“O hambúrguer é uma novidade, o feijão é uma tradição”. A frase partiu da merendeira Edneide Santos da Silva Rosa enquanto aprendia na manhã desta segunda-feira, 13, a nova receita que deverá ser servida em dezenas de escolas municipais. Setenta merendeiras acompanharam de perto o desenvolvimento da receita pela chef e técnica em gastronomia Rita de Cássia Luís, que ministra aulas exclusivamente para elas, na Escola Municipal Elizabete Johnson, no bairro Baraúnas.
As aulas integram o projeto Arte e Sabor de Feira de Santana, iniciado no último dia 8, cujo principal objetivo é proporcionar às profissionais que atuam nas cozinhas das escolas a oportunidade de descobrir novas opções para diversificar o cardápio e garantir uma alimentação mais saudável para os alunos.
O hambúrguer de feijão com chips de batata doce busca aliar a criatividade com os alimentos oferecidos pela merenda escolar das escolas municipais. “Quando lemos o nome da receita, ficamos imaginando que pode ser difícil de preparar, mas não é. Eu nunca tinha ouvido falar do hambúrguer de feijão, como leva um ingrediente tradicional aliando com a novidade, as crianças gostam. Acho que vão receber bem a novidade”, avalia Edneide que atua na Escola Municipal Crispiniano Ferreira da Silva.
“É preciso mudar os hábitos relacionados à alimentação”, aposta a chef Rita de Cássia. “Muitos acreditam, por exemplo, que apenas o sal dá gosto à comida, mas isso não é verdade, existem muitas ervas e temperos que podemos explorar. Quanto menos sal e óleo usarmos em nossas receitas, melhor para a saúde das crianças”, ressalta.
O cuidado com a alimentação dos alunos já é uma preocupação em muitas escolas. A merendeira Elizabete Pires de Oliveira, que atua na Escola Municipal Dr. Nilton Bellas Vieira, conta que já conhecia a receita através de um nutricionista. “Tenho a preocupação de cuidar do que as crianças comem, assim como faço na minha casa. Evito frituras e procuro alimentos atrativos e saudáveis. Recebemos muito feijão na escola e acredito que essa é uma ótima opção para evitar o desperdício e despertar o interesse dos alunos”, destaca.
Ana Karla Ribeiro, da equipe de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação, garante que o hambúrguer feito de feijão é muito mais saudável. “Nesta receita, substituímos algumas substâncias nocivas por outras ricas em fibras e vitaminas. Esta formação é uma ótima oportunidade para que as merendeiras possam aliar mais saúde e criatividade ao cardápio das escolas”, avalia Ana Karla.
O projeto Arte e Sabor é uma iniciativa do Instituto Tomie Ohtake, de São Paulo, em parceria com a Fundação Nestlé Brasil e a Seduc. As merendeiras participantes do projeto preparam as refeições para mais de 20 mil alunos da rede municipal. Com o Arte e Sabor elas estão aprendendo sobre o preparo, manuseio de alimentos e receitas que podem tornar mais atrativa a alimentação cotidiana das crianças. As atividades do projeto seguem até esta quarta-feira, 15, na Escola Municipal Elizabete Johnson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário