Submarino

AQUI TEM TRABALHO

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Bastidores da Conferência Municipal de Educação

Conferência de Educaç
 Uma equipe de aproximadamente 130 profissionais se reveza na organização e realização dos trabalhos de debate e votação da revisão do Plano Municipal de Educação de Feira de Santana (PME) que, nesta terça-feira (28/07) chegou ao seu nono dia, sete deles dedicados à Plenária. A II Conferência Municipal de Educação, cuja múltipla participação envolve professores, gestores escolares e representantes de diversas organizações da sociedade civil, segue até esta quarta-feira, durante todo o dia, na Fundação Senhor dos Passos.

A Conferência foi aberta no último dia 13, com uma solenidade e, na sequência, votação de regimento; no dia seguinte, aconteceram as discussões das Salas Temáticas. O primeiro dia de Plenária aconteceu no dia 15, no Auditório Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
 
Com representação de universidades particulares e públicas, entre elas, a UEFS, a Universidade do Estado da Bahia e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; participam do evento gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores das escolas públicas e particulares; membros do Conselho Municipal de Educação, Conselho Municipal do FUNDEB, diversas secretarias municipais, além de movimentos sociais, associações de bairros e pais de alunos.
 
Além da equipe que trabalha na organização do evento, grande parte dela da Secretaria Municipal de Educação, que é a principal responsável pela Conferência, 100 professores e profissionais de outras áreas ligadas à Educação atuaram diretamente no planejamento e depois na elaboração do texto base para a discussão nas Salas Temáticas.
 
“A participação popular e a pluralidade de vozes no documento é importante para defender o caráter democrático que o PME precisa estar revestido. Estas diversas vozes foram fundamentais no processo de revisão do PME de Feira de Santana”, avalia Marcos da Silva da Rosa, presidente da Comissão de Acompanhamento, Avaliação e Adequação do Plano Municipal de Educação. "Por conta dessa múltipla participação, a Plenária contou com uma frequência diária que oscilava entre 100 e 200 pessoas", informa o presidente.
 
Além dos profissionais que trabalharam no texto dos eixos temáticos, uma equipe integrada por motoristas, intérpretes da Língua Brasileira de Sinais, secretárias, técnico de som, pessoal de apoio, assistentes administrativos, jornalistas, garçons, entre outros, atuaram em todo o evento.
 
Lisandra Leônidas, secretária da Comissão de revisão do PME, destaca a importância pessoal e profissional da participação neste processo: “O nosso trabalho foi organizacional e sistêmico. Isto me proporcionou um aprendizado como profissional, além de uma enorme satisfação em participar de um momento tão importante para a educação do município”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário