Submarino

AQUI TEM TRABALHO

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Graça Pimenta homenageia Feira atraves de Moção


Dando início às comemorações pela passagem dos 178 anos de emancipação de Feira de Santana, a deputada estadual Graça Pimenta (PR), que também é feirense e primeira dama do município, apresentou moção de congratulações na Assembleia Legislativa (AL) nesta quarta-feira (14). Através do documento, a parlamentar expressou o amor que tem por sua cidade, que aniversaria no domingo (18).

 “É com muita honra que aplaudo calorosamente o município de Feira de Santana e desejo que o desenvolvimento social, econômico, cultural e político estejam cada vez mais presentes no futuro dos feirenses e de nossa cidade”, declara.

No início do século XVIII o casal Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandoa construiu na fazenda Santana dos Olhos D’Água, de sua propriedade, uma capela dedicada a São Domingos e Nossa Senhora Sant’Ana, que viria a ser a padroeira local e uma das inspirações para o nome do município.  A capela pertencia à freguesia de São José das Itapororocas, ligada ao município de Cachoeira. 

Com o tempo, a fazenda passou a ser pouso dos tropeiros que viajavam pela região, o que gerou o arraial de Santana e uma modesta feira livre, onde se comercializava gado. A feira cresceu e depois veio a ser outra fonte inspiradora para o nome Feira de Santana. O desligamento da capela do território cachoeirano ocorreu em 18 de setembro de 1833.

Na moção, Graça Pimenta também destacou feirenses que tiveram participação na história baiana e brasileira, além de lembrar importantes visitantes da cidade. “A poetisa Georgina Erismann compôs o hino cívico. Nossa política foi representada no país por Chico Pinto. Maneca Ferreira criou a Micareta, o primeiro ‘carnaval fora de época’ do Brasil. Por nossa cidade passaram D. Pedro II e Ruy Barbosa, intelectual que apelidou nossa cidade de ‘Princesa do Sertão’”, recorda.

De fazenda a metrópole, Feira de Santana hoje é destaque estadual, nacional e internacional. “Com mais de 500 mil habitantes, o município é o mais populoso e maior do interior do estado, além de ser polo da mais nova Região Metropolitana da Bahia. A cidade é também o mais importante entroncamento rodoviário do Norte/Nordeste. Devido aos investimentos públicos feitos em tecnologia nas áreas de Educação e Saúde, Feira de Santana vem conquistando evidência em eventos internacionais”, conclui Graça Pimenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário