Quase cem mulheres – agricultoras, pequenas comerciantes e donas de casa, participaram, na manhã deste sábado, 11, de uma ação da campanha “Outubro Rosa”, realizada pela FHFS (Fundação Hospitalar de Feira de Santana) no Centro de Abastecimento.
Aferiram suas pressões arteriais, mediram os níveis de açúcar no sangue, ouviram orientações, aprenderam como se faz o autoexame de mama e, aquelas que precisaram, foram consultadas por uma clínica geral.
A dona de casa Maria Darci dos Santos, que reside no povoado de Pé de Serra, distrito de Maria Quitéria, fez o autoexame nas mamas. “Sempre faço porque acho uma importante iniciativa no sentido de ver se existe a formação da doença no nosso organismo”.
Outras sabiam quem existe a técnica, mas nunca a tinham experimentado, como dona Celina França da Cruz, que mora no Jardim Cruzeiro. “Não apenas aprendi a importância do exame, mas como fazer. Não vou mais deixar de fazer”.
“As mulheres se preocupam com a saúde, sim”, disse a vendedora de frutas Marta Nunes da Silva. Ela disse que periodicamente se submete a exames preventivos. “A gente não pode evitar, mas pode descobrir cedo, se tratar e se curar”, comenta ela, que se recusa a falar a palavra câncer – se refere “aquela doença”.
Para a presidente da FHFS, Gilberte Lucas, levar atendimento à saúde da mulher para locais fora das unidades de saúde é importante. “Muitas vezes estas pessoas argumentam que não tem tempo para ir a uma unidade de saúde. Estas justificativas perdem essência quando levamos estes serviços para bem perto delas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário