Submarino

AQUI TEM TRABALHO

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Escolas municipais elegem representantes dos Conselhos Escolares

foto
“É importante garantir a representatividade de diferentes segmentos da comunidade escolar na gestão das unidades de ensino”. A afirmação partiu da professora Débora Santana da Silva, vice-diretora da Escola Municipal Adenil da Costa Falcão, nesta terça-feira, 25, quando as escolas municipais elegem seus representantes para os Conselhos Escolares. O pleito é realizado em todas as unidades de ensino até as 21 horas.
 
O principal objetivo dos conselhos é valorizar o processo democrático na gestão escolar, estimulando a participação ativa da comunidade no cotidiano da escola. Formados por representantes de professores, funcionários, coordenadores pedagógicos, especialistas, pais e alunos, os Conselhos Escolares devem exercer a responsabilidade compartilhada com os gestores sobre questões administrativas e pedagógicas das unidades.
 
“É importante que todos possam participar desse processo, desde a área pedagógica até a financeira, fazendo com que a comunidade se sinta parte integrante da escola, não só na matricula dos alunos e nas reuniões, mas que sejam membros com uma representação política efetiva”, avalia Débora.
 foto
Marilene da Silva Lobo, mãe de um dos alunos da escola Adenil, aceitou a proposta feita pela equipe de gestão escolar para se candidatar a uma das vagas do conselho. “Os professores acreditam que por ser uma mãe presente, preocupada com a educação do meu filho, eu deveria me candidatar, então decidi participar. Se eu for escolhida, pretendo mesmo fazer a diferença”, conta.
 
Os estudantes também fizeram questão de garantir a representatividade no Conselho Escolar. Na Escola Municipal Ana Brandoa, a aluna Carla Amanda Pereira da Silva, de apenas 11 anos, já compreende a importância da sua candidatura. “Quero aconselhar meus amigos, representá-los e ajudar a escola. Cada dia eu aprendo mais aqui e participo ativamente das atividades. Gosto de estar presente, os professores me ensinam muito e desenvolvo a minha criatividade”, diz Carla.
 
De acordo com a professora Giane Freitas Morais, vice-diretora da Ana Brandoa, os conselhos colaboram para a descentralização da tomada de decisões por parte da equipe gestora da escola. “Este é um importante mecanismo de participação coletiva. Contamos com o entusiasmo da comunidade que se inscreveu nas chapas. Isto fortalecerá a nossa gestão”, avalia.
 
ORGANIZAÇÃO
 
A Comissão Eleitoral Central, instituída pela Secretaria de Educação para coordenar o processo eleitoral, visitou mais 20 escolas na sede e nos distritos. De acordo com a presidente da Comissão, professora Rejane Barbosa, as atividades fluíram normalmente nas escolas "que surpreenderam pela organização e envolvimento em todo o processo".
 
No encerramento da eleição, cada escola deverá registrar o processo em ata, informando os resultados finais do pleito. E cabe à equipe gestora empossar os membros dos Conselhos Escolares, nesta quarta-feira, 26, na própria escola. Nos próximos dias, a Secretaria de Educação irá publicar no site da Prefeitura a relação de todos os membros por escola. O endereço eletrônico da Prefeitura é:www.feiradesantana.ba.gov.br, na aba da Seduc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário