Monumento ao Caminhoneiro
|
Em comemoração ao “Dia Mundial da Fotografia”, o Sindicato dos Fotógrafos Profissionais de Feira de Santana (Sindfofs) abre nesta terça-feira (19/08), uma exposição de fotografias premiadas no 14º Concurso, que foi promovido pelo sindicato.
A exposição faz parte do Mês da Fotografia e é realizadas desde a fundação do órgão, sempre em agosto. Os trabalhos ficaram expostos, no Museu Parque do Saber até o dia 19 de Setembro.
Os vencedores do concurso serão premiados com um troféu denominado “Manoel Brito”. De acordo com Antônio Carlos Magalhães, presidente do sindicato a “homenagem significa um reconhecimento o colega Manoel, trouxe para a profissão em nosso município, durante a sua jornada profissional,” ressaltou ACM.
Conforme o repórter fotográfico Jorge Magalhães, a fotografia mudou a historia da sociedade. “Considero a fotografia como o meio mais perfeito para gravar e reproduzir as manifestações culturais. A fotografia é tão importante para a sociedade que fica quase impossível imaginarmos uma família que não tenha sido fotografada. Com o invento da fotografia foi dado inicio a uma mudança na história do mundo e da sociedade”, observa Jorge.
Dia Mundial da Fotografia - A celebração da data tem origem na invenção do Daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre em 1837.
Mais tarde, em Janeiro de 1839, a Academia Francesa de Ciências anunciou a invenção do Daguerreótipo e a 19 de Agosto do mesmo ano o Governo francês considerou a invenção de Daguerre como um presente "grátis para o mundo".
Outro processo fotográfico - o Calótipo, inventado também em 1839 por William Fox Talbot, fez com que o ano de 1839 fosse considerado o ano da invenção da fotografia.
Informações Jorge Magalhães/Correio Feirense e foto ACM/Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário