Promover uma gestão mais participativa e democrática é um dos objetivos da Formação de Gestores, oferecida aos dirigentes das escolas municipais. Os encontros do último módulo foram retomados nesta quinta-feira, 27, na Fundação Senhor dos Passos, localizada no bairro Baraúnas. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação é realizada a partir de convênio de cooperação técnica com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
O último módulo da formação aborda o tema: “A gestão administrativa e pedagógica no contexto escolar”; as atividades foram retomados após um período de intervalo ocasionado pela greve dos servidores da Uneb.
Os gestores e coordenadores pedagógicos participaram de uma “Roda de Conversa” durante a qual trocaram experiências e refletiram sobre a realidade das escolas públicas municipais.
A importância da participação da comunidade na gestão foi abordada pela professora Isaura Fontes, da Uneb. “A escola que fica distante da sua comunidade não consegue manter os seus estudantes, pois ela vai usar uma linguagem completamente diferente das necessidades e dos anseios de quem está no seu entorno”. Isaura destacou também a formação dos Conselhos Escolares nas unidades de ensino que foram instituídos, conforme eleição, na última terça-feira, 25.
“Precisamos olhar a escola como um todo, criar laços, ouvir todas as pessoas. Estes encontros formativos são importantes para trocar relatos com as pessoas que compreendem a realidade e as dificuldades enfrentadas nas escolas”, destaca a professora Carla Gottarto, diretora da Escola Municipal Clóvis Ramos Lima, localizada no Parque Ipê.
“Os gestores precisam realmente de apoio, pois são muitas responsabilidades. Com os Conselhos Escolares estamos legitimando a gestão democrática”, avalia Carla.
Para a professora Ana Cristina Pereira, também representante da Uneb, são necessários quatro pilares para sustentar a educação: Aprender a aprender/conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e a conviver. A partir do questionamento “Qual o papel da minha escola na sociedade?”, Ana Cristina conduziu a reflexão dos gestores e mediou o debate.
Nenhum comentário:
Postar um comentário