Submarino

AQUI TEM TRABALHO

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Chikungunya já tem 722 casos suspeitos em 10 cidades baianas

Chikungunya
 O Ministério da Saúde atualizou, ontem, o boletim que mostra o cenário da febre chikungunya, que vem assustando Feira de Santana, no Centro-Norte da Bahia, e confirmou o número de 33 casos da doença na cidade. O dado foi divulgado anteontem pela prefeitura do município e havia sido considerado “alto” pelo ministério.
Segundo a pasta, chega a 722 o número de suspeitas da doença na Bahia, em dez municípios. Feira de Santana concentra a maioria das suspeitas. De acordo com o Ministério de Saúde, os 33 casos foram confirmados até o último sábado, através de exames laboratoriais. 
 
O crescimento do número de notificações de casos suspeitos recebidos pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), no entanto, chama atenção para a cidade de Riachão do Jacuípe, no Nordeste do estado. Lá já são 99 notificações da doença. Além de Feira e Riachão, outras oito cidades têm suspeitas.
“Desde sexta-feira, uma equipe faz o levantamento da situação em campo para confirmar se há um surto em Riachão, mas até o momento não há confirmação”, disse Alcina Andrade, superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde da Sesab. 
 
Em Salvador, das dez suspeitas, seis foram registradas na última semana e outras duas já foram descartadas com o resultado de exames.  Os casos registrados na Bahia são denominados pelo ministério como autóctones - verificados em pessoas que não viajaram para países com surto. 
 
A Bahia tem 41% dos casos confirmados em todo o país até o momento (79 casos). A febre é transmitida por mosquitos do gênero Aedes, da mesma família do transmissor da dengue, e provoca ainda dores musculares e nas articulações.
 
SMS de Feira de Santana divulga Nota Pública:
 
Nota Pública
 
Diante de informações contraditórias divulgadas em alguns órgãos de comunicação nas últimas horas, acerca da febre chikungunya e seus números em Feira de Santana, a Secretaria de Saúde deste Município vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:
1. Efetivamente, são contabilizados, até o momento, 14 casos confirmados de febre chikungunya registrados em Feira de Santana com laudo laboratorial.
 
2. Os outros casos, no total de 19, estão sendo acrescidos às estatísticas por sintomatologia.
 
3. As notificações, que não representam casos confirmados da doença, somam 606 registros.
 
4. Por decisão do grupo de trabalho que está à frente das ações preventivas em Feira de Santana, a Secretaria Municipal de Saúde ficou com a responsabilidade de apresentar boletins semanais informativos, preferencialmente às terças-feiras, com números e outras informações relativas a febre chikungunya nesta cidade, sempre em consonância com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.
 
Secretaria de Saúde de Feira de Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário