Submarino

AQUI TEM TRABALHO

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

178 anos de emancipação política comemorados com sessão solene

Os 178 anos de emancipação política de Feira de Santana foram lembrados também com sessão solene comemorativa na Câmara Municipal, na tarde deste domingo (18). A professora Lélia Vitor Fernandes foi a palestrante da sessão especial e lembrou personalidades, estabelecimentos comerciais, escolas, indústrias, dentre outros, que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da cidade. 
O contexto cultural foi relembrado pela professora, ao citar a formação de grêmios estudantis, vultos folclóricos, a instalação de teatros, museus e clubes de lazer que promoveram bailes e micaretas. Os primeiros cinemas, jornais e emissoras de rádio que se instalaram na cidade também foram destacados.
Lélia Fernandes citou Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandoa e o local conhecido como Olhos d´agua, bem como a devoção do casal e a construção de uma capela na sede da fazenda, de onde surgiu o povoado, que em 28 de setembro de 1732, construíram o berço onde nasceria Feira de Santana.
Lélia Fernandes encerrou seu discurso enfatizando a importância de preservar a história da cidade. “Terra sem história é terra sem vida. Preservar a história e a cultura é fundamental para construir um futuro mais sólido”, pontuou.
Os secretários de Educação, José Raimundo de Azevedo; de Comunicação Social, Fabrício Almeida; de Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburgh; de Habitação, Gilberto Ruy, e de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, também prestigiaram a sessão especial, que foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Francisco Neto.
Ainda comporam a mesa, o deputado federal Fernando Torres, deputado estadual José de Arimatéia e representando a Polícia Militar o aspirante Reis. Ao final da palestra, o prefeito Tarcízio Pimenta entregou placa comemorativa à palestrante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário