Pela carinha que fez, João, de dois meses, que estava no colo do prefeito José Ronaldo de Carvalho, parece que não aprovou do sabor das gotinhas da vacina contra a paralisia infantil que tomou na manhã deste sábado, 15. Ele e outras 50 crianças de 0 a quatro anos, acolhidas ou não no Orfanato Evangélico, no Panorama, foram imunizados contra a doença que, quando não leva a óbito deixa sequelas para toda a vida.
“Pais e responsáveis pelas crianças em idade vacinal devem levá-las às unidades de saúde para que elas fiquem livre do risco de pegar esta doença”, afirmou o prefeito. “Todos devem estar cientes de que apenas a vacina protege como um abraço do pai ou da mãe”. A campanha nacional foi iniciada hoje e será encerrada no dia 31.
Em Feira de Santana moram pouco mais de 39 mil crianças que tem o perfil para tomar o imunizante. E a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de que 90% deste universo infantil seja vacinado. “Estamos preparados para atender a demanda e, para que a meta seja alcançada, a vacina está disponível em todas as unidades de saúde”, disse a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas.
Além dos postos fixos, unidades móveis foram montadas no Hiper GBarbosa, próximo da Estação Rodoviária, na Secretaria de Saúde, na avenida João Durval Carneiro, e na Farmácia Brito, no FIX. Aproximadamente 500 profissionais estão envolvidos diretamente na vacinação, neste sábado. A secretária orienta que é fundamental que seja apresentada a caderneta de vacinação da criança. “Assim, se alguma estiver atrasada, a atualizamos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário