língua portuguesa, matemática, história, geografia e educação física. 463 estudantes participaram da competição.
Além das provas com perguntas e respostas, os estudantes também fizeram uma exposição de pinturas com a temática do combate ao racismo.
Segundo o diretor da unidade escolar, o professor Marcelo Martins, este foi um momento de aprendizado, mas também de “importante interação entre os estudantes e exploração de espaços além dos muros da escola”.
Ainda de acordo com o diretor, a aproximação com o batalhão é uma experiência que marca os estudantes. Na oportunidade, eles puderam ter acesso a vivência, trabalho e cotidiano dos militares.
O Tenente-Coronel, Vando Azevedo, que também é oriundo de uma dessas escolas, acredita que é importante incentivar momentos como estes e destacou o desempenho nacional da escola Quinze de Novembro, sendo classificado como a quarta melhor unidade cívico-militar no país. O batalhão ficou disponível para futuras atividades da unidade escolar.
No último dia da gincana, os estudantes puderam acompanhar a formatura dos soldados do 35º Batalhão de Infantaria de Feira de Santana. A secretária de Educação, professora Anaci Paim, e a professora Rosana Fernandes Falcão, diretora de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), também prestigiaram a solenidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário