Submarino

AQUI TEM TRABALHO

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Mobilização social leva serviços para moradores do Parque Lagoa do Subaé

Atendimentos
Moradores do bairro Parque Lagoa do Subaé participaram, neste sábado, 9, de uma grande mobilização com a oferta de diversos serviços gratuitos, garantindo-os a inclusão social. A iniciativa denominada “Da Família, Para a Família”, envolveu diversas secretarias municipais e foi realizada na Pré-Escola Santo Expedito.

 Foram prestados atendimentos no setor jurídico com orientação e assistência, palestras, emissão de documentos, como Carteira de Trabalho e Cartão SUS, agendamentos para  inscrição no Programa Bolsa Família, encaminhamentos para vagas do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e orientações de como participar do Programa Minha Casa, Minha Vida.
 
Na Unidade Móvel de Saúde foram realizados testes rápidos da Sífilis, HIV-aids e Hepatite, prestadas orientações sobre as doenças sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos e atendimentos com o clínico geral. O aposentado Raimundo Tavares, 69 anos, aproveitou a oportunidade para solicitar uma guia de exame.
 
Há 12 anos residindo no bairro, esta foi a primeira vez que participou de uma ação envolvendo vários órgãos municipais no Parque Lagoa do Subaé. “Uma maravilha. Hoje pude resolver muitas coisas que estavam pendentes em um só lugar”, contou.
 
Em outro estande foi levado para os moradores do bairro e adjacências informações sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), quando solicitá-lo e a importância de evitar os trotes, bem como os equipamentos utilizados. Orientações sobre os animais que ameaçam a saúde humana, a exemplo dos escorpiões, cobras e aranhas, foram transmitidas por técnicos da SMS.
 
O Centro de Atendimento ao Hipertenso e Diabético (Cadh) ofertou testes de glicemia e aferição da pressão arterial. A Rede de Frio disponibilizou aplicação de vacinas contra a Hepatite B, Tríplice-Viral, Febre Amarela e Tétano.  Também houve orientações como prevenir a dengue e outras doenças, através de teatro de fantoches, com a participação de técnicos da Vigilância Epidemiológica.
 
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da Casa do Trabalhador, realizou agendamentos para emissão da Carteira de Trabalho, encaminhamentos para emissão do Seguro-Desemprego e cadastro para ingresso no mercado de trabalho. Prepostos da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) também esclareceram algumas dúvidas e transmitiram informações sobre as relações de consumo.
 
A dona de casa, Valdete Bispo, 52 anos, contou que estava satisfeita e revelou a felicidade ao participar de uma grande ação de mobilização onde mora. “Uma maravilha. Esperamos que aconteça mais vezes”, disse.   As crianças e os adolescentes também aproveitaram bem o momento. Participaram de oficinas pedagógicas e atividades lúdicas, brincadeiras no pula-pula, trenzinho, touro mecânico e na cama elástica e assistiram apresentações circenses. 
 
Todos ainda puderam deixar o visual mais bonito nas oficinas de corte de cabelo. Maria Eunice de Macedo, presidente da Associação Comunitária Centro de Apoio a Criança e ao Adolescente do Parque Lagoa Subaé, observou que os moradores foram privilegiados em participar de um evento grandioso promovido pela Prefeitura. “É a esperança que se renova em cada um”.
 
A ação contou, ainda, com a participação das secretarias municipais de Governo, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Prevenção à Violência, além da Fundação Cultural Egberto Tavares Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário