Submarino

AQUI TEM TRABALHO

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Natal Encantado 2014 acontece entre os dias 10 e 23 de dezembro

Natal Encantado
 A cultura vai fervilhar nas ruas de Feira de Santana durante as comemorações do Natal Encantado 2014. A programação, definida pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) para o período de 10 a 23 de dezembro, contempla o público com 139 apresentações de gêneros diversos, originárias de oito estados brasileiros e mais o Distrito Federal.

 A grade de atrações do Natal Encantado 2014 contempla todos os gostos com pelo menos 31 gêneros de espetáculos diferentes, tendo como foco principal a sintonia com os festejos natalinos. São atrações que vêm de 30 cidades brasileiras e se apresentarão em oito locais diferentes.
 
Os espetáculos terão como palcos a Praça da Catedral Metropolitana de Senhora Santana e a própria Catedral, a Praça João Pedreira (Centro), o estacionamento e também o Paço Municipal Maria Quitéria (prédio da Prefeitura), a praça Bernardino Bahia (avenida Senhor dos Passos) e o Espaço Cultural Marcus Moraes (avenida Getúlio Vargas).
 
Durante as comemorações serão apresentados musicais, orquestras sinfônicas, orquestra sanfônica, escola de dança, teatro de bonecos, orquestra de percussão e sopro, grupo musical clássico, ópera tradicional, ópera de frevo, balé, concerto, camerata, recital, presépio vivo, circo, grupo de cordel, performance, reisado, coral, números de mágica, filarmônica, fanfarras, grupo de câmara, quinteto de metal, orquestra de violão, quinteto de trombone, quarteto de cordas, festival gospel, teatro, cantoras e grupo de choro e samba.
 
Além de diversas cidades da Bahia, também estarão se apresentando nos palcos do Natal Encantado diversas atrações vindas de Goiânia, Sergipe, Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco, Paraíba, Santa Catarina e o Distrito Federal.

Prefeito comenta sobre proposta de doação de terra pelo 35º BI à UFRB

Prefeito de Feira
 O vereador Pablo Roberto cogitou esta semana, na Câmara, que a Prefeitura de Feira de Santana deveria investir na tentativa de buscar, junto ao 35º Batalhão de Infantaria, a doação de terreno na área de influência daquela instituição para construção do campus da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) nesta cidade.

Sobre o assunto, o prefeito José Ronaldo diz que, em se tratando de bem pertencente ao Exército Brasileiro, seria “extremamente difícil” obter uma doação. No entanto, assinala, 35º BI e UFRB têm algo em comum: são órgãos da União, cada um em sua instância. “Poderiam, os seus gestores, discutir diretamente”, recomenda.
 
O prefeito observa ainda que não deve ser novidade para os cidadãos feirenses que o Município não dispõe de 60 tarefas de terra para doação. “Sempre estivemos aberto ao diálogo; temos conversado muito ao longo desse período com a reitoria da UFRB para discutir o assunto”.   
 
Lembra Ronaldo que empresas de Feira de Santana chegaram a se manifestar pela doação de  tarefas de terra para a implantação do campus, o que ainda não evoluiu para um entendimento.

Permissionários do Mercado de Arte recebem curso de capacitação

Capacitação
 Permissionários do Mercado de Arte Popular de Feira de Santana estão participando de um curso de qualificação profissional promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A iniciativa também conta com o apoio da Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico.

As aulas foram iniciadas na tarde desta quarta-feira, 29, no endereço provisório do MAP, situado na Rua Olímpio Vital - prolongamento da Avenida Getúlio Vargas. A ação está dentro do Projeto Economia Criativa e Turismo Caminhos do Sertão, promovido pelo Sebrae e tem como objetivo qualificar as micros e pequenas empresas que atuam com atividade dentro da economia criativa, ou seja, atividades comerciais como artesanato e gastronomia. 
 
A proposta visa a realização de cursos e palestras com temas vivenciados no cotidiano desses permissionários como, por exemplo, o controle e planejamento financeiro. Para Lucia Leite, analista técnica do Projeto Economia Criativa e Turismo Caminhos do Sertão, um dos principais objetivos da ação é a conscientização dos permissionários para a legalização e melhoria dos serviços oferecidos por eles. De acordo com Lúcia Leite, o Programa Microempreendedor individual, promovido pelo Sebrae, possibilita essa legalização de maneira rápida e sem a adesão de ônus para os microempresários. 
 
A diretora do Departamento de Turismo da Settdec, Graça Cordeiro, explica que o objetivo do Governo Municipal é ir além da reforma física do Mercado de Arte. Para ela, a qualificação humana contribui para uma melhoria do turismo como um todo, tendo em vista que um serviço turístico ofertado com qualidade contribui para a imagem da cidade. 
 
Para Laudicea Portela, permissionária do MAP há 30 anos, os cursos são uma ótima oportunidade para a melhoria do seu trabalho. “Os cursos estão sendo objetivos. Trouxe um desenvolvimento melhor para nós. Venho todas as vezes e estou gostando”, declarou. Já Mardio de Santana, que  há 12 anos trabalha com relógios no MAP, relata que os cursos trarão melhoria no diálogo com o cliente e um melhor desenvolvimento com o planejamento financeiro da sua empresa. 
 
Os cursos estão sendo ofertados gratuitamente para todos os permissionários do Mercado de Arte. As inscrições são feitas no local. 

Secretaria faz parceria para melhoria da Praça de Alimentação

Praça de Alimentaçã
 Visando melhorar o aspecto visual e o atendimento ao público na Praça de Alimentação Gilson Pereira, situada na avenida Getúlio Vargas, os comerciantes do local vão atuar em parceria com a Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico. O assunto foi discutido em reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 29.

 Durante o encontro foi definido que será realizado um esquema de limpeza geral do equipamento, através da Secretaria de Serviços Públicos, e serviços de recuperação da estrutura da praça. "Os permissionários também se comprometeram a executar melhorias externas nos quiosques e também melhorar o atendimento aos consumidores", revela o secretário Antônio Carlos Borges Júnior. 
 
Na oportunidade foi agendada um novo encontro com representantes de empresas do ramo de bebidas visando parceria para publicidade e comunicação visual. "É necessária a união de todos para atender as demandas da sociedade e atraves do diálogo estamos buscando viabilizar açoes de melhorias para a praça de alimentação, e a comunidade será a maior beneficiada", desta Borges Júnior.
 
A iniciativa faz parte do Pacto de Feira, projeto com o objetivo de requalificar o centro da cidade. 

A mão pede passagem

Mão pede passagem
 Em meio ao trajeto no centro da cidade, o motorista se depara com um aceno de mão. Na sua frente, uma faixa de pedestre. Ele pára e dá passagem para aqueles que querem atravessar ruas e avenidas. Essa é a realidade dos últimos dias no município de Feira de Santana.

 Através de uma campanha educativa, para o respeito à faixa de pedestre, a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) tenta alertar aos motoristas sobre a preferência para aqueles que são os mais frágeis no sistema de trânsito.
 
Estão nas ruas 12 equipes, que se revezam nos períodos da manhã e da tarde, em pontos estratégicos de grandes fluxos de veículos e pedestres. Os agentes, com um placa, que ilustra uma mão, estão concentrados nas avenidas Senhor dos Passos, Visconde do Rio Branco, J. J. Seabra e Getúlio Vargas.
 
Após a campanha, vinculada nas emissoras de TV aberta e também nas emissoras de rádio, já é possível ver pessoas nas ruas fazendo o gesto de alerta aos motoristas.
 
“Os pedestres já fazem o sinal. Eles passam por nós e perguntam como deve proceder. Alertamos que eles coloquem a mão e esperem o veículo parar”, afirma a agente de trânsito, Camila Costa dos Santos.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Nenhum caso de chikungunya confirmado em Feira na última semana

Secretaria de Saúde
 Não houve nenhum caso confirmado da febre chikungunya na última semana em Feira de Santana. Os números se mantiveram em 371 pessoas acometidas pela doença. É o que aponta o boletim divulgado nesta terça-feira, 28, pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão Epidemiológica.

Até o dia 25 de outubro, foram notificados 1161 casos suspeitos de chikungunya. Destes 371 foram confirmados, 56 descartados e 734 continuam em investigação. As semanas epidemiológicas 35 a 42 concentraram 1037 (89,31%) do total de casos suspeitos, com redução a partir da 41ª semana epidemiológica.  
 
Os 1161 casos suspeitos estão concentrados na faixa etária de 35 a 49 anos com 353 (30,40%), seguida da faixa etária dos 20 a 34 anos com 297 (25,58%) e em pessoas com 50 a 64 anos com 194 (16,70%) casos. O sexo feminino predomina com 768 (66,15%) e masculino com 393 (33,85%).
 
Foram notificados casos em 74 localidades do município, dentro as quais o conjunto George Américo apresentou 456 (39,27%) notificações. Na sequência os bairros Campo Limpo com 212 (18,26%), Sítio Novo com 50 (4,30%), Cidade Nova com 35 (3,01%), povoado Rio do Peixe (distrito de Jaguara) com 32 (2,75%) e o bairro Sobradinho com 32 (2,75%).
 
Outros casos foram notificados no bairro Parque Ipê com 23 (1,98%), Pampalona com 17 (1,46%), Gabriela com 14 (1,37%), distrito Maria Quitéria com 15 (1,29%), Queimadinha com 13 (1,11%) e o Tomba com 10 (0,86%).
 
A distribuição geográfica dos casos concentrou-se no George Américo. Contudo, a doença se propagou para o Campo Limpo, Cidade Nova, Parque Ipê, Sobradinho, Mangabeira, Gabriela, Rua Nova, Pampalona, Pedra do Descanso e outros.
 
A redução no número de pessoas acometidas pela doença no municipio está atribuída às ações que estão sendo desenvolvidas, como acompanhamento e monitoramento de todos os casos, bloqueio de bomba costal, faxinaços e tratamento focal e perifocal, realização de atividades de educação em saúde, além de visitas domiciliares.
 

BRT é a ‘porta de aproximação’ do Prefeito de Feira com Dilma

Dima e Ronaldo
 O projeto do Bus Rapid Transit (BRT) de Feira de Santana é a mais importante ‘porta de contato’ do Governo Municipal com o Governo Federal, ou seja, o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM) e a presidenta reeleita Dilma Roussef.

São cerca de 100 milhões de reais financiados por um banco oficial, a Caixa Econômica Federal envolvendo um dos temas mais pertinentes ao segundo mandato da Presidenta, que é a melhoria nos serviços públicos das grandes cidades ou de porte médio como Feira de Santana.
 
Quando esteve nessa cidade no primeiro turno, a presidenta eleita fez questão de dizer que virá a Feira para inaugurar o BRT. A presidente firmou um compromisso com o gestor e com o povo de Feira de Santana.
 
Informações Janio Rego e foto de Reginaldo Pereira Tracajá.

Começa ampliação de escola no Aviário


foto
Com as intervenções, a escola municipal vai ganhar novas salas de aula, uma quadra poliesportiva coberta, quiosque e será totalmente murada, para oferecer maior segurança à comunidade escolar. Na parte interna, as paredes serão revestidas com cerâmica até a altura de 1,80m, além de revisão nas instalações elétricas e hidráulicas e manutenção geral no telhado.


Ao autorizar o início das obras, o prefeito José Ronaldo de Carvalho ressaltou os investimentos que o Governo Municipal está promovendo na área de educação da rede pública municipal. Relatou que cinco creches escolas já estão prontas para serem inauguradas nos próximos dias e que uma será construída no bairro, entre os conjuntos Nova América e Paulo Souto, devendo ficar pronta em até cinco meses.


As obras ainda englobam pintura geral, reforma nas baterias de sanitários masculinos, femininos e de Portadores de Necessidades Especiais (PNE), reforma no setor administrativo, na cantina e também intervenções na área de recreação.
fotoA Escola Municipal Monsenhor Jessé Torres Cunha, no bairro Aviário, está sendo reformada e ampliada visando atender à demanda estudantil na localidade em função da construção de novas unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida. 
As obras foram iniciadas na manhã desta quarta-feira, 29, com recursos próprios do Município. O serviço será executado pela empresa Itacaré Construções, vencedora de licitação pública realizada pela Prefeitura. Envolve recursos da ordem de R$ 1.218.402,98.
Durante o início das obras também estiveram presentes os secretários municipais de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro; de Saúde, Denise Mascarenhas; de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mauro Moraes; a diretora da Fundação Municipal Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas; e os vereadores Aldney Bastos Marques e Antônio Rodrigues Pereira.

Inaugurada nova creche em Feira de Santana

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Contribuinte em débito poderá ter desconto de até 70% no NCTM

Núcleo de conciliação
 Foi inaugurado nesta terça-feira, 28, no térreo do Fórum Desembargador Filinto Bastos, o Núcleo de Conciliação Tributária do Município (NCTM). Através de convênio entre o Tribunal de Justiça do estado da Bahia e a Prefeitura de Feira de Santana, o serviço vai facilitar a tramitação de processos tributáveis ou não do município, desafogando a Vara da Fazenda Pública.

O secretário municipal da Fazenda, Expedido Eloy, explicou que o contribuinte em débito com a Fazenda Municipal vai ser convidado a comparecer à central de negociação para obter as vantagens oferecidas no sentido de quitar o débito.
     
“O município editou uma lei de anistia fiscal, visando isentar o cidadão em débito de ter que pagar multas, juros e honorários”, pontuou. A medida, de acordo com o secretário, vai permitir a redução da dívida em até 70% (Setenta por cento).
      
O prefeito José Ronaldo de Carvalho disse que “a criação do Núcleo de Conciliação visa atender os interessados de forma rápida e dentro de uma estrutura apropriada para esta finalidade e que vai também contribuir para desafogar a Justiça em Feira de Santana”.
      
Para o presidente do Tribunal de Justiça do estado, desembargador Eserval Rocha, “o convênio com a Prefeitura Municipal foi decisivo para que a população pudesse contar com o novo serviço”.
      
Além de garantir toda a estrutura de equipamentos, o município também fornece servidores e veículos para o Núcleo.

Inaugurada fábrica israelense no Centro Industrial de Feira

Inauguração
 A primeira unidade fabril da Tama Brasil no país já está funcionando em Feira de Santana, no pólo do Centro Industrial do Subaé (CIS) na BR-324. A empresa, de capital israelense, é especializada em soluções em embalagens agrícolas e foi inaugurada na tarde desta terça-feira, 28.

Durante a inauguração, a apresentação de um vídeo institucional relatando a trajetória da empresa até ser instalada em Feira de Santana, após os diretores da Tama terem percorrido vários estados avaliando as condições necessárias para implantação da unidade.
 
A fábrica fez opção pela cidade, atraída pela logística e também os incentivos oferecidos pelo Governo Municipal, possibilitando assim a geração de emprego e renda para o Município.
 
O prefeito José Ronaldo de Carvalho lembrou de todo o processo até o início da construção da indústria, o lançamento da pedra fundamental e os contatos com os dirigentes israelenses.
 
O embaixador israelense no Brasil, Reda Mansour, destacou a satisfação com a instalação da Tama em Feira de Santana. “Não consigo imaginar momento mais feliz quando instalamos uma empresa no Brasil. Israel é um país pequeno no Oriente Médio e o Brasil é grande na América do Sul”, frisou.
 
Já o presidente da Tama, Dori Ivzori, informou sobre a proposta da empresa de fornecer os melhores serviços e produtos de mais alta qualidade. e ressaltou que através de parceria com a fábrica de tratores John Deere, os produtos da empresa israelense serão distribuídos para todo o Brasil.
 
O governador Jaques Wagner também esteve presente e deu as boas vindas à empresa, destacando as características culturais da Bahia e parabenizando pela escolha de Feira de Santana.
 
Durante a inauguração também estiveram presentes o secretário municipal de Governo, Paulo Aquino, deputados estaduais, prefeitos da região e secretários estaduais.

Ar feirense tem classificação aceitável, aponta estudo

Monitoramento do ar
 O ar que os feirenses respiram foi alvo de avaliação nos últimos dias. Contratada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), a empresa Cetrel, monitorou a qualidade do ar de Feira de Santana por 38 dias. Os dados, apesar de serem ainda preliminares, indicam uma condição de qualidade regular para as pessoas, dentro do aceitável pela resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

 Os dados foram apresentados na manhã desta terça-feira, 28, pelo engenheiro ambiental, Tiago de Azevedo Ferreira, representante da empresa, em reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema). O índice de qualidade do ar foi realizado em dois pontos escolhidos estrategicamente, após estudos da Semmam.
 
Durante os dias 3 e 25 de agosto o equipamento móvel foi instalado na Escola Dr. Alberto Oliveira, no conjunto Feira X. O local, além de ser muito próximo ao Centro Industrial do Subaé (CIS), tinha um grande número de reclamações da população, com fortes cheiros, principalmente durante a madrugada.
 
Entre 30 de agosto e 15 de setembro o aparelho foi colocado na Escola Dr. João Duarte, no bairro Limoeiro, perto da BR – 324, onde estão instaladas diversas empresas do município e também havia reclamações das comunidades vizinhas.
 
Segundo o parecer técnico, as concentrações dos poluentes monitorados (dióxido de enxofre – SO2, óxido nítrico – NO2, monóxido de carbono – CO e ozônio O3) estiveram abaixo dos padrões estabelecidos na resolução do Conama 003/90, assim como para os padrões dos poluentes não convencionais. Os dados obtidos para o material particulado inalavel, ozônio e componentes reduzidos de enxofre mostram que as concentrações ultrapassam apenas a metade do padrão.
 
“É um período curto de avaliação, mas os estudos indicam que não houve violação dos índices permitidos. É interessante um período maior de pesquisa para conhecermos a atmosfera local. Esse é apenas um inicio para se conhecer a qualidade do ar”, destacou Tiago de Azevedo.
 
O técnico da Semmam, Sérgio Aras, ressaltou a importância da iniciativa do Governo Municipal. “Saímos do empirismo, do ‘eu acho’ e partimos para os primeiros dados científicos. Tudo foi feito com equipamentos sofisticados que já mostram uma realidade de nosso município”.
 
Em relação a adesão de um estudo mais aprofundado da qualidade do ar em Feira de Santana, o secretário de Meio Ambiente, Roberto Tourinho, afirma que é necessária uma ação conjunta. “As empresas que compõem o centro industrial e o Governo do Estado devem investir no monitoramento diário, como acontece em outras cidades, a exemplo de Camaçari”.
 
O estudo também foi apresentado para o prefeito José Ronaldo de Carvalho. O representante da empresa, acompanhado do secretário Roberto Tourinho, entregaram o relatório ao gestor municipal. O encontro aconteceu no Restaurante Popular do Centro de Abastecimento, nesta manhã.

Construtora mineira vai construir 3 mil imóveis em Feira

Condominio da MRV
 Empresa de origem mineira, a MRV Engenharia está construindo cerca de três mil imóveis em Feira de Santana, fomentando o mercado imobiliário com a oferta de moradias de padrão intermediário. A primeira unidade foi inaugurada na manhã desta terça-feira, 28, com a entrega das chaves do empreendimento Parque das Filipinas, no bairro Tomba.

A inauguração foi marcada pela entrega de 160 apartamentos de um total de 336 somente nesta unidade. Outras unidades, somando um total de 3 mil apartamentos, estão em construção nos condomínios Fonte das Águas, no bairro 35º BI;  Fonte dos Pássaros, também no Tomba; e Florença, no bairro Santa Mônica II.
 
Durante a inauguração, o prefeito José Ronaldo de Carvalho, que esteve acompanhado do secretário de Governo Paulo Aquino, entregou a primeira chave à moradora Valdecy Rocha Guimarães. E destacou a importância da expansão imobiliária para o desenvolvimento do município.
 
Já o diretor de Crédito da MRV, Rafael Albuquerque, ressaltou que a empresa está ajudando seus clientes a realizarem o sonho da casa própria. “É uma responsabilidade grande construir sonhos. E uma alegria maior ainda de ajudar as pessoas a tornar este sonho realidade”, frisou.

Bancas de carne nas feiras livres serão modernizadas

Balcão de carne
 As bancas de carnes instaladas nas feiras livres da Estação Nova, Sobradinho, George Américo e Feira X deverão ser modernizadas, visando atender à portaria 308 do Ministério da Agricultura. Os investimentos foram discutidos pelo Governo Municipal com os açougueiros, na manhã desta terça-feira, 28, durante reunião no Restaurante Popular, no Centro de Abastecimento.

 O prefeito José Ronaldo de Carvalho apresentou os projetos para construção das instalações oferecendo as condições necessárias para instalação de câmaras frias visando garantir a qualidade das carnes comercializadas por dezenas de comerciantes.
 
Nos próximos dias, o Governo Municipal estará realizando levantamento de custos para execução das obras e a viabilidade para promoção das intervenções.
 
Também estiveram presentes durante a reunião os secretários de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), Antônio Carlos Borges Júnior; de Governo, Paulo Aquino; chefe de Gabinete do prefeito, Mário Borges; e o diretor do Centro de Abastecimento, Delorme Martins. 

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Central de Conciliação Tributária será inaugurada em Feira de Santana

Fórum Filinto Bastos
 A Central de Conciliação Tributária, iniciativa da Secretaria Municipal da Fazenda em parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia, será inaugurada nesta terça-feira, 28, às 15h, no Fórum Desembargador Filinto Bastos. A solenidade contará com a presença do presidente do TJ-BA, desembargador Eserval Rocha, do secretário municipal da Fazenda, Expedito Eloy, dentre outras autoridades.

 Expedito explica que a Central de Conciliação terá como finalidade regularizar a situação de contribuintes em pedências com o Município. "Neste local poderá ser feita a negociação com dispensa de multas, juros e honorários, o que pode reduzir a dívida em mais da metade, por exemplo", ressalta o secretário. 
 
Ele observa que a iniciativa também irá contribuir para desafogar o judiciário. "A Vara da Fazenda Pública conta hoje com cerca de 70 mil processos", revela. "A Prefeitura possui hoje muitos mecanismos de cobrança, mas a restrição cadastral do contribuinte, junto a órgãos como SPC e Serasa, somente em último caso. Tentamos ao máximo a negociação", pontua Expedito. 
 
O secretário explica que a cobrança da dívida ativa é uma obrigação do Poder Público. "É isso o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal e o Tribunal de Contas da União. E não podemos ser omissos nesse aspecto", acrescenta.

Nova unidade de saúde será construída e outras dez reformadas

Obras UBS
 Dez postos de saúde serão ampliados beneficiando moradores da sede e dos distritos de Feira de Santana e um novo equipamento será construído no bairro Tanque da Nação. O Aviso de Licitação visando a contratação das empresas que irão executar os serviços foi publicado em jornal de circulação local.

 No dia 07 de novembro, às 10 horas, acontecerá a licitação para contratação de empresa visando as ampliações dos Postos de Saúde na Rua Petronilio Pinto, Bairro Baraúnas, na BA 503 Km-4 Bairro Santo Antonio dos Prazeres, Rua-E s/n Bairro Feira-X e no Povoado da Mantiba Distrito de Matinha.
     
Dia 07 de novembro, às  15h30, será a vez da licitação para a ampliação dos postos localizados nos bairros Campo Limpo II e Mangabeira, e outros dois no Distrito Governador João Durval Carneiro - um deles beneficiando a população do povoado do Galhardo.
    
Já no dia 10 de Novembro, às 10 horas, será realizada a tomada de preços para a contratação da empresa para o serviço de construção do Posto de Saúde localizado no Bairro Tanque da Nação. No mesmo dia, às 15h30, será a vez da licitação visando a contratação da empresa para a ampliação dos postos de saúde do Bairro Novo Horizonte e do Bairro Papagaio.
     
O credenciamento e o julgamento das propostas podem ser feitos através do site: www.feiradesantana.ba.gov.br . Os interessados poderão obter mais informações no setor de compras e licitação, na Secretaria Municipal de Saúde. 

Fotografo Antônio Magalhães fala no Caldeirão do Paulão sobre fotógrafo e fotografia

Antonio Magalhães
 Com mais de 45 anos registrando os grandes momentos da evolução de Feira de Santana, o fotografo Antonio Magalhães será a atração do Programa Caldeirão do Paulão, na próxima terça-feira (28/10), a partir das 15h30min, no site WWW.caldeiraodopaulo.com.br.

Magalhães vai abordar um pouco da historia da fotografia, técnicas de iluminação, como escolher um profissional para registrar eventos sociais e políticos e também fatos que marcaram a sua trajetória no jornalismo e na sociedade feirense.

No mês passado, Magalhães realizou contando com apoio do secretario de Cultura Esporte e Lazer, Jailton Batista, um exposição fotográfica em comemoração aos  181 anos da “Princesa do Sertão”.
 
Na exposição que ficou exposta no  Museu de Arte Contemporânea, o fotógrafo traça um vasto painel registrando as transformações urbanas que compõem a história contemporânea de Feira de Santana, permeado com flagrantes da vida política e social, em que retrata  algumas personagens ilustres do cenário nacional, nos últimos cinquenta anos.
Preservando na fala o jeito mineiro de ser, Antônio Magalhães, como um dos primeiros repórteres fotográficos de Feira, teve o privilégio de colecionar, ao longo da sua trajetória, flagrantes e instantâneos que hoje fazem parte da antologia  iconográfica  de Feira de Santana, como nas imagens que documentam a chegada dos primeiros galpões no que viria a ser o Centro Industrial de Feira de Santana.
 
Feirense por livre escolha, Magalhães, que dedica a sua mostra aos 181 de Feira de Santana, é pioneiro nas imagens aéreas sobre a cidade do coração; registrou as visitas do general-presidente Ernesto Geisel, durante o Regime Ditatorial, artistas como Xuxa Meneghel e carnavalesco Clóvis Bornay, o Miss Bahia de l976 ( o único do certame a ser realizado na cidade), o ator e humorista Chico Anysio e o apresentador de programa de auditório Abelardo Barbosa, o Chacrinha.
 
Tendo documentado a realização da última feira-livre, no dia 11 de novembro de l975, e a sua subsequente transferência para o Centro de Abastecimento, o nascedouro do Parque de Exposição João Martins da Silva e a indústria de Pneus Tropical, Antônio Magalhães, que é pai dos também fotógrafos Jorge e Antônio Carlos Magalhães (ACM),  se diz grato a jornalistas feirenses com os quais trabalhou como repórter fotográfico, a exemplo de Zadir Marques Porto, Antônio José Larangeira e Dimas Oliveira.
À mostra inaugurada nesta sexta-feira tem o apoio logístico da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através do secretario Jailton Batista.
 
 Informações Jorge Magalhães do Correio Feirense 

Professores e alunos se divertem no clima do Brincando e Aprendendo

Brincando e Aprendendo
 Professores da rede municipal entram no clima do Projeto Brincando e Aprendendo. Além de acompanhar os alunos, eles vivenciam todas as etapas do evento que durante oito dias recebe aproximadamente 9 mil alunos entre 3 e 5 anos. Eles participam das atividades realizadas no Parque da Cidade.

 “Nós pagamos prendas e até mesmo desfilamos aqui hoje”, conta Patrícia Amorim Bispo dos Santos, coordenadora pedagógica da Escola Pequena Tamy, que fica no Jardim Cruzeiro. “O projeto foi muito bem estruturado, comtempla tanto a parte física, como também as brincadeiras, o lúdico. As crianças exploraram o espaço e ficaram encantadas, entraram em um mundo de fantasia e diversão”, destaca Patrícia.
 
O professor Eliseu Silva Santos, da Escola Isabel Sodré de Lima, localizada no Campo Limpo, considerou as atividades agradáveis, “Nós, professores, viramos crianças também. É uma didática diferente, temos entretenimento e tiramos dos alunos a visão de sempre estar em uma sala de aula fechada”, comenta.
 
“Esse tipo de atividade amplia o contato dos alunos com a natureza”, ressalta Indira Cavalcante de Oliveira, da Escola Municipal Luis Alberto, do Jardim Cruzeiro. “Gostei de tudo, e as crianças adoraram. É importante ensiná-los a respeitar a natureza desde cedo, para preservar o futuro de cada um. Aqui no parque estamos em um ambiente diferente, menos preso; é bom para eles e para nós”, avalia Indira.
 
Consciência ambiental, literatura infantil e educação musical são algumas das propostas do Projeto Brincando e Aprendendo. Com o tema “Circo” e em comemoração ao mês dedicado às crianças, a iniciativa da Secretaria de Educação vai até o dia 29 de outubro.

Brincando e Aprendendo teve trenzinho e manifestações culturais

Brincando e Aprendendo
 As crianças que participaram do projeto Brincando e Aprendendo nesta sexta-feira, 24, tiveram uma surpresa. Além do circuito previsto pela programação, um trenzinho infantil fez a alegria da criançada no percurso e a apresentação do Grupo Mostra de Cultura Popular no Grand Finale.

 “Aqui nós alcançamos muitas crianças, todas conhecem melhor a cultura de Feira de Santana, através das manifestações da raspa de mandioca, levagem da lenha, lindro amor e samba de roda”, explica a coordenadora do grupo, Célia Zaiin. O Grupo Mostra de Cultura Popular tem apoio do programa Pró-Cultura e Esporte da Secretaria Municipal de Cultura e faz apresentações em escolas, com o objetivo de resgatar os valores culturais.
 
Para a professora Flávia Freitas, da Escola Municipal Judite Alencar Marinho, a iniciativa é uma oportunidade para as crianças conhecerem a cultura feirense e se divertirem. “O projeto está explorando diversos espaços do parque e fazendo com que as crianças conheçam esse espaço. Os meninos estão se divertindo muito”, completa.
 
As crianças também passearam no Trenzinho do Juquinha que as transportou da entrada do parque até o lago. O projeto Brincando e Aprendendo é uma realização da Secretaria Municipal de Educação que prossegue até a próxima quarta-feira, 29.

Formeeq aborda legalização de Escola Quilombola

Cultura Negra
 A fim de discutir por que e como trabalhar com a educação quilombola em Feira de Santana, mais de 30 professores da rede municipal participaram esta sexta-feira, 24, do segundo módulo do curso de Formação em Educação Escolar Quilombola, FORMEEQ. O encontro contou com a participação de Lourdes Santana, membro do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento das Comunidades Negras e Indígenas de Feira de Santana. Lourdes falou sobre os procedimentos burocráticos para legalizar a primeira escola Quilombola do distrito de Maria Quitéria.

Além de Lourdes Santana, colaboraram as representantes da Secretaria Municipal de Educação, Ana Paula Soto, chefe de Gabinete, e Rosimere da Silva Oliveira, chefe da Divisão de Inclusão e Diversidade, e uma das coordenadoras do curso, Maria Cristina Sampaio.
 
A formação abrange professores de toda a região do Recôncavo Baiano, Portal do Sertão e também do Sisal. Participam os municípios de Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Cachoeira, Maragogipe e São Felipe.