As desgastadas estruturas de madeira que são utilizadas há décadas pelos comerciantes de carne da feira livre da Estação Nova darão lugar a boxes de alvenaria e balcões refrigerados. A construção do Galpão de Carnes foi autorizada pelo prefeito José Ronaldo, na manhã desta terça-feira, 04, e deverá ser concluída em 12 meses.
Neste período os comerciantes serão transferidos para uma área provisória, integrada à feira livre. O terreno situado ao lado do entreposto foi alugado pela Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico. O Galpão de Carnes atenderá ao que determina a portaria 304, do Ministério da Agricultura.
Será dotado de 170 boxes comerciais, com espaços destinados tanto ao comércio de carne bovina quanto de suínos, vísceras, peixaria e frango. Contará também com bares e restaurantes. Nas laterais será estruturado o estacionamento para clientes e trabalhadores.
A área construída será de 1.587 metros quadrados, com uma área total de 2.712 metros quadrados. O investimento, a partir de recursos próprios do Município, é de R$ 1,1 milhão. O prefeito José Ronaldo explicou que obra semelhante foi realizada no Centro de Abastecimento.
"Hoje a realidade do Centro de Abastecimento é outra. E o mesmo acontecerá na feira da Estação Nova. A Prefeitura tem se preocupado em garantir um ambiente com higiene para o comércio de carnes nas feiras livres da cidade. O que é muito bom tanto para quem vende, quanto para quem compra", salientou.
NOVO PERFIL
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, observou que as adequações já realizadas na cidade contribuíram, inclusive, para mudar o perfil dos comerciantes de carne. "Tanto no Centro de Abastecimento quanto na feirinha da Cidade Nova já observamos que até a postura dos açougueiros mudou. Pois além de um espaço físico digno e dentro do que determina a lei, também investimos na qualificação profissional destes trabalhadores", ressaltou.
Para o presidente da Associação de Feirantes da Estação Nova, Francisco Ferreira, a construção do Galpão de Carnes será a principal obra já realizada na feira livre. "Os comerciantes estão extremamente felizes, pois será a realização de um sonho de todos que trabalham neste setor", declarou.
Também acompanharam o início de obras os secretários municipais: Valdomiro Silva (Comunicação Social); Denise Mascarenhas (Saúde); Sérgio Carneiro (Relações Interinstitucionais); Roberto Tourinho (Meio Ambiente); vereador Correia Zezito; além de demais membros da equipe de governo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário