Representantes de diversos segmentos ligados à Educação e da sociedade civil de Feira de Santana prestigiaram na noite desta segunda-feira, 13, na Fundação Senhor dos Passos, a solenidade de abertura da II Conferência Municipal de Educação, que prossegue até esta quarta-feira. Durante o evento, os participantes discutem e aprovam a revisão do Plano Municipal de Educação (PME), elaborado em 2007, e que reúne as metas e objetivos no setor educacional para os próximos dez anos.
Na solenidade, a secretária de Educação, Jayana Ribeiro, destacou a diversidade de representações da sociedade, “com a colaboração de vários segmentos, o que é fundamental para ampliar a discussão sobre os diversos aspectos da Educação e para a revisão do nosso Plano”.
O presidente da Comissão de Acompanhamento, Avaliação e Adequação do PME, professor Marcos da Silva Rosa, disse que a “Conferência representa um momento histórico para o município, uma vez que geralmente as gestões são consideradas falhas por não investir no planejamento das suas ações. O PME é o documento que deve nortear o trabalho das autoridades em aspectos como a formulação do orçamento público e dos projetos de lei que beneficiam a população”, destacou.
A diretora da APLB-Sindicato, Marlede Oliveira, afirmou que o PME “é uma vitória dos trabalhadores que se mobilizaram para que acontecesse a votação do Plano Nacional e lutaram pela aplicabilidade da lei em todo o país”.
Um grupo de alunos da Escola Municipal Maria Antonia da Costa apresentou um flash mob do Plano, espécie de espetáculo apresentado com a intenção de contagiar e compartilhar ritmos e emoções. Vestindo camisetas coloridas, os alunos conseguiram mobilizar a plateia que respondeu com palmas e alguns movimentos.
Depois da solenidade, os participantes discutiram, fizeram intervenções e aprovaram o Regimento Interno da II Conferência Municipal de Educação. Prestigiaram o evento a professora Amali Musse, que representou a Universidade Estadual de Feira de Santana; o professor Marialvo Barreto, presidente do Sindicato dos Professores de Escolas Particulares; o vereador Pablo Roberto (PMDB); o secretário de Meio Ambiente, Roberto Tourinho; e a ex-secretária de Educação, Ana Rita de Almeida Neves, entre outras autoridades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário