A Secretaria
Municipal de Saúde (SMS) discute estratégias que vão garantir o atendimento dos
foliões na Micareta 2014. Todos os órgãos estarão integrados para prestar o
melhor serviço: vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, Atenção Básica, Serviço
de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Centro de Referência em Saúde do
Trabalhador (Cerest), entre outros setores.
Faltando dezessete dias para a abertura oficial da micareta, uma nova reunião foi realizada na manhã desta segunda-feira, 7, no Auditório Dr. João Batista de Cerqueira, na SMS. A secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, observa que o planejamento antecipado das ações tem como objetivo assegurar a assistência imediata e necessária ao folião e às pessoas que estarão trabalhando.
Já está definida a montagem de unidades de pronto atendimento, sendo uma na avenida Adenil Falcão e a outra na rua Vasco Filho. Elas serão abertas na noite de quarta-feira, 23, quando a festa começa oficiosamente.
Nestes postos de saúde a demanda é espontânea – para ser atendida, a pessoa
deve se dirigir para lá ou ser levada. Neles estarão de plantão médicos,
enfermeiros, técnicos de enfermagem e um bucomaxilofacial. Os casos
considerados mais graves serão encaminhados para as policlínicas ou hospitais.Faltando dezessete dias para a abertura oficial da micareta, uma nova reunião foi realizada na manhã desta segunda-feira, 7, no Auditório Dr. João Batista de Cerqueira, na SMS. A secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, observa que o planejamento antecipado das ações tem como objetivo assegurar a assistência imediata e necessária ao folião e às pessoas que estarão trabalhando.
Já está definida a montagem de unidades de pronto atendimento, sendo uma na avenida Adenil Falcão e a outra na rua Vasco Filho. Elas serão abertas na noite de quarta-feira, 23, quando a festa começa oficiosamente.
Também haverá um posto fixo para desintoxicação de álcool e outras drogas, na Maria Quitéria em frente a Fiat, e um centro de testagem e aconselhamento, onde serão oferecidos testes rápidos contra o HIV/aids, Sífilis e hepatites virais, na Maria Quitéria em frente ao Colégio Estadual.
Serão disponibilizadas três ambulâncias do Samu que estarão posicionadas em locais estratégicos de fácil acesso dos foliões e também para o seu deslocamento, em caso de necessidade. Uma será posicionada no início do circuito, no bairro Capuchinhos, outra nas imediações da Jacuípe Veículos, e a terceira na dispersão. Todas elas para atendimento de suporte básico.
A ambulância de suporte avançado – será solicitada ao órgão quando houver necessidade – ficará na base do Samu, na avenida João Durval Carneiro. Ambulâncias da rede municipal bem como uma motolância também ficarão à disposição.
Prepostos da Vigilância Sanitária estarão atentos ao comércio de comidas e bebidas, fiscalizando a qualidade dos produtos e se estão impróprios para o consumo. Também vão verificar as condições higiênico-sanitárias dos postos de saúde, lanchonetes, restaurantes e bares.
Agentes de endemias, por sua vez, vão atuar no Maneca Ferreira com ações educativas e na busca ativa de casos suspeitos da dengue. Também haverá bloqueio com bomba costal nas ruas próximas ao circuito da festa, camarotes e barracas, visando coibir a proliferação do mosquito aedes aegypti.
O uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), sobretudo por cordeiros, vai ser fiscalizado por prepostos do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Ambulantes e demais trabalhadores da festa também deverão usá-lo.
Eles serão imunizados contra o tétano e febre-amarela. A vacina será disponibilizada já na próxima semana no circuito da festa, na avenida Presidente Dutra, e será intensificada nos 22 e 23.
Nenhum comentário:
Postar um comentário